Pular para o conteúdo principal

Como acabar com a insônia

 
Chega de insônia.
 Tem algo pior do que uma noite de insônia ou sono curto? Nos dias de hoje todos precisamos estar alertas e proativos, mas não há meios de fazer isso sem que seu corpo esteja bem descansado, então, o Near Place vai te contar algumas coisas que podem ajudar você a dormir melhor e ajudar na sua rotina do sono.

A falta do sono:
Dormir mal pode causar uma variedade de efeitos negativos durante o seu dia, além da conhecida indisposição e mau humor a falta de sono também afeta nossa alimentação, atenção e capacidades em geral. Não dormir abaixa drasticamente nosso sistema imunológico, portanto, uma boa noite de sono é algo vital a sua vida.

Luzes:
Embora muitas pessoas não se separem do seu amado abajur a escuridão é importante para uma boa noite de sono. Nosso corpo evoluiu para despertar com a luz e a adormecer com a falta dela, fora esse importante fato, o corpo regula a pressão cardíaca no escuro o que evita futuros problemas cardíacos, nosso corpo também regula os níveis de Leptina, hormônio responsável pelo que conhecemos como fome, bem, durante a noite os níveis de leptina sobem fazendo com que não tenhamos fome, isso acontece, pois nosso corpo evoluiu para não sentir fome durante a noite, pois é uma situação muito adversa procurar por comida durante a escuridão, isto nos tempos dos primeiros hominídeos.

Eis aonde esta o problema da luz.;O espectro solar, embora tenha todas as cores, ele é principalmente azul, assim como a maioria das luzes e aparelhos eletrônicos, logo, eles enganam nosso corpo o fazendo acreditar que a ainda é dia.

Ciclos do sono:
 
O ciclo do sono, o primeiro estágio é o adormecimento seguido pelo sono leve e sono REM respectivamente
Nós temos cinco ciclos de sono que duram em média 90 minutos até transitarem, estes ciclos vão de sono vele até o sono REM (Rapid Eyes Moviments ) ou movimento rápido de olhos. Os primeiros ciclos de sono são considerados sono leve, ou seja, nas primeiras horas de sono estímulos de qualquer tipo pode te acordar, com o passar das horas seu sono vai entrar nos últimos ciclos, nesse ponto é bem difícil acordar (assumindo que você não tenha sono leve).

Interromper qualquer um destes ciclos pode gerar  mau humor e fome noturna, que por sua vez pode levar a um aumento indesejado de peso, devido o fato que  corpo absorve mais gorduras durante a noite.

Outras coisas que também podem ajudar:
Além de silêncio e a escuridão, ouvir musica relaxante ou tomar um bom banho quente também podem ajudar a adormecer, outro fator importante a se lembrar durante o sono é evitar dormir de cabeça quente ou com problemas em mente. Para que você possa repousar e descansar bem você deve descarregar sua carga emocional antes de deitar, dormir de cabeça cheia além de causa pesadelos fará com que você acorde com a sensação de que não descansou isso porque de fato não descansou mesmo, estresse faz com que os ciclos do sono não tenham uma média precisa de tempo, os fazendo oscilar e não se completarem, assim, até mesmo uma noite longa de sono parecer uma pequena soneca. Chás ou suco de maracujá ajudam o corpo a relaxar progressivamente, também ajuda você deitar na sua cama somente para quando for dormir, assim o seu cérebro associa a cama com sono e isso diminui o tempo que você leva para dormir.

Comer laranja ou tomar mel poucas horas antes de dormir faz você ter uma noite mais tranquila, pois além de melhorarem seus níveis de dopamina eles também vão deixar seu sistema imunológico mais forte, pois seu corpo poderá absorver suas vitaminas de uma forma mais eficaz enquanto dorme. Fazer isso fará muita diferença ao acordar, dando aquela sensação de uma boa noite de sono.




Sempre deixe toda a sua roupa de cama o mais limpa possível e a troque com frequência, principalmente no verão. Dormir com lençóis ou cobertas sujas causam desconforto, pode não parecer muita coisa, mas isso afeta diretamente a forma que seu corpo descansa.

De quando tempo preciso? 
O recomendado são 8 horas para que seu corpo complete todos os cinco ciclos, o limite de ciclos que você precisa completar para revigorar o mínimo de energia são de três a cinco ciclos, de qualquer forma você deve passar ao menos do segundo, fique atento também a perturbações que possam ocorrer nos 15 minutos que sucedem o seu adormecimento, pois esse é a duração do primeiro e mais frágil ciclo, neste você pode ser despertado com extrema facilidade e acordara, com certeza, irritadiço, arruinando assim o resto da sua noite.

Dormir é uma das atividades mais benéficas a saúde, é importante levar seu sono a sério, principalmente se você quer ter de ficar visitando o médico de tempos em tempos, com essas dicas, sua noite de sono com certeza vai ser tranquila e restauradora. Se nada disso funcionar procure ajuda especializada para tratar de possíveis distúrbios do sono que quanto mais cedo identificados menos seu corpo sofrerá.

