Pular para o conteúdo principal

Como economizar dinheiro

 Como economizar e não sofrer na tentativa. 
Resultado de imagem para economy

Quando falamos em economia logo nos vem em mente vários sacrifícios e dores de cabeça só de imaginar ter que dar adeus aos luxos que conquistamos com o tempo, mas vamos e convenhamos senhoras e senhores, o mar não está para peixes. 

Assumindo o controle: 
Resultado de imagem para being a leaderQuando pensamos na nossa atual situação economia seguimos aquela velha linha de pensamentos e tascamos a culpa no nosso antagonista predileto, o governo, mas bodes expiatórios a parte, nós temos uma parcialidade na culpa de nossa situação financeira, e antes que me lancem bravatas baseados no argumento" os preços sobem meu salário não" eu vou lhe explicar aonde reside nossa parcela de culpa. Quando vamos ao mercado geralmente somos pegos de surpresa pelos presos, mas na verdade não deveríamos. Nós sempre estamos a um clique de distância de ficar a um passo à frente da montanha russa que são os preços do mercado mais próximo, tudo que temos de fazer é checar rapidamente a cotação do Real e do Dólar antes de ir as compras, sei que a grande maioria não entende sobre estes números ou o que seus valores representam e até mesmo há aqueles que pensem que as altas e quedas do dólar de nada afetam nosso cotidiano, mas este é um erro grotesco. 

Devemos lembrar que o mercado de varejo não é só um vendedor mas também um comprador,  acima de tudo devemos lembrar que a maior gama de produtos comprados é importado, e ai entra a importância do valor do Dólar. Se este esta em alta os preços no mercado vão subir, se ele cair os preços vão diminuir, com a parte do dólar a temática é simples assim, se está em alta suas contas também vão estar, se ele cair bom para nós pois os preços vão junto. Se o dólar cai inevitavelmente o valor da nossa moeda no mercado acaba subindo e facilitando nossa vida, pois a produção industrial e a importação são afetadas diretamente e de forma positiva fazendo com que o custo de produção para a alimentação do varejo seja menor, aí vai do caráter de cada comerciante seguir a onda e abaixar o preço ou querer lucrar em cima da ignorância alheia e nisso entramos no próximo passo. 

Olho vivo: 
Resultado de imagem para life eye
Muitas vezes nossa preguiça dá alas a comodidade que se instala como um parasita em nossas contas, quantas vezes já perdemos ótimas promoções em concorrentes porque insistimos em ir aonde era mais perto e cômodo?  Como falamos acima, muitas vezes donos de mercados desonestos mantem seu preço alto só para ter uma porcentagem maior de lucro, então cabe a nós consumidores aprender a fazer pesquisas de preço e parar com a desculpa de ser muito longe ou então de ser mais fácil ir no mercado mais próximo, as vezes o mais fácil sai mais caro.

A competição no varejo senhoras e senhores e ferrenha e duradoura, os concorrentes sempre vão tentar ter o melhor preço, claro que eles fazem um esquema tabelado para não dar margem a competição desonesta, mesmo assim ainda podemos tirar um bom proveito disso e o resultado fica claro nas contas no fim do mês.

Vamos supor que você está atrás de 4 itens, eles são uma caixa de leite, pães, refrigerante e presunto, são poucos itens então você logo planeja comprar todos no mercado A, lá você pagara  50, 8, 5 e 3 Reais respectivamente, mas no mercado concorrente você encontra os mesmos itens por 30, 9, 4 e 4.

A maioria de nós pensa que é besteira dividir a compra em dois lugares diferentes, pois o custo de transporte acaba fazendo a diferença não valer a pena, mas vamos aos números.

Digamos que você vá de carro ao mercado A que fica a 1 km da sua casa enquanto o mercado B fica a 4 km. A maioria dos carros compactos atuais faz ao menos 7 km por litro, então, se o comprador for somente ao mercado A não vai chegar a ter um consumo considerável de gasolina pois vai andar só 2 km, porém, vai pagar 66 reais. Se você optar por ir ao mercado B, você vai dirigir 8km, ou seja, você gastou 1 litro de combustível e vai pagar 47 reais. Se você optar por dividir você ainda vai gastar somente um litro de combustível a mais, pois você terá andado 1 km a mais do que se fosse só no mercado B, e comprando os itens mais baratos de cada um você vai pagar 45 reais.

