Pular para o conteúdo principal

Antivírus de celular é mesmo necessário?





Resultado de imagem para person holding phone
Peso ou proteção?
Não é de hoje que vemos os principais nomes em antivírus de PC no Play Store, mas será mesmo que precisamos desse peso na memória? Estaríamos sendo precavidos contra pragas virtuais ou apenas sendo feito de idiotas pelas empresas que só querem vender? Descubra aqui no Near Place de uma vez por todas se precisamos mesmo de um antivírus no celular.

Argumento da Google:
Resultado de imagem para Google
Segundo o chefe de segurança da Google, Adrian Ludwing, 99% dos usuários do Android não precisam de um antivírus, isso porque ao ter um uso regular e não mexer nas configurações de segurança que vem de fabrica seria de raro a impossível contrair um vírus vindo direto do Play Store. Adrian sugere que as empresas de antivírus estão apenas explorando o medo dos usuários para poder oferecer seus produtos, mas que desde que você não costume baixar de fontes não confiáveis não há o que temer.

Contra argumento das fornecedoras de antivírus:
Resultado de imagem para anti virus
Em um consenso geral entre os principais motores antivírus tudo que a Google está fazendo é tentar cobrir suas várias vulnerabilidades à custa de leitores e usuários desavisados que acabam por confiar baseado na credibilidade que a Google tem.

Segundo eles, foi feito um levantamento que apontou um grande aumento nos vírus focados somente em mobiles “vivemos em uma época onde nossos computadores estão na palma de mãos e criminosos virtuais sabem disso” afirmam os principais porta vozes de empresas de antivírus.

O que são vírus pra Android e de onde eles surgem?Resultado de imagem para mobile virus
Quando falamos sobre pragas para celulares a primeiro e principal diferença entre um vírus de PC e um de celular é ausência da função “Auto replicante” Isso significa que ele não vai criar copias dele mesmo para se espalhar e também significa que eles têm uma grande falha em sua programação, pois sem essa função eles não podem se replicar via boot, logo são mais fáceis de serem removidos. Outra grande diferença é que 90% dos vírus feitos somente para celulares não passam de adwares, ou seja, eles enchem seu celular de propagandas sendo extremamente irritantes mais não representam risco ao seu aparelho, os outros 10% destes são feitos para ser “backdoors”, ou seja, eles acham vulnerabilidades no aparelho e enviam seus dados a um servidor remoto, para quem tem aplicativos de bancos isso pode ser um grande risco.





Você contrai essas pragas virtuais principalmente pela Play Store, a qual tem uma fiscalização porca o que permite o aparecimento de muitos aplicativos mal intencionados que ou vão te encher de propaganda ou vão roupar seus dados. Também é possível, todavia mais raro, contrai-los via MMS ou e mais com anexos, assim como vemos nos computadores.

Como a Google não se preocupa em verificar falhas de segurança em sua loja de aplicativos sempre fique de olho na classificação destes, comentários e se seus respectivos nomes correspondem exatamente ao que você pesquisou, pois para você que é um usuário comum sua única defesa contra vírus nesta rede é seu cuidado.

O que os antivírus podem te oferecer:




Ao contrário do que você pode estar pensando, esses aplicativos, diferentes de suas versões de computador não podem remover as pragas automaticamente, estes somente identificam o vírus te dizem onde ele está, fica ao seu cargo remove-las manualmente.

Além da sua função simplória de achar vírus as versões pagas oferecem backup de dados, verificações agendadas, limpadores e sistema antirroubo, ferramentas que podem vir a ser realmente úteis, mas somente se você estiver disposto a pagar, pois suas versões gratuitas oferecem somente o analisador de vírus e nada mais.

Mas afinal de contas, eu preciso ou não de antivírus?
Resultado de imagem para mobile virus
Bom, analisando tudo que vimos aqui hoje e lembrando que esses aplicativos são muito pesados e memória é um problema para maioria de nós a resposta é sim e não. Mas, como assim? Se você for um usuário que não tem mania de ficar baixando e testando novos aplicativos podem passar longe dos antivírus, pois eles são um peso morto para vocês. Mas para quem gosta de baixar coisas novas de modo esporádico faça dessa forma, baixe um desses antivírus gratuitos de vez em quando e apague-o quando terminar de usar, assim você ganha tranquilidade sabendo que não tem nada e não fica com seu espaço ocupado.

A maior arma que você tem para se proteger de pragas virtuais é o bom senso, seja inteligente e desconfie das coisas, sempre veja as notas de aplicativo, leia pelo menos 5 comentários sobre ele sempre verifique se as permissões que ele te pedem condizem com o que o aplicativo pode te oferecer, por exemplo, um aplicativo de fotografia não precisa ter acesso a todas as suas contas e registro de ligações, então se ele pede isso não instale.