Pra encerrar:

Não dormir bem envelhece, prejudica a saúde e o humor de forma bem explicita, então faça o seu melhor para sempre se deitar de mente tranquila, corpo saudável e em um ambiente confortável e você verá que os problemas do seu cotidiano não eram tão grandes quanto você pensava.



Esta matéria foi reciclada como parte especial do Mês das matérias recicladas, ela foi revidada, incrementada e mais informações foram adicionadas a ela. 

Se você tem alguma matéria que você goste e queira ver restaurada e de volta ao ar avise-nos pelo chat ou pelas nossas redes sociais. Não deixe de conferir as matérias relacionadas, com certeza você vai encontrar outros artigos tão interessantes quanto este, sinta-se em casa e volte sempre.

Veja também

Antivírus de celular é mesmo necessário?

Peso ou proteção? Não é de hoje que vemos os principais nomes em antivírus de PC no Play Store, mas será mesmo que precisamos desse peso na memória? Estaríamos sendo precavidos contra pragas virtuais ou apenas sendo feito de idiotas pelas empresas que só querem vender? Descubra aqui no Near Place de uma vez por todas se precisamos mesmo de um antivírus no celular.
Argumento da Google: Segundo o chefe de segurança da Google, Adrian Ludwing, 99% dos usuários do Android não precisam de um antivírus, isso porque ao ter um uso regular e não mexer nas configurações de segurança que vem de fabrica seria de raro a impossível contrair um vírus vindo direto do Play Store. Adrian sugere que as empresas de antivírus estão apenas explorando o medo dos usuários para poder oferecer seus produtos, mas que desde que você não costume baixar de fontes não confiáveis não há o que temer.
Contra argumento das fornecedoras de antivírus: Em um consenso geral entre os principais motores antivírus tudo que a Google…

Mundo Ciência: como extrair DNA humano

Oi pessoal aqui é o Felipe e bem, vocês se lembram do primeiro Mundo Ciência em que eu ensinei vocês a extrair DNA de um morangos? Bem hoje eu irei ensinar a extrair o DNA de humanos, mas calma que você não irá precisar de sangue e nem nada do tipo, então vamos deixar de papo e começar com o experimento.


Para este experimento você vai precisar de:*Álcool
*Detergente
*Sal de cozinha
*Água
*Um bastão de vidro
*Recipientes para por o seu experimento
*Corante(opcional)




Procedimento:1) Pegue dois copos de água e coloque em um recipiente.
2) Adicione mais 1 colher de sal a mistura e mexa-a bem, retire 3 colheres desta mistura e coloque em outro recipiente.
3) Pegue essas 3 colheres da mistura e faça um bochecho por aproximadamente 1 minuto.
4) Coloque a mistura do seu bochecho em um recipiente(de preferencia de vidro para que você possa observar melhor a sua experiência) e coloque mais ou menos 1 gota de detergente, misturando levemente para que não forme bolhas.
5) Separe meio copo de água e coloque a…

Como se livrar de um manipulador.

Relações tóxicas: Você pode estar em uma agora e nem se quer sabe disso, mas não se preocupe, vamos te explicar o que elas são, quem as domina e como lidar ou se livrar disso:
Relacionamento tóxico: Um relacionamento tóxico é uma relação de qualquer espécie aonde o tratamento e unilateral, ou seja, ele parte somente de um dos envolvidos. Pessoas que promovem relacionamentos tóxicos são conhecidos como manipuladores perversos, pessoas que sofrem desse transtorno patológico apresentam comportamento dominador, mentiras patológicas, raiva compulsiva e necessidade de estar no centro do relacionamento.

A convivência com essas pessoas gera uma relação tóxica, aonde o parceiro vai lentamente envenenando e isolando o outro com comentários e atitudes malignas a fim de sugar as energias do mesmo, isto porque, um manipulador é um vampiro emocional incapaz de produzir bons sentimentos, por isso, ele deve deixar seu parceiro no mesmo nível de miséria que ele se encontra.
Os relacionamentos tóxicos podem…

Tutorial de como passar na auto escola

Vou aprender a dirigir e agora? (Atualizado, 12/05/2017)
Se sente nervoso por que vai entrar na auto escola? Ou esta inseguro em dirigir por ai mesmo estando habilitado? Não se preocupe, esses são medos comuns e hoje nós vamos mostrar a você tudo que você deve esperar desde a 1º aula até a 1º saída de carro.
Quanto vou gastar?
O preço das autoescolas com certeza é um fator que desencoraja as pessoas, mesmo aquelas que sonham muito em ter seu pedacinho de liberdade. Dinheiro não da em arvore, mas infelizmente é bom você estar ciente dos seus gastos em uma autoescola, por que, esse é o único caminho para poder dirigir por ai tranquilo, veja a seguir os preços aproximados, vale lembrar também que a cada ano o preço vai subir algumas centenas de Reais devido aos impostos:


* Os valores aqui citados são aproximados aos valores reais, os mesmo variam dependendo da região, e órgãos responsáveis.

Começando: Após ter pagado o valor exorbitante de entrada da categoria A (Moto), B( Carro) ou A/B (Ambos)…