Pular para o conteúdo principal

Polvo Mímico

O incrível polvo mimico.

Polvos são de longe uma das criaturas oceânicas mais inteligentes e fascinantes, sua capacidade de trocar de textura e cor só é superada pela sua inacreditável capacidade de adaptação, mas hoje falaremos de uma espécie pouco estudada, recentemente descoberta e de longe uma das mais interessantes.

O melhor mímico:
Encontrado pela primeira vez em 1998, por um pescador na costa da Indonésia o polvo mímico (Thaumoctopus mimicus) é uma criatura tímida que tem como principal sistema de defesa imitar predadores ou peixes venenosos para afugentar seus predadores naturais. Além do usual jato de tinta negra, o Polvo Mimico tem a capacidade de assumir a cor, textura e a forma de vários animais, como por exemplo, o peixe pedra, peixe leão, água viva, serpente dentre outros. Seus cromatóforos são um dos mais desenvolvidos dentre todos os cefalópodes, estudos demostram que a capacidade de mudança de cor de um polvo esta diretamente associada a sua memoria, após alguns estudos foi comprovado que a capacidade de armazenamento de padrões de cores e texturas que um polvo pode armazenar é basicamente infinita.

Dotados do sistema neural mais complexo da natureza, seu cérebro é muito organizado e setorizado, não deixe seu parentesco próximo com as ostras lhe enganar, estamos falando aqui de uma das criaturas marinhas mais bem desenvolvidas do oceano, sua capacidade cognitiva vai muito além de golfinhos.


Ótimos alunos:
Polvos são animais fascinantes para se estudar, desde que você tenha condições de mantê-los. Estes animais precisam de um ambiente controlado para que possam sobreviver. O que poucas pessoas sabem é que polvos podem sair da água e andar pela Terra. Embora esse comportamento não ocorra naturalmente devido ao fato de polvos geralmente ocuparem camadas mais profundas do oceano, cefalópodes pode durar alguns minutos ou poucas horas fora da água.


Polvos tem a capacidade de aprendizagem assim como os humanos, eles têm uma área em seu complexo cérebro responsável por armazenar experiências vividas, então, eles não só são capazes de aprender com os próprios erros como também podem aprender com o erro de outros.

Durante vários estudos, documentários e pescarias pessoas puderam se deparar com o fato inacreditável de polvos andando por barcos e laboratórios livremente. São animais extremamente engenhosos e curiosos, eles sabem identificar aonde o tanque com sua refeição esta, sair de seu tanque, achar o outro tanque, entrar, come e depois voltar ao seu próprio tanque, é seguro dizer que em alguns milhares de anos a inteligência deste animal será igual ou superior a nossa. Colocando em escala evolutiva, e inteligência deste invertebrado em sua fase mais primitiva é superior a nossa em nossa fase mais primitiva, logo seguindo a lógica pode chegar o dia de sua inteligência superar a nossa por meio da evolução.


Cabem em qualquer lugar:
Nosso Polvo Mimico, assim como diversos primos pode se encaixar em virtualmente qualquer fenda e buraco, estudos apontam que o limite para o quanto um polvo pode se encolher é equivalente ao tamanho do seu olho, graça a falta de ossos e vertebras, os polvos podem se espremer em lugares que seriam impossíveis para diversos animais. Seu corpo feito inteiramente de músculos também provem a este sábio animal uma força descomunal, seus braços são capazes de espremer um tubarão de tamanho de um Galha Branca.


Comportamento e alimentação:
Embora sejam dotados de uma força impressionante e uma inteligência fora de série para o mundo submarino, os polvos mímicos assim como todos os cefalópodes são animais tímidos, porém curiosos e sociáveis, por serem frágeis eles possuem três tipos de defesa :


  • Jatos de tinta: Soltam um jato de tinta feito de melanina.



  • Camuflagem: Alteram sua cor, textura, e no caso do polvo mimico a forma. A alteração de sua cor e textura corporal é feita graças a células chamadas de cromatóforos.



