Pular para o conteúdo principal

A imortalidade foi descoberta


Benjamin Button:

Uma das únicas certezas que temos em vida é que eventualmente vamos morrer e que a morte chega a todos os seres vivos, será mesmo? Fique aqui com a gente e descubra o animal que foi capaz de dar um balão na morte e viver jovem para sempre, sonho de muitos de nós não é?

Turritopsis dohrnii:
Quem diria que o segredo da imortalidade vive em uma água viva, uma das criaturas biologicamente mais simples da Terra. A Turritopsis dohrnii é uma água viva única capaz de viver literalmente para sempre desde que não seja completamente destruída, isso acontece devido a sua inigualável capacidade de reverter seu envelhecimento, isso mesmo, idêntico ao caso fictício de Benjamin Button seu envelhecimento é invertido, a diferença é que ela controla isso. A água viva imortal pode reverter seu envelhecimento em qualquer estágio de sua vida voltado ao estado de Pólipo, uma espécie de recife de coral aonde a água viva existe presa a sedimentos, nessa fase o pólipo ela gera clones idênticos á água viva que chegam a ter um centímetro.

Para ilustrar melhor o que acontece, imagine o seguinte: Você esta jogando um jogo qualquer e nota que fez algo errado, o que você faz? Você volta à fase anterior ao seu erro e refaz seus passos até corrigir.

É basicamente isso que nossa amiga imortal faz, ela volta seu envelhecimento celular a um estado primitivo de pólipo para poder começar sua trajetória de novo.

Porque isso acontece:

Desde que o estudo com essa água viva começou nos anos noventa até o momento se sabe que ela faz isso quando o ambiente aonde ela vive se tornam muito estressante ou escasso em alimento, logo, prevendo sua própria morte devido ao ambiente suas células únicas mudam suas funções naturais e voltam ao seu estado inicial, isso por sua vez faz o corpo todo voltar ao seu estágio primitivo. Seria similar, por exemplo, se nossas células musculares se tornassem células nervosas para assim substituir alguma que viesse a morrer, isso tornaria o corpo alto reparável assim como o corpo dessa medusa.

Suas células podem se converter para qualquer outro tipo de células, no humano, isso acontece apenas uma vez quando as células-tronco se desenvolvem nas nossas células essências ( neural, tecido, muscular e etc...)

Podemos fazer isso também?
Desculpe te desanimar meu amigo leitor, mas não nem de longe podemos fazer algo assim. Infelizmente nossas células vem com um “prazo de validade” chamado de Limite de Hayflick.

Esse limite é como o limite de rotações de um motor antes dele estragar, bem funciona da mesma forma conosco, a senescência acontece após o corpo atingir a maturidade sexual e basicamente explica que nossas células assomáticas, ou seja, as células que não são de óvulos ou esperma, a cada vez que se reproduzem perdem telômeros, que são camadas não codificadas na ponta dos nossos cromossomos, eles são responsáveis por proteger nossos células de erros, danos e pela oxidação causada por radicais livres, o problema é que após o corpo estar maduro as células humanas vão perdendo telômeros a cada reprodução assim cada nova célula é um pouco inferior em qualidade e proteção que anterior, isso acontece até o telômero ser tão curto na célula que a oxidação faz seu trabalho e a célula morre, até esse ponto, o envelhecimento celular faz com que fique cada vez mais difícil nos recuperarmos de doenças.

Falando em doenças, até existe algo que pode aparecer no corpo humano capaz de criar telomerase fazendo com que os telômeros sejam sempre perfeitos em cada reprodução e permitindo que a célula se reproduza pra sempre, e é o Câncer.

Essa aglomeração celular maligna tem a capacidade de criar um meio de se reproduzir para sempre, é exatamente esse fato que torna essa doença tão critica. Cientistas estudam como o câncer se desenvolve e o como seu código da alas a criação dessa telomerase, contudo, ainda é extremamente arriscado aplicar células cancerígenas em pessoas, por motivos óbvios.

Bom pessoal, ainda estamos longe da imortalidade, mas hábitos saudáveis e ausência de vícios são meios comprovados de aumentar sua longevidade, então, porque não aumentar sua estádia nessa vida e esperar para daqui a algumas dezena de anos algum biólogo não apareça com a fonte da juventude?


Se você gostou dessa matéria deixe seu comentário aqui em baixo, isso me ajuda muito a saber sobre o que vocês gostam de ler. Não deixe de curtir nossa pagina no Facebook, lá você encontra conteúdo exclusivo e vai saber de todas as atualizações do site em primeira mão.

