Pular para o conteúdo principal

Tutorial de como vencer a timidez.


Timidez pra que?
Já passou por aquela situação de não conseguir se aproximar de alguém que você esta morrendo de vontade conhecer? Já teve a impressão de suas palavras estarem trancadas dentro da sua cabeça? E se eu te dissesse que você não precisa passar por isso?

        O que é a timidez?
Ao contrário da introspecção e a introversão, a timidez é uma manifestação da insegurança de não ser bem aceito, na atualidade, essa insegurança é muito comum. Uma pessoa tímida sente um bloqueio quanto o assunto é conversar com estranhos, essa limitação pode causar problemas nos relacionamentos, área profissional ou nos estudos, visto que para se sair bem no mundo de hoje é necessário certa lábia.



Entendendo melhor sua timidez:
Toda a timidez tem algo que a originou, geralmente, ser privado quando criança de interações com outras crianças por pais super-protetores é uma das causas mais comuns. Os primeiros foras, por sua vez, também são causas típicas de timidez na adolescência e vida adulta.

Saber em qual ponto da sua vida você começou a se tornar tão tímido é essencial para solucionar esse transtorno, nesse caso, você precisara se concentrar e mergulhar profundamente na sua memória. Caso você não consiga de primeira existem alguns exercícios que você pode fazer para melhorar o acesso a sua memória, por exemplo: "diários, pinturas, desenhos, palavras cruzadas e todo tipo de desafio lógico"  essas coisas vão ajudar o seu cérebro a conseguir acessar com mais facilidade memórias antigas.

Vencendo a timidez:
Uma vez identificada à causa da sua timidez, esta na hora de começar a remediar isso. Imagine esse treinamento como uma fisioterapia, se você nunca passou por isso, a fisioterapia é  uma reabilitação física lenta, esse processo é doloroso, difícil e exige muita força de vontade, dominar sua timidez também será.

Treine sorrisos e discursos no espelho: Além de tirar sua vergonha, esse exercício é ótimo para melhorar o discurso e a linguagem facial e corporal, uma das partes mais importantes de se falar bem é a linguagem corporal, seu corpo tem de estar de acordo com o que você esta dizendo.

Decore o que vai dizer: Nas primeiras conversas é bom ter em mente o que se vai dizer, outra coisa que é muito comum em todas as pessoas é enroscar no que se esta dizendo por falar muito rápido, este é um erro comum, o correto é pensar rápido e pronunciar devagar, assim vai melhorar o entendimento da outra pessoa e evita aqueles incidentes embaraçosos.

Esteja em paz: Quando for falar com estanhos, seja para que for, tenha sempre em mente a calma e o controle, uma das coisas que as pessoas não se lembram é que o ser humano é uma espécie altamente sociável, e em ambientes abertos, é natural que se espere um contato, porém, a um paradoxo chato nesse ponto. Embora  a maioria das pessoas queira entrar em contato com as outras, elas imaginam que a outra não quer, isso cria uma congruência e acaba fazendo as pessoas se ignorarem, então, seja você a pessoa que quebra essa corrente.

Olho no olho: Olhar para baixo quando se fala com alguém passa insegurança, então mesmo que a mensagem que você esteja tentando passar for importante, a outra pessoa não levara a sério, logo, mesmo que seja difícil no inicio, mantenha seus olhos focados nos olhos da outra pessoa, pois como dizem, os olhos são o portal da alma.

Outras dicas:
*Tente imaginar a pessoa com que você fala como se ela fosse um familiar seu.

*Não se deixe intimidar, o tipo físico de uma pessoa não tem inerência com a sua personalidade.

*É muito raro uma pessoa recusar abertamente uma conversa, geralmente ele dão sinais sutis que não querem ser incomodadas, como por exemplo, (braços cruzados, livros, fones de ouvido, não olhar para você).

*Falar com as pessoas não é ir para a guerra! Parar de aumentar o problema é o começo para soluciona-lo

*Existem algumas frases gatilhos que ajudam a iniciar conversas, como por exemplo: “Você sabe que horas são? O tempo esta {bom, ruim, agradável, péssimo, instável} não é? Você sabe se o {ônibus/metro} demora a passar?” Perguntas que podem ser respondidas de forma curta e direta são excelentes para começar uma conversa.

*Homens e mulheres respondem de formas diferentes a aproximações, no caso das mulheres, elas se sente mais a vontade com aproximações indiretas, como as perguntas acima. Já os homens preferem aproximações diretas, como elogios ou comentários concisos e diretos.

*Perguntar com informações com certa frequência é um bom treino, assim como dar bom dia para passantes, além de uma manifestação de gentileza, vence a timidez.

Vencer qualquer coisa nessa vida é um processo doloroso, assim como todo o aprendizado é. Saber lidar com a derrota é o que define um futuro vencedor, pois na nossa vida as derrotas são mais numerosas que as vitórias, na vida e no amor, erramos milhares de vezes e acertamos somente uma, então, seja paciente.

