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O que acontece se eu parar de fumar?

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Apagando o cigarro 
Na quarta feira falamos sobre o que você poderia ganhar se passasse de beber, seguindo o ensejo hoje o Near Place veio te ajudar a parar de fumar, então fique aqui com a gente e saiba todas as vantagens que você passa a ter se largar essa ponta toxica incandescente em suas mãos.

Correndo atrás do prejuízo:
Infelizmente com o cigarro o processo de recuperação do corpo não é tão breve quanto a recuperação por excesso de álcool. Estima-se que levem ao menos 22 anos para que o corpo de um fumante moderado se recupere dos malefícios do cigarro, mas não deixe que isso te desencoraje, se você para de fumar no instante que lê esse artigo você já vai começar a sentir a diferença.

Em alguns minutos após para de fumar o seu corpo vai começar a processar e a eliminar a fumaça da nicotina, em 20 minutos suas células estarão totalmente carregadas com o monóxido de carbono da inalação e as mesmas vão começar o processo de eliminação de todas as toxinas. Dentro destes 20 minutos fora do vício a sua pressão arterial vai voltar ao normal, poucos sabem, mas o consumo diário de cigarros podem trazer variações drásticas na pressão.

As vantagens de se parar de fumar vêm com o tempo, vamos listar aqui em ordem cronológica o que largar o cigarro pode te oferecer e quando:


20 minutos: a pressão volta ao normal
8 horas: as taxas de nicotina e de monóxido de carbono caem pela metade e o oxigênio volta ao normal
24 horas: o monóxido de carbono é eliminado do corpo
48 horas: a nicotina é eliminada, melhorando o olfato e o paladar
72 horas: a respiração fica melhor
2 a 12 semanas: a circulação melhora
3 a 9 meses: tosse, barulhos na respiração e problemas respiratórios diminuem na medida que a função pulmonar melhora
6 meses: caem as infecções respiratórias e melhora a circulação
1 ano: o risco de morte por doença cardiovascular cai pela metade
10 anos: o risco de morte por câncer de pulmão cai entre 30% e 50%
20 anos: o risco de tumores entre um ex-fumante é similar a quem nunca fumou.

Fonte: Minha Vida

Risco:
Infelizmente nem tudo são flores. Há alguns riscos de recaída que temos que te avisar para que você possa se livrar do cigarro de vez. O maior problema dessa droga é que ela se liga a você de uma forma química e principalmente psicológica, o cigarro passa a ser parte da sua rotina e na maioria das vezes uma válvula de escape para o nosso estresse.

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Muitos fumantes veem o cigarro como uma muleta emocional para lidar com os momentos mais complicados ou estressantes de suas vidas, e quando param de fumar acabam se encontrando em uma situação de desamparo e tem sintomas de abstinência similares ao rompimento de um relacionamento de longa duração, isso porque para eles o cigarro é literalmente parte do seu corpo, eles acham que não vão ser capazes de manter o controle em situações de irritação.

Se você está parando de fumar você deve ficar atento para não cair nos clichês de ex fumantes, como começar a beber, comer em excesso como forma de compensação, exagerar na sexualidade, adotar comportamentos perigosos, usar drogas ou coisas da mesma natureza.

Muitas pessoas que largam um vício rapidamente o substituem por outro, isso porque elas sentem que precisam preencher o vazio deixado pelo seu vício anterior. De fato você precisa preencher o vácuo deixado pelo cigarro, mas há formas mais saudáveis de fazer isso, eis algumas dicas:

Pratique esportes:
Não precisam ser esportes de alto impacto, uma caminhada, andar de bicicleta ou uma academia já serão o suficiente. É importante começar a fazer isso pouco depois de parar de fumar, assim seu subconsciente assimila essa substituição e não vai pedir por cigarros. Praticar atividades físicas não só vai fazer você preencher o vazio como também vai ajudar o seu corpo a se recuperar dos danos causados pelo cigarro mais rápido e de quebra vai ajudar a sua pressão arterial, resistência aeróbica, pulmonar e muscular. Parece uma boa pedida não é?

