Pular para o conteúdo principal

Tutorial de como lidar com pessoas.

O manual pessoal
Pessoas são mais sortidas que bombons, têm de todos os tamanhos, tipos e principalmente personalidade e é nesse ponto que o problema de todo mundo começa. Como lidar com pessoas que não combinamos muito bem?

Minha vida e minhas pessoas:
Uma questão é lidar com pessoas na sua vida pessoal, nesse ponto é importante frisar que você não precisa manter ninguém que não combine com você por perto, se uma pessoa for incompatível no começo ela será durante todo o processo, então, evite esse desgaste desnecessário.

É um erro muito comum pensar que relações que são complicadas no começo vão se facilitando com o tempo, a tendência natural de algo que não funciona bem é piorar. Salvo o caso de pessoas com transtornos mentais, as personalidades das pessoas são como elementos químicos, não há pessoas certas ou erradas e sim combinações proveitosas ou desastrosas.


É essencial para ter sucesso no convívio com outras pessoas saber exatamente quem você é, tente se olhar com os olhos de outras pessoas, não é sinal de insegurança perguntar a uma pessoa de confiança seus defeitos e qualidades mais visíveis, assim você começara a criar uma imagem mental sobre você mesmo mais próxima à imagem que outras pessoas têm. Isso facilitara a você entender melhor as pessoas que o cercam e saber o que é uma oportunidade e o que é uma furada, por exemplo, suponhamos que você tenha um temperamento colérico, uma pessoa dominadora não formaria um bom par com você, haveriam muitos atritos e poucos bons momentos, já uma pessoa mais passiva se daria melhor.

No mesmo barco:
Na nossa vida profissional, assim como na estudantil, teremos de conviver com pessoas que não nos damos bem e ou não gostamos. Pessoas que tem um antagonismo mútuo podem fazer de suas vidas e da vida das pessoas que o cercam um inferno, uma má combinação de duas personalidades pode gerar uma explosão social, não há muitas coisas piores nesse mundo do que conviver com um desafeto, quanto maior a proximidade, maior sua infelicidade será, mas se você precisa do curso ou trabalho, então, como resolver esse impasse?

Conhecendo o desafeto:
Já que nesse caso você não tem alternativa a não ser conviver com o seu desafeto, não se preocupe, ainda é possível amenizar o atrito entre duas personalidades incompatíveis, e mesmo que seja desgastante faze-lo isso pode significar uma maior paz no ambiente de trabalho ou estudantil. Existem alguns parâmetros para se entender antes de começar a remediar a situação, eis alguns pontos a considerar:

1.A pessoa esta em uma posição superior na hierarquia?   

2.Ela pode prejudica-lo?

3.Ela sabe demais sobre você?

4.Ela é próxima a alguma pessoa relevante para você?

5.Ela guarda algum tipo de rancor contra você?

6.Qual a natureza do antagonismo?

São muitas as questões, mas uma descoberta leva a outra e logo você começara a entender melhor a situação, nada começa por acaso, toda a indiferença começa com um antagonismo e todo antagonismo começa por uma razão, podem ser desavenças passadas, inveja ou simplesmente uma péssima combinação, seja como for, entender a origem de tudo é o começo para concertar as coisas. Uma vez que a situação for entendida, o melhor passo seria falar abertamente com a pessoa e tentar concertar as coisas, é importante destacar ao seu desafeto que vocês não precisam ser amigos, mas que precisam trabalhar juntos, nesse ponto, caso haja, evidencie algum objetivo que vocês têm em comum, e como seria mais simples completar seu objetivo se vocês trabalharem juntos.

Quem é seu desafeto?
Entender a personalidade de uma pessoa que você não gosta é tão importante ou mais do que entender a personalidade de uma pessoa que você gosta. Saber como a pessoa que você não gosta pensa significa evitar várias experiências e situações desagradáveis entre vocês, ire citar aqui alguns tipos de pessoas e como lidar com elas:

Estourados:
Pessoas estouradas não sabem lidar com criticas ou com pressões, por serem inseguras e impacientes elas explodem com facilidade; pessoas com essa personalidade podem ser violentas tanto física quanto verbalmente, são muito autoritárias, erráticas e inflexíveis, mas como lidar com uma pessoa assim?

