Pular para o conteúdo principal

Estou realmente anônimo na internet?

Resultado de imagem para big brother is watching you
Privacidade existe?
Você se sente anônimo na internet? Pense bem, será que ninguém sabe quem você é ou de onde você está teclado? Claro, outros usuários comuns não têm como saber quem você realmente é ou o que você faz, porém, existe um grupo seleto de pessoas e organizações que sabe mais sobre você do que você mesmo, não acredita em mim? Continue aqui e eu te provo.

Termos de uso:
Resultado de imagem para terms of service
Quando converso com meus conhecidos sobre essa questão de privacidade online a primeira coisa que eles falam é “ isso é uma violação de espaço privado” Mas você autorizou não? Nós autorizamos esse tipo de coisa e muitas outras mais que não sabemos quando passamos sem ler os termos e condições de uso de aplicativos ou softwares que adquirimos, sejamos francos, você lê aquelas várias paginas de letras minúsculas no mínimo duas vezes para ter certeza absoluta do que eles tem acesso?

Isso vale?
Resultado de imagem para contrato ilegal
Existem contratos leoninos e ilegais e que mesmo que você aceite ele é invalido por não está em acordo com a lei vigente, por exemplo, se um aplicativo de controle financeiro que você instala no seu celular discriminar em seus termos de uso que você libera ele para compartilhar suas informações com terceiros ou como eles gostam de chamar “afiliados” Saiba que é ilegal qualquer empresa ou fornecedor de serviço quebrar seu sigilo bancário, logo, essa pratica é criminosa e esse contrato é invalido, mesmo assim, e mesmo a lei se aplicando tendo você ciência dela ou não, o aplicativo vai continuar a compartilhar suas informações e violando a lei, mas quem está lá pra fiscalizar?

Mas o que o outro ganha?
Imagem relacionada
Um conceito básico sobre o comercio que esquecemos nessa era digital é o ganho mútuo, o que isso quer dizer? Isso significa que tanto quem oferece quando quem recebe esta ganhando algo com isso. Na vida somos todos fornecedores e consumidores ao mesmo tempo, então, não caia nessa de “gratuito” não há uma pedra sob essa terra que seja gratuita para uso, alguém sempre vai ganhar algo de você pelo privilegio, isso me lembra...

Dinheiro, cartão ou informação?
Resultado de imagem para empresas contra pessoas

Hoje em dia temos três principais formas de pagamento o clássico “cash” o cartão de débito ou crédito ou sua privacidade. Oi, como assim? Pois é amigo leitor, você não leu errado, também é possível pagar por bens e serviços com sua privacidade.

Como estávamos conversando a dois parágrafos atrás, não existe nada de graça nesse mundo, alguém sempre ganha algo de você; Empresas inteligentes viram que pessoas tinham certa reserva em pagar por certos serviços, como por exemplo, redes sociais ou então mensageiros instantâneos, afinal de contas, você em sã consciência iria pagar mensalmente por um serviço assim? Pois bem, visto isso essas empresas criaram a mentira do “gratuito” Que ponderando sobre o assunto foi uma jogada de mestre. Eles vinculam seus serviços com ênfase a palavra “gratuito” e oferecem um layout bonito e uma funcionalidade simples e intuitiva, nisso eles criam uma demanda quase vital em cada ser humano nessa Terra, o frenesi é tão grande que você nem se quer pisca antes de clicar em “aceito” Grande erro meu amigo, você deveria ter lido o contrato. Uma vez que você passa a usar o programa, aplicativo ou serviço após ter aceitado eles já começam a coletar informações a seu respeito e o que for relevante é vendido mas pra quem?

A base do Iceberg:
Resultado de imagem para companies buy personal data
A pergunta que vale um milhão de reais é para quem é vendida essas informações, quem são estes “afiliados”? A resposta é que não têm como saber ao certo, pode ser de fato uma empresa parceira como uma instituição privada e até mesmo pessoas físicas dependendo de quanto elas estejam dispostas a pagar. Não há meios de traçar o caminho completo da informação que você fornece, podemos saber de onde ela sai, mas só temos uma vaga ideia de pra onde ela chega, mas não podemos nem imaginar por onde ou por quem ela passa e os que essas pessoas ou empresas fazem com o que interceptam.

Interceptação também é um problema que você deveria se preocupar, afinal de contas, existem pessoas online com habilidades de interceptar o que você envia a essas empresas. Embora elas se gabem de ter sistemas de segurança de milhões de dólares pode ter certeza que eles não são aprova de falhas e quando uma informação vaza, todas vazam.

Acredito que todos você se lembrem do fiasco que a Sony enfrentou quando hackers invadiram o servidor da PSN e disponibilizaram desde títulos de jogos até informações que cartões de crédito dos clientes da Sony; Este é apenas um exemplo do tipo de coisa que acontece com suas informações e o real nível de proteção é dado a ela.

Como evitar quebra de privacidades:
Certas coisas não podemos evitar de participar, caso contrário nos ilhamos e hoje em dia ou nos conectamos ou não arranjamos trabalho ou estudo. Uma coisa que está ao seu alcance e que pode ser um pouco maçante mas é de vital importância é ler os termos de uso sempre que você contratar um serviço, baixar algo ou começar a usar uma nova rede social, pode parecer que todos os termos são iguais mas é nos detalhes que mora o diabo e é lá que sua privacidade lhe da um saudoso adeus e acaba na ponta da caneta de vários empresários como uma lucrativa moeda de troca, pois como eu disse, hoje sua privacidade também é uma forma de pagamento, então, o serviço valeu a pena?