Se for compensar em comida, coma saudável:
Seu apetite vai aumentar depois de você largar o cigarro, está é uma das coisas que mais preocupam médicos e ex fumantes pois o aumento no consumo não é uma necessidade fisiológica e sem uma imposição psicológica. O ganho de peso é um risco alto em ex fumantes, então, se você sentir que precisa comer por abstinência, coma frutas! Frutas e legumes tem baixa caloria então não vão te engordar facilmente, mesmo sendo pouco recomendado a ingestão exagerada de qualquer substância, e você precise ficar de olho na quantidade de coisas que manda pra dentro, comer frutas vai também ajudar o seu corpo a se recuperar dos anos de fumante aumentando seu sistema imunológico, qualidade de nutrientes no sangue, melhora a respiração e alivia os sintomas de abstinência. Aposte em frutas como maça, laranja, abacaxi, maracujá e banana, essas frutas são ótimas para recuperar os hidrólitos, sais minerais, elementos químicos essenciais e pra ajudar a manter o estresse em baixa durante a sua jornada de libertação do cigarro.

Velhos gatilhos:
O último assunto, porém não menos importante na sua renuncia ao fumo é ficar atendo aos gatilhos que te levavam a fumar. Após o sexo, refeições, nos intervalos, ao falar no telefone ou ao caminhar na rua. Todas essas atividades, para a sua mente, são inerentes ao cigarro, logo quando você praticar qualquer uma delas, vai sentir muita vontade de fumar. Isso vai continuar acontecendo até sua mente se domesticar a ausência da nicotina.

Fazer mudanças na casa, mudar a rotina, inovar no sexo ou criar o hábito de leituras são bons truques para substituir esses gatilhos. O mais importante para evitar a abstinência é manter a sua mente bem ocupada durante os anos que se seguirem a sua parada com o cigarro, pois o primeiro ano tende a ser o mais complicado.

Um cuidado especial a sua saúde emocional meu amigo leitor. É comum o quadro de depressão em ex fumantes. Isso acontece por existir um rompimento drástico de um comportamento obsessivo então e sua mente vai reagir a isso. Quando você largar totalmente o cigarro procure sair mais com os amigos, tenha momentos de introspecção e seja otimista em relação ao seu futuro. Encarar o fim do seu vicio com um prisma sóbrio e racional, é a melhor coisa a se fazer, tenha sempre em mente que o que seu corpo está experimentando é a abstinência de uma substância e que você deverá ser paciente até que seu corpo e mente passem por esse momento.

Como para de fumar:
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É normal acreditar que é possível simplesmente jogar fora sua cartela de cigarro e dizer “parei” Mas não é tão simples assim, meu caro leitor. A pior coisa que você pode fazer a você mesmo é parar um comportamento compulsivo do nada de forma abruta, isso porque você simplesmente vai voltar a fazer o que fazia em dobro em poucos dias.

Vá parando aos poucos, por exemplo, se durante a semana você consome 5 cartelas de cigarro, comece a consumir 4 cartelas e meia na próxima semana e fique assim por duas semanas, depois, diminua a outra metade. Vá diminuindo seu consumo aos poucos para minimizar os impactos da abstinência e da ausência que essa substância vai lhe causar.

Mesmo parando aos poucos e seguindo todos os passos você ainda vai passar por todos os sintomas da abstinência, infelizmente não tem escapatória dessa situação, esse vai ser um momento difícil que você vai ter que passar. Se você para aos poucos a tendência é que sua abstinência seja um pouco mais branda e dure menos tempo, mas ela vai existir.

Durante esse tempo difícil o mais recomendado é manter as perspectivas voltadas ao futuro, crie metas e vai alcançando elas aos poucos para manter sua mente ocupada. Por exemplo, crie a meta de dar uma volta a mais na sua caminhada todas as semanas, essa é uma meta alcançável e vai te manter animado para se superar.


Parar com qualquer coisa nunca é fácil, mas tudo que se torna obsessivo também torna-se nossa ruína. Renunciar a um comportamento obsessivo e prejudicial a saúde é uma atitude madura e heroica. Não vai ser fácil, mas nós aqui do Near Place sabemos que você é capaz e que vai conseguir dizer que venceu o cigarro no final. Pense tem todos os anos que você vai ganhar pra passear na praia, ir a parques, tomar sorvetes e viver bons momentos com sua família e amigos, e tudo isso sem tose seca e falta de ar.

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