Pode parecer uma economia minúscula se você for pensar no trabalho que você teve de dividir as compras e de ir a dois lugares em vez de um, mas lembre-se que nesse exemplo estamos falando somente de 4 itens de uma compra de no máximo dois dígitos, mas esse exemplo fica mais evidente e vantajoso quando fazemos a compra do mês.

Em casa:

Muitas famílias reclamam da situação econômica e declaram com veemência que a culpa disso são das grandes corporações gananciosas e do governo que fica arrancando o dinheiro das veias do surrado povo. Muitas vezes deixamos o dinheiro ir embora pelo ralo por simples distração, ou relaxamento; Muitas manias que temos são maléficas ao bolso, por exemplo, temos a péssima tendência de demorar muito no banho, sim eu sei que é relaxante e que é um ótimo lugar para pensar e ter boas ideias, mas se a ideia aqui é economizar então é bom pegar leve.

Resultado de imagem para house economy
Uma boa dica na hora do banho é passar o shampoo e ensaboar o rosto logo depois e já enxaguar, assim meio caminho já foi andado, além disso quando passar o condicionador desligue o chuveiro e ensaboe o resto do corpo, isso além de economizar água, o que é bom para o planeta, também é bom para suas despesas e de quebra dá mais tempo para o condicionador fazer efeito.

Durante o dia, tente manter as luzes apagadas e se todos os membros da família trabalham fora, tentem deixar só relógios digitais e a geladeira na tomada, isso dá uma economia enorme no fim do mês pois muitos aparelhos continuam a puxar progressivamente uma quantidade de energia, que embora pequena, torna-se absurda em algumas horas sem contar com a junção dos outros aparelhos que operam em stand by.

Antes de ir ao mercado, tente fazer uma lista mais detalhada e exata sobre o que está faltando na dispensa, também ajuda se você a organizar por categorias como por exemplo "essencial e supérfluo"assim você sabe o que precisa e o que pode deixar passar caso a conta aperte.

Ainda falando sobre compras, é sempre bom carregar consigo uma calculadora, hoje em dia  não temos desculpa para não usa-la, já que todos os celulares modernos tem uma e são de fácil acesso, em alguns aparelhos ela fica na guia de atalhos ou na guia superior da tela exatamente para incentivar o uso da mesma. Saber quanto sua compra está valendo ajuda a impedir o constrangimento de devolver alguma coisa ou de ter surpresas na hora do caixa.

Hábitos não econômicos:

Vícios são a principal causa de problemas econômicos mundo a fora, mas quando falo de vícios eu não estou me referindo apenas aos clichês clássicos de vícios em cigarros e bebidas, embora estes sejam verdadeiros buracos negros de dinheiro. Vícios em doces, jogos, tv, livros e etc... Qualquer coisa que o leve a um consumo compulsivo e crônico não é bom nem para sua saúde e nem para a saúde da sua conta bancaria.

Anualmente as pessoas gastam milhões de reais em besteira como salgadinhos todos os dias, bolachas, coca todo dia dentro outros. A palavra moderação deve entrar no dicionário e na vida de cada cidadão brasileiro, afinal de contas quem economiza sempre tem e prospera bem.

Pense por um segundo em quando você gasta diariamente, semanalmente, mensalmente ou anualmente comprando de forma compulsiva um item.

Resultado de imagem para money drain
Vou dar um exemplo que acontece com alguém de minha proximidade, esta pessoa tem um vício em cigarros, é um fumante inveterado que devora maços e maços de cigarro todos os dias. Pois bem, para essa conta usarei valores redondos e aproximados para facilitar a compreensão, vamos la...

Esta pessoa compra por mês um pacote inteiro de cigarros no valor de 70 reais. Por ano essa pessoa jogou no lixo 840 reais. Digamos que esta pessoa fuma já a 40 anos, e assumindo que o valor do cigarro sempre foi este, esta pessoa gastou com um produto que nada acrescenta na vida dela 33.600 reais. Um valor bem alto não é? Pense comigo caro leitor, 33k ajudaria você na sua vida hoje? Quantas coisas não poderíamos fazer com esse dinheiro?

Claro que cigarros são caros e maléficos a saúde e temos campanhas em todas as partes para coibir seu uso, mas não precisa ser cigarros, vamos a um exemplo bem comum...

Felipe come todas as segundas, quartas e sextas uma coxinhas no valor de 3 Reais, claro que ele não come só a coxinha, ele também pede uma Coca no valo de 4 reais, pois bem, semanalmente ele gasta 21 reais, mensalmente esse valor é de 84 reais. Em um ano Felipe gastou 1.008 reais em coxinhas e refrigerante. Digamos que ele faz isso a 8 anos, Felipe já gastou 8.064 Reais em suas coxinhas e seu precioso refri, duas vezes mais do que um brasileiro ganha em um salário comum.

