Pular para o conteúdo principal

Como conservar seu carro.






Dia a Dia com seu carro
 Resultado de imagem para classic well conserved car
Olá pessoal, já que vocês deram tantas avaliações positivas no meu tutorial de como passar na autoescola, eu decidi compartilhar mais um pouco do que eu tenho vivenciado depois de ter tirado minha CNH, assim como no artigo anterior, eu espero que essa matéria ajude você assim como teria me ajudado se outra pessoa tivesse a feito.
                     
Depois que você se acostuma com a sair por ai e começa a usar seu carro com frequência algumas coisas podem acontecer com você, embora possa parecer o fim do mundo, relaxe pois isso acontece com todo mundo de vez em quando. Vou dividir com vocês algumas situações que já aconteceram comigo algumas vezes, coisas que também podem acontecer com você:

Barulhos estranhos:
Imagem relacionada
Depois que você começa a dirigir, seu carro se torna quase seu filho, você nota só de ouvir se algo esta errado e é assim que um bom motorista deve ser, afinal de contas não basta só saber dirigir você também tem que conhecer seu carro. Com o passar do tempo, independente de marca ou ano, seu carro vai começar a apresentar alguns sons diferentes e você não pode até pensar que isso não é nada.




Pense em sons diferentes como um sintoma de que algo esta errado no seu carro, algumas vezes é somente o trivial, como alguma peça que se moveu alguns centímetros e esta batendo em outra, falta de lubrificação ou somente um parafuso que está frouxo, mas algumas vezes pode ser sinal de algo bem grave, seja como for, sempre que você ouvir um barulho estranho no seu carro e não souber concertar você mesmo, procure levar o carro rápido á um mecânico, a cada visita você pode aprender um pouco mais sobre seu carro se você perguntar o que estava quebrado e como quebrou, afinal de contas se você souber o que causa um problema, você pode evita-lo, é bem melhor prevenir do que remediar depois, sua carteira agradece.

Rotina do carro:
Ok, eu sei que é muito chato fazer isso toda vez que saímos de casa, mas posso dizer por experiência própria que esses cuidados chatos que o instrutor da autoescola o lembrará constantemente são mesmo importantes.

água:

Superaquecimento e gasolina são duas coisas que não combinam muito bem não é? Você tem que lembrar de que um carro gera calor, então é muito importante que você fique de olho na água. Á um tempo atrás meu carro estava com problemas na bomba d’água e ela estava vazando muito rápido, vocês não sabem o que é pânico até experimentar ficar preso em um engarrafamento com o indicador de temperatura quase explodindo. Isso é bem sério pessoal, o motor corre o risco real de fundir só porque você estava com muita presa para verificar o nível da água, eu não sei qual o modelo que vocês dirigem, mas motor novo não é barato. Só por via das duvidas, leve no seu porta-malas uma garrafa pet de 2,5L de água, esteja sempre pronto!

Melhor ainda que usar água no seu carro é usar um líquido refrigerante, você pode encontrar estes em qualquer posto de gasolina quando for trocar o óleo do seu carro, é recomendável usa-lo ao invés de água, você nota a diferença enquanto dirige e não precisa troca-lo toda hora. Algumas versões desse produto têm propriedades que limpam os canos de refrigeração enquanto passam pelo seu motor, evitando assim que detritos e minérios se acumulem nos mesmos.

Existem alguns carros que são refrigerados a ar, embora raros eles também podem apresentar problemas no seu sistema de refrigeração, para estes casos, fique sempre atento a ruídos estranhos vindo dos dutos de ventilação e sempre faça uma limpeza de rotina neles, caso não tenha experiência nisso peça para alguém te ensinar ou leve a um mecânico, pois se o respirador ou os tubos entupirem seu carro vai ter um motor fundido e inútil.