Evite também instalar aplicativos no seu celular que pedem mais do que o aplicativo pode oferece, ou então, que peçam permissões que não fazem jus ao que ele oferecer, vou citar um exemplo: “Um aplicativo de câmera que pede acesso a todas as suas contas e ligações telefônicas” Que uso justo do seus dados um aplicativo de fotografia poderia fazer com o log das suas chamadas? Não se engane, muita gente cria aplicativos para poder vender suas informações, e de lá que vem o lucro gordo, não dos anúncios e não das DLC’s que eles te vendem depois, mas sim com o que você fornece a eles.


Hoje em dia nossa privacidade vale ouro, temos que saber preserva-la a todo custo, pois para as empresas e comércios hoje em dia é mais barato criar “anúncios relevantes” do que contratar uma boa equipe de marketing e criar obras primas da publicidade. Hoje em dia as empresas querem entrar na sua pele, saber quem você é, e o que faz a todo o momento. Chegamos a uma era aonde até geladeiras se conectam com a internet, não vai demorar até parecer anúncios de papel higiênico na sua smartprivada.

Comentários

Veja também

Mundo Ciência: como extrair DNA humano

Oi pessoal aqui é o Felipe e bem, vocês se lembram do primeiro Mundo Ciência em que eu ensinei vocês a extrair DNA de um morangos? Bem hoje eu irei ensinar a extrair o DNA de humanos, mas calma que você não irá precisar de sangue e nem nada do tipo, então vamos deixar de papo e começar com o experimento.


Para este experimento você vai precisar de:*Álcool
*Detergente
*Sal de cozinha
*Água
*Um bastão de vidro
*Recipientes para por o seu experimento
*Corante(opcional)




Procedimento:1) Pegue dois copos de água e coloque em um recipiente.
2) Adicione mais 1 colher de sal a mistura e mexa-a bem, retire 3 colheres desta mistura e coloque em outro recipiente.
3) Pegue essas 3 colheres da mistura e faça um bochecho por aproximadamente 1 minuto.
4) Coloque a mistura do seu bochecho em um recipiente(de preferencia de vidro para que você possa observar melhor a sua experiência) e coloque mais ou menos 1 gota de detergente, misturando levemente para que não forme bolhas.
5) Separe meio copo de água e coloque a…

Tutorial de como passar na auto escola

Vou aprender a dirigir e agora? (Atualizado, 12/05/2017)
Se sente nervoso por que vai entrar na auto escola? Ou esta inseguro em dirigir por ai mesmo estando habilitado? Não se preocupe, esses são medos comuns e hoje nós vamos mostrar a você tudo que você deve esperar desde a 1º aula até a 1º saída de carro.
Quanto vou gastar?
O preço das autoescolas com certeza é um fator que desencoraja as pessoas, mesmo aquelas que sonham muito em ter seu pedacinho de liberdade. Dinheiro não da em arvore, mas infelizmente é bom você estar ciente dos seus gastos em uma autoescola, por que, esse é o único caminho para poder dirigir por ai tranquilo, veja a seguir os preços aproximados, vale lembrar também que a cada ano o preço vai subir algumas centenas de Reais devido aos impostos:


* Os valores aqui citados são aproximados aos valores reais, os mesmo variam dependendo da região, e órgãos responsáveis.

Começando: Após ter pagado o valor exorbitante de entrada da categoria A (Moto), B( Carro) ou A/B (Ambos)…

Como se livrar de um manipulador.

Relações tóxicas: Você pode estar em uma agora e nem se quer sabe disso, mas não se preocupe, vamos te explicar o que elas são, quem as domina e como lidar ou se livrar disso:
Relacionamento tóxico: Um relacionamento tóxico é uma relação de qualquer espécie aonde o tratamento e unilateral, ou seja, ele parte somente de um dos envolvidos. Pessoas que promovem relacionamentos tóxicos são conhecidos como manipuladores perversos, pessoas que sofrem desse transtorno patológico apresentam comportamento dominador, mentiras patológicas, raiva compulsiva e necessidade de estar no centro do relacionamento.

A convivência com essas pessoas gera uma relação tóxica, aonde o parceiro vai lentamente envenenando e isolando o outro com comentários e atitudes malignas a fim de sugar as energias do mesmo, isto porque, um manipulador é um vampiro emocional incapaz de produzir bons sentimentos, por isso, ele deve deixar seu parceiro no mesmo nível de miséria que ele se encontra.
Os relacionamentos tóxicos podem…

Os estigmas da nossa sociedade.

Estigmas Uma palavra muito presente na nossa sociedade e na pele daqueles que a sofrem, entenda um pouco melhor sobre alguns dos mais comuns tipos de estigma e como evita-los.
Estigma, nada mais é do que um preconceito coletivo, aonde um grupo é descriminado por uma maioria esmagadora, estes são considerados, comumente por boa parte da sociedade, como páreas e são frequentemente marginalizados por suas atividades, crenças ou gostos.
Os estigmas e preconceitos existem nas mais diversas formas e tamanhos, engloba quase tudo que foge de um padrão popular, e isto em sí, engloba muitas coisas, para que esse artigo não fique muito extenso ele será dividido em duas partes, conheça agora alguns estigmas comuns:
Estigma Religioso: Segundo a constituição brasileira, cada um de nós tem direito a livre escolha e expressão da fé, por ser um país laico, na teoria nós deveríamos abrigar todos os tipos de religião , porém na pratica tal coisa jamais existiu.
Nos dias de hoje, não importa qual seja sua rel…