Claro que aqui entra a questão da qualidade de vida, todos vocês devem estar pensando que a coxinha, a cerveja, o cigarro, o doce são todos bens de consumo e que consumimos isso para sermos felizes, felizes? Porque uma fritura de procedência duvidosa, um liquido alcoólico de envasamento desconhecido e um produto com mais de 4k de produtos tóxicos faz alguém feliz?

Sim, devemos comprar nossas besteiras, comer porcarias e fazer coisas que nos divirtam, mas sempre com moderação. E se nesses exemplos cada uma dessas pessoas tivesse consumido 50% menos do que consumiam, se o fumante comprasse menos cigarro, ou Felipe menos coxinhas, ambos não teriam prejuízo, colesterol alto, enfisemas e câncer no pulmão.

Há também alguns gastos que nem percebemos que damos gastamos e que tem como beneficio a nós absolutamente nada, por exemplo, uma coisa que eu vejo acontecer em excesso são pessoas dando moedas a flanelinhas que prometem cuidar do seu carro enquanto ele está estacionado na rua, vamos ao exemplo de progressão de novo...

Mario sempre dá dinheiro aos cuidadores de carros, mesmo sabendo que não precisa ele acha que está ajudando e uma moedinha de 1 real que é o que ele sempre dá não o vai deixar mais pobre, pois ele recebe 5k por mês, mas vamos reavaliar isso pois não Sr Mario?

Ele vai ao shopping todo fim de semana e sempre deixa na rua dando uma moeda ao cuidador, por mês ele gasta 4 reais. Por ano fazendo isso, supondo que ele vá religiosamente todos os fins de semana(um sábado ou um domingo) ele gastaria 48 reais. Se ele fizer isso durante 20 anos de sua vida, logo, ele jogou no lixo 960, quase 20% do seu salário. Se alguém tentar roubar seu carro ou moto na rua, pode ter certeza que o cuidador não vai fazer absolutamente nada para impedir, sem contar que por lei eles não podem cobrar nada, estacionar em locais públicos permitidos é gratuito.

Outra mania que gasta muito dinheiro e que é considerada cultural e falta de educação se não praticada é a mania de dar gorjeta a garçons e atendentes pelo seu serviço. Vamos deixar algo bem claro, essa pessoa recebe um salário e por lei você não é obrigado a pagar porcentagem nenhuma. Todos são livres para dar gorjeta e se o serviço for bom e você realmente gostar e estiver 100% satisfeito, vez ou outras isso não fará diferença, mas para melhorar o entendimento vamos colocar isso na vida real...

Resultado de imagem para money drain
Ana adora frequentar um restaurante próximo ao seu trabalho todos os dias, ela ama o prato executivo e o pede fielmente. O garçom que sempre a atende pede religiosamente 10% de gorjeta em cima da conta dela, ela paga 20 Reais diariamente em seu prato favorito, logo, diariamente ela paga ao garçom 2 reais. Mensalmente o garçom ganha com Ana 62 reais a mais em seu salário, livre de impostos, livre de cobranças. Ana come nesse mesmo estabelecimento a 10 anos, e sempre se sentiu pressionada por esse estigma social a dar gorjeta, logo, o atendente recebeu com ela em todos esses anos 744 reais. Claro que ele não atende somente a Ana, digamos que 100 pessoas anualmente dão a ele exatamente 10% em cima do mesmo prato que Ana come, isso garante a ele 74.400 reais por fazer algo que ele já é pago para fazer.


Quando você paga a conta de um serviço você já está pagando pelo profissional, isso vem computado dentro do preço que você paga.


Estes são apenas alguns exemplos de coisas que fazemos sem perceber e acabamos jogando dinheiro fora, por mais que parece que dois ou três reais aqui ou ali na hora não pareça tanta coisa mas a longo prazo torna-se um arrependimento pois trata-se de muito dinheiro indo pelo ralo.

Economia não deve tornar-se uma obsessão, de forma alguma, encare isso como uma ferramenta para melhorar o seu futuro, mesmo assim, permita-se um exagero aquilo ou ali, a vida não é só preparação, caso contrário torna-se apenas uma sobrevivência e não uma vivência.

Bom pessoal, eu espero que vocês tenham gostado do artigo de retorno e espero que isso ajude vocês no futuro de vocês e que salve algumas moedinhas na carteira de vocês no fim do mês, afinal de contas, de centavo por centavo se faz uma fortuna.