Como lidar:
A primeira coisa que você deve ter em mente é que esta lidando com uma criança, e com crianças não adianta filosofar muito. Evite exercer pressão contra essa pessoa e jamais deixe ela saber muito sobre você, pessoas assim tem a tendência de usar o conhecimento que tem sobre você para controla-lo ou prejudica-lo, então distancia é essencial. Outro aspecto importante é não entrar no seu jogo de espiral de raiva, quando essa pessoa tiver um acesso de raiva, fale com ela de forma calma, evitando palavras fortes e autoritárias como “você, deveria, aceitável, responsável, imediatamente”  é importante ir fazendo com que ele  volte a razão, quanto ela o fizer, ela se sentira envergonhada e evitara ficar muito tempo perto de você, pois ela sabe que pode ser controlada, então ela naturalmente se afasta.

Paranoides:
Paranoides são pessoas desconfiadas e reservadas, geralmente muito metódicas e com extrema dificuldade de confiar em pessoas ao seu redor, por ser quieto e observador, ter um paranoide como inimigo pode ser um desastre, pois eles provavelmente saberão muito sobre você e saberá como você reage às coisas.

Pessoas paranoides são desconfiadas e sempre vão transformar seus comentários, por mais neutro que eles sejam, em algo negativo, pessoas assim vivem em pânico e são muito desconfiadas, elas sempre vão achar que você esta tramando contra elas.

Como lidar:
Para lidar com alguém assim é importante se manter calmo e emocionalmente distante, caso contrário, você inevitavelmente acabara se deixando levar pela paranoia dessa pessoa, desmistifique a imagem distorcida que a pessoa tem sobre você com provas irrefutáveis, não importa o quanto você fale, eles só acreditam no que podem ver, então mostre que você não é ameaça.


Frágeis:
Pessoas frágeis são uma das mais difíceis de lidar, extremamente passionais e sensíveis, ter um a pessoa que se magoa fácil em uma posição que pode lhe prejudicar é um verdadeiro pesadelo. Pessoas com esse tipo de personalidade tem uma semelhança com os paranoides, eles em a tendência de transformar qualquer tipo de comentário em algo negativo, à diferença é que eles direcionam tudo para dentro e guardam magoa de você, levedo-os eventualmente a lhe prejudicar de alguma forma em algum momento.

Como lidar:
Falar com eles de uma maneira que passe a imagem que você se importa com os sentimentos do indivíduo, frases como “já passei por isso, sei o que você esta sentindo, eu lamento, as coisas vão se resolver” podem passar a imagem de uma proximidade, fazendo com que a pessoa abaixe a defesa e comece a refazer a imagem que ela tem sobre você.

Fofoqueiros:
Pessoas fofoqueiras têm a tendências a manter seu foco na vida dos demais, isso acontece pelas pessoas ter um péssimo relacionamento, uma vida que ela considera monótona ou então por ser infeliz com algum aspecto sobre si mesmo.

Pessoas que falem sobre outras pessoas, por mais bem sucedidas que pareçam,  são fracassadas em vários aspectos da vida, por não serem capazes de produzir e compartilhar ideias, elas se focam na vida das outras pessoas.
Fofoqueiros também tem a tendência a serem alpinistas sociais, e para isso, é essencial saber os podres dos que o cercam, pois eles não são capazes de produzir ou crescer por conta própria, logo, eles precisam desmerecer o trabalho de todos para que o dele seja o único a considerar, e faz com que todos pareçam inseguros para que somente ele pareça equilibrado, por essa razão, muitos fofoqueiros são chefes em vários departamentos do mercado trabalhista.

Caso um fofoqueiro não goste de você, ele ira usar todas as pessoas ao redor para saber tudo sobre você, caso ele não consiga, ele começara a criar boatos ao seu respeito e vai espalhar por ai, inclusive, ele pode chegar a inventar coisas sobre você para o seu chefe, se ele for seu chefe, prepare-se ele tentará fazer com que você saia por conta própria tornando a sua imagem a mais escabrosa possível.

Como lidar:
É vital que você fique o mais neutro possível. Tudo começa como uma interessante fofoca, pessoas fofoqueiras sabem que todo mundo aprecia a novela da vida humana e usam informações privadas das pessoas como moeda de troca, Elas vêm com uma informação sobre outra pessoa algumas vezes, e logo começam a perguntar e especular sobre a sua vida, você provavelmente se sentira a vontade perto dessa pessoa, pois terá a falsa impressão que ela é de confiança, mas isso é assinar seu atestado de infelicidade.