Óleo:

Se você lembra o básico de física, deve se lembrar do que o atrito entre mentais faz, não é? Então, cada carro tem seu período de troca de óleo, e é vital que você sempre verifique se o nível do óleo esta normal ou se tem óleo no seu carro. Veja na ponta da vareta se o nível está no recomendado, geralmente é uma ranhura ou uma marca em algumas varetas, observe também se ele está muito escuro ou se tem cheiro de fuligem, metal ou gasolina, se for o primeiro e o segundo o óleo está totalmente líquido e os metais estão em atrito, se tiver cheiro de gasolina tem algo errado com as mangueiras ou o carburador. Se o óleo estiver muito escuro e não apresentar muita viscosidade, mesmo que ele ainda esteja dentro do período de troca, troque-o imediatamente. A falta dele pode não só levar o motor a fundir como também tem o sério risco de incêndio e desgaste acelerado de peças. Você não esta a fim de ver seu carro virar um fogo de artificio não é?

Motor:

Tá, eu sei que ninguém aqui é mecânico, mas todos nós temos olhos não é? Abra capô e veja se tudo esta exatamente como estava da última vez que você olhou. Pode parecer exagero, mas um fio que sai do lugar pode mudar todo o funcionamento do carro. Por não sermos mecânicos nós não sabemos o que aquele fio solto, aquele parafuso solto ou aquela fumacinha pode ser, pode ser o fio da ventoinha, pode ser o parafuso do motor de arranque ou pode ser fumaça no alternador. Com o tempo vocês vão aprendendo o nome e a função de cada peça, mas nada impede vocês de pesquisar agora mesmo, afinal de contas é bom saber como seu carro funciona. Mesmo sendo obvio, vale ressaltar que não é bom sair fuçando no seu carro sem saber exatamente o que você esta fazendo, pense no seu carro como um quebra cabeças gigante, as peças saem, mas fazer com que elas encaixarem de novo é bem mais difícil, então, sempre procure a ajuda de um profissional, estude mecânica formalmente ou adquira experiência antes de se meter a especialista.

Cuidado especial se seu carro demora a ligar ou faz barulhos estranhos e altos vindos direto do motor, isso pode significar que seu motor já está fundido ou parcialmente neste estado, um motor fundido pode até funcionar por um tempo antes de parar totalmente, tudo depende de que partes do metal sofreram deformações, pode ser, por exemplo, que o bloco está danificado a ponto de fazer os pistões baterem, mas estes ainda não se deformaram pelo calor ou pelo impacto, mas vão em breve levando ao fim da vida do seu motor ficando impossível na maioria dos casos de se concertar. É raro conseguir recuperar motores fundidos, até mesmo hoje em dia com todos os avanços em mecânica que foram alcançados, metais deformados pelo calor jamais vão voltar ao seu estado original, para saber como evitar isso continue com a gente...




Fumaças no escapamento:


O escapamento é o seu melhor amigo quando se trata de saber sobre a saúde do seu motor, a cor da fumaça que está saído dele vai te indicar com uma boa precisão se há problemas com seu motor ou outras peças, e se houver, que tipo de problema pode ser, confira aqui quais são as cores que você deve temer:

Fumaça branca:

No Vaticano isso pode até ser um bom sinal, mas pra você são más notícias! Se você ligar o seu carro e do escapamento sair uma grande quantidade de fumaça branca é sinal de que o líquido de arrefecimento (mistura de água e aditivo que passa pelo bloco do motor) esteja queimando dentro dele, isso pode ser sinal de que uma peça dentro do bloco esteja desgastada em excesso ou totalmente danificada, em suma, isso significa que o seu carro não está recebendo uma refrigeração adequada e se não solucionado pode levar ao super aquecimento e ao motor fundido. Lembre-se que em dias frios é normal que um pouco de fumaça branca saída do seu carro, isso é a condensação, mas ela deve desaparecer rapidamente, o mesmo vale para carros antigos a álcool.