Bom pessoal, espero que tenham gostado desse artigo e espero realmente que ele tenha lhe ajudado. Eu mesmo já tive problemas com timidez e tive que passar por isso sozinho e do meu jeito, por isso, resolvi trazer isso para você, assim vocês passam por isso de forma menos abrupta e difícil.


Não se esqueça de comentar aqui suas experiências e se esse artigo lhe ajudou ou não, ou então, se eu me esqueci de algo que você queira acrescentar. Compartilhe esse artigo com outros amigos seus que seja tímidos, ajudar não custa nada e vale muito.

Veja também

Tutorial de como passar na auto escola

Vou aprender a dirigir e agora? (Atualizado, 12/05/2017)
Se sente nervoso por que vai entrar na auto escola? Ou esta inseguro em dirigir por ai mesmo estando habilitado? Não se preocupe, esses são medos comuns e hoje nós vamos mostrar a você tudo que você deve esperar desde a 1º aula até a 1º saída de carro.
Quanto vou gastar?
O preço das autoescolas com certeza é um fator que desencoraja as pessoas, mesmo aquelas que sonham muito em ter seu pedacinho de liberdade. Dinheiro não da em arvore, mas infelizmente é bom você estar ciente dos seus gastos em uma autoescola, por que, esse é o único caminho para poder dirigir por ai tranquilo, veja a seguir os preços aproximados, vale lembrar também que a cada ano o preço vai subir algumas centenas de Reais devido aos impostos:


* Os valores aqui citados são aproximados aos valores reais, os mesmo variam dependendo da região, e órgãos responsáveis.

Começando: Após ter pagado o valor exorbitante de entrada da categoria A (Moto), B( Carro) ou A/B (Ambos)…

Net now contra Netflix, qual é a melhor escolha?

Netflix contra Net now Nos dias de hoje, o serviço on demand de televisão tem ganhado espaço no nicho da indústria televisiva, aqui no Brasil, as duas principais concorrentes que oferecem esse tipo de serviço são a Netflix e o NET now, mas se precisarmos escolher apenas uma, qual delas venceria?
Netflix: Um serviço de assinatura muito similar a Tv a cabo, porém, com diferenciais que destacaram essa empresa no efusivo mundo dos serviços de entretenimento. Um dos principais diferenciais do Netflix é o fato de você poder usa-lo aonde quiser, pode ser um tablete, um smartfone, uma TV, um vídeo game ou qualquer coisa que tenha acesso a internet, esta característica da um novo sentido a frase “tv em todos os lugares.
Net now: Nascido do sistema de TV a cabo NET para competir diretamente com os serviços da Netflix, o Net Now oferece uma gama gigantesca de conteúdos de canais de tv e de outros serviços de vídeo, no caso do Net Now, o numero de conteúdos que estão disponíveis estã…

Como se livrar de um manipulador.

Relações tóxicas: Você pode estar em uma agora e nem se quer sabe disso, mas não se preocupe, vamos te explicar o que elas são, quem as domina e como lidar ou se livrar disso:
Relacionamento tóxico: Um relacionamento tóxico é uma relação de qualquer espécie aonde o tratamento e unilateral, ou seja, ele parte somente de um dos envolvidos. Pessoas que promovem relacionamentos tóxicos são conhecidos como manipuladores perversos, pessoas que sofrem desse transtorno patológico apresentam comportamento dominador, mentiras patológicas, raiva compulsiva e necessidade de estar no centro do relacionamento.

A convivência com essas pessoas gera uma relação tóxica, aonde o parceiro vai lentamente envenenando e isolando o outro com comentários e atitudes malignas a fim de sugar as energias do mesmo, isto porque, um manipulador é um vampiro emocional incapaz de produzir bons sentimentos, por isso, ele deve deixar seu parceiro no mesmo nível de miséria que ele se encontra.
Os relacionamentos tóxicos podem…

Curiosidades GTA V

Coisas que talvez você não tenha percebido no GTA V Olá pessoal, acharam que as curiosidades sobre o GTA tinham acabado não é ? Não só continua como evoluiu, agora vamos falar sobre o mais novo jogo da Rockstar, sem mas delongas vamos as curiosidades
Trevor é gay: Se você dar role com Michel, Frank, e Trevor juntos algumas vezes, em um determinado momento Trevor vai pedir para seus amigos lhe fazerem perguntas, Frank pergunta se Trevor é gay, o mesmo enrola e repete várias vezes " sim e não" para no final dizer que ele é o que lhe faz feliz. Pois é champs, ele que provavelmente é a personagem que você mais joga é gay, lide com isso.A internet não gosta de você:  Alguns percebem isso, outros não, o fato é que o indicador de qualquer navegador da internet no GTA é um dedo do meioRon multitarefas: Ron não é só o braço direito de Trevor e CEO da TPI, ele tem sua própria marca de gasolina e tem seu próprio quadro em uma rádio em Blaine Contry, Basta sintonizar para ouvir suas teo…