Todo fofoqueiro é agente duplo, eles gostam de manter as intrigas no ambiente de trabalho ou estudantil, pois suas vidas são tediosas, então, eles criam esse ambiente de tensão para que inevitavelmente haja conflito, assim ela se sente realizada. Nunca diga nada sobre você ou sobre qualquer pessoa para um fofoqueiro, contrário ao senso comum o fofoqueiro não é um pombo correio, ele não leva a sua mensagem diretamente, ele funciona como uma espécie de Facebook, o que você diz fica exposto para todo mundo ver e é distorcido.

Nunca bata de frente ou ignore um fofoqueiro, ele se sentira ofendido e fará de você seu alvo favorito, a melhor maneira de lidar com pessoas assim é ouvir e fingir interesse na informação, mas assim que a pessoa acabar de falar troque de assunto, apresente ideias, fale curiosidades, atraia a atenção dessas pessoas. É possível manter um fofoqueiro por perto de forma inofensiva desde você alimente a curiosidade infantil deles com fatos e não com boatos, e o mais essencial de tudo, não entre no jogo, não espalhe nada do que ele disser e nunca leve a sério, ele sempre virá com coisas como “ tal pessoa disse que você é X “ Tal pessoas disse que seu trabalho é Y” ele sempre virá com comentários na forma pejorativa, mas antes de ir tirar satisfação e ameaçar perder o emprego ou ser mal visto no curso lembre-se de que 90% do que um fofoqueiro te diz é mentira e os outro 10% são aumentados.

Pessimistas:
Pessoas pessimistas são capazes de levar qualquer pessoa pra baixo, geralmente os paranoide são pessimistas também. Um pessimista acima de você pode externar esse sentimento de fracasso e direciona-lo ao você e ao seu trabalho, para ele, nunca nada estará bom o suficiente e tudo que você fizer estará errado ou poderia ter sido feito melhor.

Como lidar:
A melhor forma de lidar com um pessimista é sendo otimista, seja energético, proativo e mude a imagem que a pessoa tem do mundo, além de ser um favor que você faz a ela, também vai lhe livrar de muitos problemas.  Embora a solução pareça simples, é importante lembrar se que um pessimista pode levar um otimista para baixo e vice e versa, essa será uma verdadeira batalha para ver quem em o ponto de vista mais forte, se for o seu, sucesso, se não, tente sempre se lembrar de porque começou.


A chave mestra:
Para todos os efeitos, uma boa educação é a chave que abre qualquer porta, mesmo assim é importante saber a diferença entre ser uma pessoa gentil e educada e uma pessoa ingênua e influenciável.
Ser gentil e usar palavras e frases calmas passam as pessoas ao seu redor a imagem de que você não é uma ameaça, mas cuidado, no ambiente de trabalho isso pode ser confundido com fraqueza e isso vai acabar atraindo pessoas inescrupulosas que fazem escaladas sócias para a sua companhia, então, saiba escolher com cuidado as companhias que você tem, uma delas pode facilmente te levar ao fundo do poço.

A educação e a marca de uma pessoa madura, e pessoas maduras passam confiança, o ideal para conviver em um ambiente tão diversificado é saber se adaptar as pessoas ao seu redor, ser flexível não é ser fraco, não se pode agradar a gregos e troianos, porém, pode se manter neutro e livre de problemas se você se lembrar de algumas regras simples:

1.Nunca de detalhes sobre sua vida pessoal em ambientes aonde você não confia em todos.

2.Cuidado com quem você se envolve.

3.Uma pessoa que fala da vida de outros, também fala sobre a sua vida.

4.Boas pessoas não são as mais amáveis, cuidado com bajuladores.

5.Vida profissional, educacional e pessoal são três coisas diferentes, não as misture.

6.Por mais tentador que seja usar aquele colega solicito como ombro amigo, evite, seus amigos mais antigos servem para isso.

São regras simples, porém, isso pode ser a diferença entre uma carreira de sucesso e um inferno pessoal, não pense que a sua vida depende somente de você e de suas atitudes, as pessoas que o cercam têm influencias direta no seu futuro, então tente manter o fator “humano” o menos imprevisível possível, afinal de contas, surpresas desagradáveis são desnecessárias, não é?

Comentários

Veja também

Por que nosso país é tão corrupto?

Corrupção sub. Feminino : modificação, adulteração das características originais de algo.