Fumaça preta:




Geralmente ela é assustadora e as pessoas já pensam que o carro vai explodir, mas se ela estiver vindo do escapamento e não do motor não há riscos de tudo ir pelos ares. A fumaça preta é sinal de uma queima porca de combustível, em carros a carburação (maioria anterior à década de 90) significa que o carburador está desregulado e está mandando mais combustível do que ar para o motor, isso fara com que o carro afogue facilmente e levará a um consumo exagerado de combustível. No caso dos carros mais modernos pode significar que os injetores do sistema de injeção eletrônica estão sujos, entupidos ou quebrados, isso vai fazer com que a fumaça saia preta também, nos carros atuais (acima de 2012) as ECU’s (computadores de bordo) tentam evitar isso ajustando os níveis sozinhos, e caso haja defeito físico nestes periféricos ou nos injetores ele vai avisar.

Fumaça azulada:

Esse aqui é seu pior pesadelo, se seu carro estiver com a fumaça branca azulada ou mais puxado pro azul claro saindo de seu escape é um sinal de que seu motor pode estar parcialmente fundido. Isso ocorre porque o óleo do seu carro está queimando no motor, pode significa dano nos blocos, cabeçotes, pistões ou anéis de vedação, ou todos eles juntos. Fumaça azul significa que você deve para de usar o seu carro e de preferência guincha-lo a uma retifica, pois seu motor provavelmente vai precisar ser reconstruído e retificado.

Painel:
Olha, nada ascende lá por acaso, e se esta ascendendo, também é um defeito. Fique atento a todos os avisos do painel por mais sutis que sejam. Por exemplo, quando meu alternador começou a queimar uma vez, quase não dava pra notar, era apenas uma luz no painel no local da bateria e um som agudo que quase não dava pra ouvir, pois é, essas coisas sutis eram sinais de algo que poderia facilmente incendiar meu carro, se o alternador pegar fogo, e ele pode pegar fogo, ele fica muito perto do cabo da bomba de gasolina, ai vocês já imaginam gasolina + fogo + motor= PT e você no hospital com queimaduras.

Coisas idiotas que todos nos fazemos:
Não que sejamos idiotas ou irresponsáveis, mas é que esse tipo de coisa acontece a todos nós em momentos de distração e podem nos render uma dor de cabeça, por exemplo:




  • Sair com o freio de mão puxado (resulta em desgaste do freio)
  • Não ficar de olho na gasolina e parar no meio do nada (danifica o motor)
  • Arranhar a marcha (Desgasta a transmissão)
  • Ficar com o pé na embreagem no semáforo (Cabo da embreagem perde tensão)
  • Esquecer-se de dar sinal (Irritante e pode causar um acidente)
  • Não calibrar direito as rodas (Aumento no consumo, desgaste irregular dos pneus e suspenção)
  • Soltar a embreagem muito rápido (perda na calibragem, danos leves a transmissão, danos na embreagem e danos leves no motor)
  • Não desviar de buracos ( dano nos pneus, suspensão e amortecedores)


Essas coisas acontecem a todos nós, podem parecer bobas e cômicas, mas são bem sérias e eu vou explicar por que.

 Sair com o freio de mão puxado desgasta o cervo freio, sabe aquilo que mantem seu carro parado quando você estaciona? É, seria uma surpresa e tanto um dia você parar em uma ladeira e seu carro descer, sem você.




 A gasolina acabar no meio do nada não causa danos por toda a extensão do motor, além disso, vocês se lembram de que isso é uma infração né? É raro alguém te multar porque sua gasolina acabou, mas não conte muito com a sorte, ela é bem sacana quando quer.

Resultado de imagem para vintage art car broke
Aranhar a marcha é quando você move o cambio, mas ele não encaixa. Às vezes você faz o movimento muito rápido e escuta aquele arranhado, assusta não é? Mas o carro continua andando, então você pensa que não é nada, bom, ele não vai explodir, mas mesmo assim aquilo são as engrenagens da transmissão arranhando uma na outra, o que vai acontecer é a vida útil da sua transmissão indo embora em cada enroscada, e vocês já imaginam que transmissão também não é barato né?