Veja também

Tutorial de como passar na auto escola

Vou aprender a dirigir e agora? (Atualizado, 12/05/2017)
Se sente nervoso por que vai entrar na auto escola? Ou esta inseguro em dirigir por ai mesmo estando habilitado? Não se preocupe, esses são medos comuns e hoje nós vamos mostrar a você tudo que você deve esperar desde a 1º aula até a 1º saída de carro.
Quanto vou gastar?
O preço das autoescolas com certeza é um fator que desencoraja as pessoas, mesmo aquelas que sonham muito em ter seu pedacinho de liberdade. Dinheiro não da em arvore, mas infelizmente é bom você estar ciente dos seus gastos em uma autoescola, por que, esse é o único caminho para poder dirigir por ai tranquilo, veja a seguir os preços aproximados, vale lembrar também que a cada ano o preço vai subir algumas centenas de Reais devido aos impostos:


* Os valores aqui citados são aproximados aos valores reais, os mesmo variam dependendo da região, e órgãos responsáveis.

Começando: Após ter pagado o valor exorbitante de entrada da categoria A (Moto), B( Carro) ou A/B (Ambos)…

Net now contra Netflix, qual é a melhor escolha?

Netflix contra Net now Nos dias de hoje, o serviço on demand de televisão tem ganhado espaço no nicho da indústria televisiva, aqui no Brasil, as duas principais concorrentes que oferecem esse tipo de serviço são a Netflix e o NET now, mas se precisarmos escolher apenas uma, qual delas venceria?
Netflix: Um serviço de assinatura muito similar a Tv a cabo, porém, com diferenciais que destacaram essa empresa no efusivo mundo dos serviços de entretenimento. Um dos principais diferenciais do Netflix é o fato de você poder usa-lo aonde quiser, pode ser um tablete, um smartfone, uma TV, um vídeo game ou qualquer coisa que tenha acesso a internet, esta característica da um novo sentido a frase “tv em todos os lugares.
Net now: Nascido do sistema de TV a cabo NET para competir diretamente com os serviços da Netflix, o Net Now oferece uma gama gigantesca de conteúdos de canais de tv e de outros serviços de vídeo, no caso do Net Now, o numero de conteúdos que estão disponíveis estã…

Como se livrar de um manipulador.

Relações tóxicas: Você pode estar em uma agora e nem se quer sabe disso, mas não se preocupe, vamos te explicar o que elas são, quem as domina e como lidar ou se livrar disso:
Relacionamento tóxico: Um relacionamento tóxico é uma relação de qualquer espécie aonde o tratamento e unilateral, ou seja, ele parte somente de um dos envolvidos. Pessoas que promovem relacionamentos tóxicos são conhecidos como manipuladores perversos, pessoas que sofrem desse transtorno patológico apresentam comportamento dominador, mentiras patológicas, raiva compulsiva e necessidade de estar no centro do relacionamento.

A convivência com essas pessoas gera uma relação tóxica, aonde o parceiro vai lentamente envenenando e isolando o outro com comentários e atitudes malignas a fim de sugar as energias do mesmo, isto porque, um manipulador é um vampiro emocional incapaz de produzir bons sentimentos, por isso, ele deve deixar seu parceiro no mesmo nível de miséria que ele se encontra.
Os relacionamentos tóxicos podem…

Curiosidades GTA V

Coisas que talvez você não tenha percebido no GTA V Olá pessoal, acharam que as curiosidades sobre o GTA tinham acabado não é ? Não só continua como evoluiu, agora vamos falar sobre o mais novo jogo da Rockstar, sem mas delongas vamos as curiosidades
Trevor é gay: Se você dar role com Michel, Frank, e Trevor juntos algumas vezes, em um determinado momento Trevor vai pedir para seus amigos lhe fazerem perguntas, Frank pergunta se Trevor é gay, o mesmo enrola e repete várias vezes " sim e não" para no final dizer que ele é o que lhe faz feliz. Pois é champs, ele que provavelmente é a personagem que você mais joga é gay, lide com isso.A internet não gosta de você:  Alguns percebem isso, outros não, o fato é que o indicador de qualquer navegador da internet no GTA é um dedo do meioRon multitarefas: Ron não é só o braço direito de Trevor e CEO da TPI, ele tem sua própria marca de gasolina e tem seu próprio quadro em uma rádio em Blaine Contry, Basta sintonizar para ouvir suas teo…