Comentários

Veja também

Por que nosso país é tão corrupto?

Corrupção sub. Feminino : modificação, adulteração das características originais de algo.

A corrupção é algo que afeta a vida de todos nós, mas exatamente o que é corrupção? Nesse artigo especial nós vamos conversar sobre a famosa “raiz do problema” e juntos vamos ter uma reflexão honesta e concreta sobre o que está errado nesse nosso Brasil, pra isso eu preparei um vídeo especialmente pra vocês e se esse artigo tiver um bom feedback vou usar mais esse formado de artigo com vídeo, então espero que gostem e acima de tudo espero que ajude a todos vocês, caros leitores, a refletir sobre nossas mazelas internas e externas.
video aqui




Vai além: Muitos podem estar pensando “você usou só quatro exemplo” Mas se esses quatro, coisas cotidianas que a maioria de nós já deve ter feito ao menos uma vez não foi o suficiente eu preparei uma pequena lista sobre coisas cotidianas que fazemos e que são ilegais:

❎ Furar o sinal vermelhoArt. 208. Avançar o sinal vermelho do semáforo ou o de parada obrigatória…

Mundo Ciência: como extrair DNA humano

Oi pessoal aqui é o Felipe e bem, vocês se lembram do primeiro Mundo Ciência em que eu ensinei vocês a extrair DNA de um morangos? Bem hoje eu irei ensinar a extrair o DNA de humanos, mas calma que você não irá precisar de sangue e nem nada do tipo, então vamos deixar de papo e começar com o experimento.


Para este experimento você vai precisar de:*Álcool
*Detergente
*Sal de cozinha
*Água
*Um bastão de vidro
*Recipientes para por o seu experimento
*Corante(opcional)




Procedimento:1) Pegue dois copos de água e coloque em um recipiente.
2) Adicione mais 1 colher de sal a mistura e mexa-a bem, retire 3 colheres desta mistura e coloque em outro recipiente.
3) Pegue essas 3 colheres da mistura e faça um bochecho por aproximadamente 1 minuto.
4) Coloque a mistura do seu bochecho em um recipiente(de preferencia de vidro para que você possa observar melhor a sua experiência) e coloque mais ou menos 1 gota de detergente, misturando levemente para que não forme bolhas.
5) Separe meio copo de água e coloque a…

Tutorial de como passar na auto escola

Vou aprender a dirigir e agora? (Atualizado, 12/05/2017)
Se sente nervoso por que vai entrar na auto escola? Ou esta inseguro em dirigir por ai mesmo estando habilitado? Não se preocupe, esses são medos comuns e hoje nós vamos mostrar a você tudo que você deve esperar desde a 1º aula até a 1º saída de carro.
Quanto vou gastar?
O preço das autoescolas com certeza é um fator que desencoraja as pessoas, mesmo aquelas que sonham muito em ter seu pedacinho de liberdade. Dinheiro não da em arvore, mas infelizmente é bom você estar ciente dos seus gastos em uma autoescola, por que, esse é o único caminho para poder dirigir por ai tranquilo, veja a seguir os preços aproximados, vale lembrar também que a cada ano o preço vai subir algumas centenas de Reais devido aos impostos:


* Os valores aqui citados são aproximados aos valores reais, os mesmo variam dependendo da região, e órgãos responsáveis.

Começando: Após ter pagado o valor exorbitante de entrada da categoria A (Moto), B( Carro) ou A/B (Ambos)…

Como se livrar de um manipulador.

Relações tóxicas: Você pode estar em uma agora e nem se quer sabe disso, mas não se preocupe, vamos te explicar o que elas são, quem as domina e como lidar ou se livrar disso:
Relacionamento tóxico: Um relacionamento tóxico é uma relação de qualquer espécie aonde o tratamento e unilateral, ou seja, ele parte somente de um dos envolvidos. Pessoas que promovem relacionamentos tóxicos são conhecidos como manipuladores perversos, pessoas que sofrem desse transtorno patológico apresentam comportamento dominador, mentiras patológicas, raiva compulsiva e necessidade de estar no centro do relacionamento.

A convivência com essas pessoas gera uma relação tóxica, aonde o parceiro vai lentamente envenenando e isolando o outro com comentários e atitudes malignas a fim de sugar as energias do mesmo, isto porque, um manipulador é um vampiro emocional incapaz de produzir bons sentimentos, por isso, ele deve deixar seu parceiro no mesmo nível de miséria que ele se encontra.
Os relacionamentos tóxicos podem…