Pé na embreagem, todo mundo faz isso né? Pois é, tá errado. O correto é quando você parar em um semáforo, você coloca o carro em ponto morto e fica com o pé longe da embreagem, por quê? Você pergunta, bem, com o tempo o pedal da embreagem e a embreagem em si começam a criar uma folga, isso vai fazer com que o carro morra quando você passa as marchas no ritmo que você estava acostumado, chato né? Além disso, o cabo da embreagem tem uma tensão muito alta e muito especifica, quando pisamos no pedal, a tensão aumenta. O cabo não é feito para ficar aguentando o dobro da pressão, ela aguenta por alguns segundos. Se você mantiver o pé na embreagem esse cabo pode simplesmente romper ou arrancar a placa que o segura fazendo seu carro ficar impossibilitado de engatar qualquer marcha.

Calibrar os pneus, cada carro tem seu nível de pressão correto, esta lá no manual, mas é bom não deixar o pneu nem muito cheio e nem muito vazio. Em cidades com estradas impecáveis o certo é manter a pressão exatamente como esta descrita no manual, mas como nossas ruas mais parecem estradas de rally  é bom deixar a pressão bem na média, nem tão alta a ponto de estourar o pneu no primeiro buraco que você passa e nem muito baixa a ponto do seu carro ficar lento e com dificuldade ao manobrar. Deixar os pneus desregulados afeta a geometria delicada da suspenção, que fica em um nível definido pela fábrica, uma dica, suspenção e amortecedores são uma fábula de caros. Pneus sofrem o dobro de desgaste e de forma irregular se não foram calibrados, pense isso.


A é tem o pisca alerta, garanto que vocês às vezes pensam isso quando dirigem, lembra como seus instrutores ficavam com raiva quando vocês não davam a seta? É porque o resto da humanidade também odeia. Não tem nada pior no mundo do que aquele clássico babaca que vira do nada na sua frente sem seta e com a maior cara de pau, bom, por favor, não seja sesse cara, porque se você for saiba que você é muito odiado e você vai ouvir um dicionário de xingos cada vez que virar, se você faz de proposito você pode acabar sendo multado, se você faz por distração, bom campeão, não é muito legal dirigir distraído, lembra que o carro anda rápido?  Então...

A mas meu carro é novo e importado, não preciso me preocupar com coisas pifando.

Ah meu amigo playboy, precisa sim, porque no seu caso se alguma coisa pifa é quase o preço de um carro novo, se você, ou provavelmente o papai tem dinheiro pra ficar concertando cada coisa que você quebra por mau uso ou distração, nossa cara que legal, queria muito ser você, mas meu carro é das antigas, pelos menos uma transmissão nova pro meu carro não custa o mesmo que a minha casa.

Se eu estiver na rua e meu carro parar do nada, e agora?

Agora você fica calmo, às vezes é uma coisa simples, como por exemplo, você veio de muito longe e usou muito o motor, ele começou a aquecer e com sistema de segurança ele desligou sozinho para evitar o superaquecimento, alguns carros fazem isso, nesse caso é só esperar o motor esfriar e tentar ligar de novo, e em um passe de mágica, ele vai ligar, ufa.

As situações mais comuns para o seu carro parar do nada são alguns defeitos elétricos, mecânicos ou então algo obstruindo a gasolina e ou o ar, se você estiver no meio da rua e seu carro morrer, tente usar o impulso para ir ao acostamento, basta engatar a 1º marcha e tentar ligar o carro sem o pé na embreagem, isso vai fazer ele dar socos e eles vão impulsionar o carro, mas se puder saia e empurre, fazer isso pode danificar o motor de arranque. Saia do carro, tranque-o e veja se tem algum posto de gasolina ou alguém que possa te ajudar, nessas horas não adianta ser orgulhoso amigo, é melhor pedir ajuda e ir embora do que ter que chamar o guincho porque sua gasolina acabou e você não percebeu.

