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Como acabar com a insônia

 
Chega de insônia.
 Tem algo pior do que uma noite de insônia ou sono curto? Nos dias de hoje todos precisamos estar alertas e proativos, mas não há meios de fazer isso sem que seu corpo esteja bem descansado, então, o Near Place vai te contar algumas coisas que podem ajudar você a dormir melhor e ajudar na sua rotina do sono.

A falta do sono:
Dormir mal pode causar uma variedade de efeitos negativos durante o seu dia, além da conhecida indisposição e mau humor a falta de sono também afeta nossa alimentação, atenção e capacidades em geral. Não dormir abaixa drasticamente nosso sistema imunológico, portanto, uma boa noite de sono é algo vital a sua vida.

Luzes:
Embora muitas pessoas não se separem do seu amado abajur a escuridão é importante para uma boa noite de sono. Nosso corpo evoluiu para despertar com a luz e a adormecer com a falta dela, fora esse importante fato, o corpo regula a pressão cardíaca no escuro o que evita futuros problemas cardíacos, nosso corpo também regula os níveis de Leptina, hormônio responsável pelo que conhecemos como fome, bem, durante a noite os níveis de leptina sobem fazendo com que não tenhamos fome, isso acontece, pois nosso corpo evoluiu para não sentir fome durante a noite, pois é uma situação muito adversa procurar por comida durante a escuridão, isto nos tempos dos primeiros hominídeos.

Eis aonde esta o problema da luz.;O espectro solar, embora tenha todas as cores, ele é principalmente azul, assim como a maioria das luzes e aparelhos eletrônicos, logo, eles enganam nosso corpo o fazendo acreditar que a ainda é dia.

Ciclos do sono:
 
O ciclo do sono, o primeiro estágio é o adormecimento seguido pelo sono leve e sono REM respectivamente
Nós temos cinco ciclos de sono que duram em média 90 minutos até transitarem, estes ciclos vão de sono vele até o sono REM (Rapid Eyes Moviments ) ou movimento rápido de olhos. Os primeiros ciclos de sono são considerados sono leve, ou seja, nas primeiras horas de sono estímulos de qualquer tipo pode te acordar, com o passar das horas seu sono vai entrar nos últimos ciclos, nesse ponto é bem difícil acordar (assumindo que você não tenha sono leve).

Interromper qualquer um destes ciclos pode gerar  mau humor e fome noturna, que por sua vez pode levar a um aumento indesejado de peso, devido o fato que  corpo absorve mais gorduras durante a noite.

Outras coisas que também podem ajudar:
Além de silêncio e a escuridão, ouvir musica relaxante ou tomar um bom banho quente também podem ajudar a adormecer, outro fator importante a se lembrar durante o sono é evitar dormir de cabeça quente ou com problemas em mente. Para que você possa repousar e descansar bem você deve descarregar sua carga emocional antes de deitar, dormir de cabeça cheia além de causa pesadelos fará com que você acorde com a sensação de que não descansou isso porque de fato não descansou mesmo, estresse faz com que os ciclos do sono não tenham uma média precisa de tempo, os fazendo oscilar e não se completarem, assim, até mesmo uma noite longa de sono parecer uma pequena soneca. Chás ou suco de maracujá ajudam o corpo a relaxar progressivamente, também ajuda você deitar na sua cama somente para quando for dormir, assim o seu cérebro associa a cama com sono e isso diminui o tempo que você leva para dormir.

Comer laranja ou tomar mel poucas horas antes de dormir faz você ter uma noite mais tranquila, pois além de melhorarem seus níveis de dopamina eles também vão deixar seu sistema imunológico mais forte, pois seu corpo poderá absorver suas vitaminas de uma forma mais eficaz enquanto dorme. Fazer isso fará muita diferença ao acordar, dando aquela sensação de uma boa noite de sono.




Sempre deixe toda a sua roupa de cama o mais limpa possível e a troque com frequência, principalmente no verão. Dormir com lençóis ou cobertas sujas causam desconforto, pode não parecer muita coisa, mas isso afeta diretamente a forma que seu corpo descansa.

De quando tempo preciso? 
O recomendado são 8 horas para que seu corpo complete todos os cinco ciclos, o limite de ciclos que você precisa completar para revigorar o mínimo de energia são de três a cinco ciclos, de qualquer forma você deve passar ao menos do segundo, fique atento também a perturbações que possam ocorrer nos 15 minutos que sucedem o seu adormecimento, pois esse é a duração do primeiro e mais frágil ciclo, neste você pode ser despertado com extrema facilidade e acordara, com certeza, irritadiço, arruinando assim o resto da sua noite.

Dormir é uma das atividades mais benéficas a saúde, é importante levar seu sono a sério, principalmente se você quer ter de ficar visitando o médico de tempos em tempos, com essas dicas, sua noite de sono com certeza vai ser tranquila e restauradora. Se nada disso funcionar procure ajuda especializada para tratar de possíveis distúrbios do sono que quanto mais cedo identificados menos seu corpo sofrerá.

Pra encerrar:

Não dormir bem envelhece, prejudica a saúde e o humor de forma bem explicita, então faça o seu melhor para sempre se deitar de mente tranquila, corpo saudável e em um ambiente confortável e você verá que os problemas do seu cotidiano não eram tão grandes quanto você pensava.



Esta matéria foi reciclada como parte especial do Mês das matérias recicladas, ela foi revidada, incrementada e mais informações foram adicionadas a ela. 

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Para este experimento você vai precisar de:*Álcool
*Detergente
*Sal de cozinha
*Água
*Um bastão de vidro
*Recipientes para por o seu experimento
*Corante(opcional)




Procedimento:1) Pegue dois copos de água e coloque em um recipiente.
2) Adicione mais 1 colher de sal a mistura e mexa-a bem, retire 3 colheres desta mistura e coloque em outro recipiente.
3) Pegue essas 3 colheres da mistura e faça um bochecho por aproximadamente 1 minuto.
4) Coloque a mistura do seu bochecho em um recipiente(de preferencia de vidro para que você possa observar melhor a sua experiência) e coloque mais ou menos 1 gota de detergente, misturando levemente para que não forme bolhas.
5) Separe meio copo de água e coloque a…

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