Fonte:  Android Pit.                                                                    Redação: Near Place.® 
Fotografias: Google Imagens                                                   Revisão final: 15:42         


É isso ai pessoal, espero que esse artigo telha elucidado essa duvida que aposto que muitos de vocês tinha. Não deixe de conferir nossa pagina lá no Facebook, ali você fica de olho em todas as atualizações do site e vê coisas que pintam só por lá mesmo. Não deixe de me falar aqui em baixo o que você achou do artigo, manda ver nesse comentário.


Comentários

Veja também

Tutorial de como passar na auto escola

Vou aprender a dirigir e agora? (Atualizado, 12/05/2017)
Se sente nervoso por que vai entrar na auto escola? Ou esta inseguro em dirigir por ai mesmo estando habilitado? Não se preocupe, esses são medos comuns e hoje nós vamos mostrar a você tudo que você deve esperar desde a 1º aula até a 1º saída de carro.
Quanto vou gastar?
O preço das autoescolas com certeza é um fator que desencoraja as pessoas, mesmo aquelas que sonham muito em ter seu pedacinho de liberdade. Dinheiro não da em arvore, mas infelizmente é bom você estar ciente dos seus gastos em uma autoescola, por que, esse é o único caminho para poder dirigir por ai tranquilo, veja a seguir os preços aproximados, vale lembrar também que a cada ano o preço vai subir algumas centenas de Reais devido aos impostos:


* Os valores aqui citados são aproximados aos valores reais, os mesmo variam dependendo da região, e órgãos responsáveis.

Começando: Após ter pagado o valor exorbitante de entrada da categoria A (Moto), B( Carro) ou A/B (Ambos)…

Como se livrar de um manipulador.

Relações tóxicas: Você pode estar em uma agora e nem se quer sabe disso, mas não se preocupe, vamos te explicar o que elas são, quem as domina e como lidar ou se livrar disso:
Relacionamento tóxico: Um relacionamento tóxico é uma relação de qualquer espécie aonde o tratamento e unilateral, ou seja, ele parte somente de um dos envolvidos. Pessoas que promovem relacionamentos tóxicos são conhecidos como manipuladores perversos, pessoas que sofrem desse transtorno patológico apresentam comportamento dominador, mentiras patológicas, raiva compulsiva e necessidade de estar no centro do relacionamento.

A convivência com essas pessoas gera uma relação tóxica, aonde o parceiro vai lentamente envenenando e isolando o outro com comentários e atitudes malignas a fim de sugar as energias do mesmo, isto porque, um manipulador é um vampiro emocional incapaz de produzir bons sentimentos, por isso, ele deve deixar seu parceiro no mesmo nível de miséria que ele se encontra.
Os relacionamentos tóxicos podem…

Net now contra Netflix, qual é a melhor escolha?

Netflix contra Net now Nos dias de hoje, o serviço on demand de televisão tem ganhado espaço no nicho da indústria televisiva, aqui no Brasil, as duas principais concorrentes que oferecem esse tipo de serviço são a Netflix e o NET now, mas se precisarmos escolher apenas uma, qual delas venceria?
Netflix: Um serviço de assinatura muito similar a Tv a cabo, porém, com diferenciais que destacaram essa empresa no efusivo mundo dos serviços de entretenimento. Um dos principais diferenciais do Netflix é o fato de você poder usa-lo aonde quiser, pode ser um tablete, um smartfone, uma TV, um vídeo game ou qualquer coisa que tenha acesso a internet, esta característica da um novo sentido a frase “tv em todos os lugares.
Net now: Nascido do sistema de TV a cabo NET para competir diretamente com os serviços da Netflix, o Net Now oferece uma gama gigantesca de conteúdos de canais de tv e de outros serviços de vídeo, no caso do Net Now, o numero de conteúdos que estão disponíveis estã…

Mundo Ciência: como extrair DNA humano

Oi pessoal aqui é o Felipe e bem, vocês se lembram do primeiro Mundo Ciência em que eu ensinei vocês a extrair DNA de um morangos? Bem hoje eu irei ensinar a extrair o DNA de humanos, mas calma que você não irá precisar de sangue e nem nada do tipo, então vamos deixar de papo e começar com o experimento.


Para este experimento você vai precisar de:*Álcool
*Detergente
*Sal de cozinha
*Água
*Um bastão de vidro
*Recipientes para por o seu experimento
*Corante(opcional)




Procedimento:1) Pegue dois copos de água e coloque em um recipiente.
2) Adicione mais 1 colher de sal a mistura e mexa-a bem, retire 3 colheres desta mistura e coloque em outro recipiente.
3) Pegue essas 3 colheres da mistura e faça um bochecho por aproximadamente 1 minuto.
4) Coloque a mistura do seu bochecho em um recipiente(de preferencia de vidro para que você possa observar melhor a sua experiência) e coloque mais ou menos 1 gota de detergente, misturando levemente para que não forme bolhas.
5) Separe meio copo de água e coloque a…