Meu pneu furou e eu nunca troquei sozinho

Se você esta pensando que isso só acontece com mulheres, pense bem, já vi muito “cabra macho” por ai que não sabia nem soltar os parafusos. Não tem muitos segredos, antes de tudo dê uma afrouxada nos parafusos com o carro ainda no chão, isso porque se você não o fizer, o freio vai dificultar a sua vida depois do macaco erguido, sempre tire os parafusos em X, de novo, por causa do freio. Ai é só recolher a roda furada e colocar o estepe, repita o mesmo processo que você usou para tirar, coloque os parafusos em X, acredite, parece besteira, mais isso é muito importante.

Estou andando e do nada sai fumaça do meu carro, eu vou morrer?

Bom, acho que não, às vezes não é nada de mais, algumas vezes a tampa do reservatório de água não estava bem fechada e a água fervendo esta esfumaçando tudo, seja o que for se seu carro começar a soltar fumaça, independente da cor dela, pare o carro o mais rápido possível, mesmo que for ao meio da rua, pegue o extintor de incêndio e abra o capo com cuidado, lembre-se que se for preciso abrir o reservatório de água, faça isso aos poucos e com cuidado, se não for nada aparentemente sério, peça para algum ajudar a empurrar o carro para o acostamento, assim você não atrapalha ninguém. Nessas horas as duas melhores coisa que você pode fazer é tentar achar alguém nas redondezas que entenda do assunto ou então chamar o guincho, nunca é bom arriscar tentar chegar em casa ou em uma oficina se seu carro esta soltando fumaça, é bom lembrar que aonde há fumaça á fogo.

Esta chovendo e eu estou em uma pista rápida, mantenho a velocidade?

Se você quiser uma surpresa muito desagradável, sim vá em frente! Se começar uma chuva, por tudo que é mais sagrado, diminua a velocidade, e faça isso por três fatores: Mecânico, aderência e visibilidade. Se a água entrar em alguma parte do seu motor ele pode facilmente dar PT, fora que, se o seu carro não tiver injeção eletrônica evite trocar de marcha em posas de água. Uma vez aconteceu comigo voltando de uma cidade vizinha, eu passei por um quebra molas e engatei a primeira, pois tinha um semáforo depois, bom, eu acho que não consegui andar nem 100 metros e o carro simplesmente desligou e não ligou mais. Eu achei que o motor tivesse morrido de vez, mas não, era água no distribuidor. Nesses casos abra ele com cuidado, é uma peça redonda que lembra a teta de uma vaca, pegue um pano que seja mais seco que o deserto e seque com cuidado lá dentro.



Bom pessoal, é isso ai, se eu esqueci alguma possível situação ou então esqueci de acrescentar algo basta me dizer aqui nos comentários, podem ser criticas, sugestões ou então uma pergunta, pode ficar tranquilo que eu vou te responder. Espero que esse artigo tenha ajudado vocês, sempre gosto de dividir os micos que eu já paguei pra tentar ajudar vocês a não cometer também. 



*esse artigo foi repostado e atualizado com novos recursos e informações para se adequar aos novos padrões do site


Comentários

Veja também

Antivírus de celular é mesmo necessário?