A corrupção é algo que afeta a vida de todos nós, mas exatamente o que é corrupção? Nesse artigo especial nós vamos conversar sobre a famosa “raiz do problema” e juntos vamos ter uma reflexão honesta e concreta sobre o que está errado nesse nosso Brasil, pra isso eu preparei um vídeo especialmente pra vocês e se esse artigo tiver um bom feedback vou usar mais esse formado de artigo com vídeo, então espero que gostem e acima de tudo espero que ajude a todos vocês, caros leitores, a refletir sobre nossas mazelas internas e externas.
video aqui




Vai além: Muitos podem estar pensando “você usou só quatro exemplo” Mas se esses quatro, coisas cotidianas que a maioria de nós já deve ter feito ao menos uma vez não foi o suficiente eu preparei uma pequena lista sobre coisas cotidianas que fazemos e que são ilegais:

❎ Furar o sinal vermelhoArt. 208. Avançar o sinal vermelho do semáforo ou o de parada obrigatória…

Mundo Ciência: como extrair DNA humano

Oi pessoal aqui é o Felipe e bem, vocês se lembram do primeiro Mundo Ciência em que eu ensinei vocês a extrair DNA de um morangos? Bem hoje eu irei ensinar a extrair o DNA de humanos, mas calma que você não irá precisar de sangue e nem nada do tipo, então vamos deixar de papo e começar com o experimento.


Para este experimento você vai precisar de:*Álcool
*Detergente
*Sal de cozinha
*Água
*Um bastão de vidro
*Recipientes para por o seu experimento
*Corante(opcional)




Procedimento:1) Pegue dois copos de água e coloque em um recipiente.
2) Adicione mais 1 colher de sal a mistura e mexa-a bem, retire 3 colheres desta mistura e coloque em outro recipiente.
3) Pegue essas 3 colheres da mistura e faça um bochecho por aproximadamente 1 minuto.
4) Coloque a mistura do seu bochecho em um recipiente(de preferencia de vidro para que você possa observar melhor a sua experiência) e coloque mais ou menos 1 gota de detergente, misturando levemente para que não forme bolhas.
5) Separe meio copo de água e coloque a…

Tutorial de como passar na auto escola

Vou aprender a dirigir e agora? (Atualizado, 12/05/2017)
Se sente nervoso por que vai entrar na auto escola? Ou esta inseguro em dirigir por ai mesmo estando habilitado? Não se preocupe, esses são medos comuns e hoje nós vamos mostrar a você tudo que você deve esperar desde a 1º aula até a 1º saída de carro.
Quanto vou gastar?
O preço das autoescolas com certeza é um fator que desencoraja as pessoas, mesmo aquelas que sonham muito em ter seu pedacinho de liberdade. Dinheiro não da em arvore, mas infelizmente é bom você estar ciente dos seus gastos em uma autoescola, por que, esse é o único caminho para poder dirigir por ai tranquilo, veja a seguir os preços aproximados, vale lembrar também que a cada ano o preço vai subir algumas centenas de Reais devido aos impostos:


* Os valores aqui citados são aproximados aos valores reais, os mesmo variam dependendo da região, e órgãos responsáveis.

Começando: Após ter pagado o valor exorbitante de entrada da categoria A (Moto), B( Carro) ou A/B (Ambos)…

Como se livrar de um manipulador.

Relações tóxicas: Você pode estar em uma agora e nem se quer sabe disso, mas não se preocupe, vamos te explicar o que elas são, quem as domina e como lidar ou se livrar disso:
Relacionamento tóxico: Um relacionamento tóxico é uma relação de qualquer espécie aonde o tratamento e unilateral, ou seja, ele parte somente de um dos envolvidos. Pessoas que promovem relacionamentos tóxicos são conhecidos como manipuladores perversos, pessoas que sofrem desse transtorno patológico apresentam comportamento dominador, mentiras patológicas, raiva compulsiva e necessidade de estar no centro do relacionamento.

A convivência com essas pessoas gera uma relação tóxica, aonde o parceiro vai lentamente envenenando e isolando o outro com comentários e atitudes malignas a fim de sugar as energias do mesmo, isto porque, um manipulador é um vampiro emocional incapaz de produzir bons sentimentos, por isso, ele deve deixar seu parceiro no mesmo nível de miséria que ele se encontra.
Os relacionamentos tóxicos podem…