Peso ou proteção? Não é de hoje que vemos os principais nomes em antivírus de PC no Play Store, mas será mesmo que precisamos desse peso na memória? Estaríamos sendo precavidos contra pragas virtuais ou apenas sendo feito de idiotas pelas empresas que só querem vender? Descubra aqui no Near Place de uma vez por todas se precisamos mesmo de um antivírus no celular.
Argumento da Google: Segundo o chefe de segurança da Google, Adrian Ludwing, 99% dos usuários do Android não precisam de um antivírus, isso porque ao ter um uso regular e não mexer nas configurações de segurança que vem de fabrica seria de raro a impossível contrair um vírus vindo direto do Play Store. Adrian sugere que as empresas de antivírus estão apenas explorando o medo dos usuários para poder oferecer seus produtos, mas que desde que você não costume baixar de fontes não confiáveis não há o que temer.
Contra argumento das fornecedoras de antivírus: Em um consenso geral entre os principais motores antivírus tudo que a Google…

Mundo Ciência: como extrair DNA humano

Oi pessoal aqui é o Felipe e bem, vocês se lembram do primeiro Mundo Ciência em que eu ensinei vocês a extrair DNA de um morangos? Bem hoje eu irei ensinar a extrair o DNA de humanos, mas calma que você não irá precisar de sangue e nem nada do tipo, então vamos deixar de papo e começar com o experimento.


Para este experimento você vai precisar de:*Álcool
*Detergente
*Sal de cozinha
*Água
*Um bastão de vidro
*Recipientes para por o seu experimento
*Corante(opcional)




Procedimento:1) Pegue dois copos de água e coloque em um recipiente.
2) Adicione mais 1 colher de sal a mistura e mexa-a bem, retire 3 colheres desta mistura e coloque em outro recipiente.
3) Pegue essas 3 colheres da mistura e faça um bochecho por aproximadamente 1 minuto.
4) Coloque a mistura do seu bochecho em um recipiente(de preferencia de vidro para que você possa observar melhor a sua experiência) e coloque mais ou menos 1 gota de detergente, misturando levemente para que não forme bolhas.
5) Separe meio copo de água e coloque a…

Como se livrar de um manipulador.

Relações tóxicas: Você pode estar em uma agora e nem se quer sabe disso, mas não se preocupe, vamos te explicar o que elas são, quem as domina e como lidar ou se livrar disso:
Relacionamento tóxico: Um relacionamento tóxico é uma relação de qualquer espécie aonde o tratamento e unilateral, ou seja, ele parte somente de um dos envolvidos. Pessoas que promovem relacionamentos tóxicos são conhecidos como manipuladores perversos, pessoas que sofrem desse transtorno patológico apresentam comportamento dominador, mentiras patológicas, raiva compulsiva e necessidade de estar no centro do relacionamento.

A convivência com essas pessoas gera uma relação tóxica, aonde o parceiro vai lentamente envenenando e isolando o outro com comentários e atitudes malignas a fim de sugar as energias do mesmo, isto porque, um manipulador é um vampiro emocional incapaz de produzir bons sentimentos, por isso, ele deve deixar seu parceiro no mesmo nível de miséria que ele se encontra.
Os relacionamentos tóxicos podem…

Tutorial de como passar na auto escola

Vou aprender a dirigir e agora? (Atualizado, 12/05/2017)
Se sente nervoso por que vai entrar na auto escola? Ou esta inseguro em dirigir por ai mesmo estando habilitado? Não se preocupe, esses são medos comuns e hoje nós vamos mostrar a você tudo que você deve esperar desde a 1º aula até a 1º saída de carro.
Quanto vou gastar?
O preço das autoescolas com certeza é um fator que desencoraja as pessoas, mesmo aquelas que sonham muito em ter seu pedacinho de liberdade. Dinheiro não da em arvore, mas infelizmente é bom você estar ciente dos seus gastos em uma autoescola, por que, esse é o único caminho para poder dirigir por ai tranquilo, veja a seguir os preços aproximados, vale lembrar também que a cada ano o preço vai subir algumas centenas de Reais devido aos impostos:


* Os valores aqui citados são aproximados aos valores reais, os mesmo variam dependendo da região, e órgãos responsáveis.

Começando: Após ter pagado o valor exorbitante de entrada da categoria A (Moto), B( Carro) ou A/B (Ambos)…