  • Ataque e regeneração: Polvos tem sistemas nervosos independentes nos braços, a autonomia deles e suas ventosas com garras juntas ao seu bico de papagaio fazem com que os ataques desde animais sejam fatais 91% das vezes. Polvos mímicos tem a maior flexibilidade nos tentáculos entre todas as espécies permitindo a ele assumir a forma de outros peixes. Polvos também pode se desfazer de seus tentáculos, os mesmos voltaram a se regenerar por brotamento.

A alimentação do Polvo mimico é similar a de outros polvos, resumindo-se a pequenos crustáceos e peixes menores, diferente das lulas, polvos são pacíficos e raramente chegam perto de outros animais.

Reprodução:
Este é o aspecto mais triste desta espécie, polvos em geral não duram muito tempo após o fim da cópula. Os machos morrem poucos meses após a reprodução enquanto as fêmeas param de se alimentar para cuidar de seus ovos no seu ninho, pouco após o nascimento de seus filhotes a fêmea morre por inanição.


Bom pessoal, ainda há muito mais a ser dito sobre este fascinante animal submarino, e muito mais ainda há ser descoberto, infelizmente uma única matéria é pouco para falar sobre este animal tão fascinante.

Comentários

Veja também

Mundo Ciência: como extrair DNA humano

Oi pessoal aqui é o Felipe e bem, vocês se lembram do primeiro Mundo Ciência em que eu ensinei vocês a extrair DNA de um morangos? Bem hoje eu irei ensinar a extrair o DNA de humanos, mas calma que você não irá precisar de sangue e nem nada do tipo, então vamos deixar de papo e começar com o experimento.


Para este experimento você vai precisar de:*Álcool
*Detergente
*Sal de cozinha
*Água
*Um bastão de vidro
*Recipientes para por o seu experimento
*Corante(opcional)




Procedimento:1) Pegue dois copos de água e coloque em um recipiente.
2) Adicione mais 1 colher de sal a mistura e mexa-a bem, retire 3 colheres desta mistura e coloque em outro recipiente.
3) Pegue essas 3 colheres da mistura e faça um bochecho por aproximadamente 1 minuto.
4) Coloque a mistura do seu bochecho em um recipiente(de preferencia de vidro para que você possa observar melhor a sua experiência) e coloque mais ou menos 1 gota de detergente, misturando levemente para que não forme bolhas.
5) Separe meio copo de água e coloque a…

Tutorial de como passar na auto escola

Vou aprender a dirigir e agora? (Atualizado, 12/05/2017)
Se sente nervoso por que vai entrar na auto escola? Ou esta inseguro em dirigir por ai mesmo estando habilitado? Não se preocupe, esses são medos comuns e hoje nós vamos mostrar a você tudo que você deve esperar desde a 1º aula até a 1º saída de carro.
Quanto vou gastar?
O preço das autoescolas com certeza é um fator que desencoraja as pessoas, mesmo aquelas que sonham muito em ter seu pedacinho de liberdade. Dinheiro não da em arvore, mas infelizmente é bom você estar ciente dos seus gastos em uma autoescola, por que, esse é o único caminho para poder dirigir por ai tranquilo, veja a seguir os preços aproximados, vale lembrar também que a cada ano o preço vai subir algumas centenas de Reais devido aos impostos:


* Os valores aqui citados são aproximados aos valores reais, os mesmo variam dependendo da região, e órgãos responsáveis.

Começando: Após ter pagado o valor exorbitante de entrada da categoria A (Moto), B( Carro) ou A/B (Ambos)…

Net now contra Netflix, qual é a melhor escolha?

Netflix contra Net now Nos dias de hoje, o serviço on demand de televisão tem ganhado espaço no nicho da indústria televisiva, aqui no Brasil, as duas principais concorrentes que oferecem esse tipo de serviço são a Netflix e o NET now, mas se precisarmos escolher apenas uma, qual delas venceria?
Netflix: Um serviço de assinatura muito similar a Tv a cabo, porém, com diferenciais que destacaram essa empresa no efusivo mundo dos serviços de entretenimento. Um dos principais diferenciais do Netflix é o fato de você poder usa-lo aonde quiser, pode ser um tablete, um smartfone, uma TV, um vídeo game ou qualquer coisa que tenha acesso a internet, esta característica da um novo sentido a frase “tv em todos os lugares.
Net now: Nascido do sistema de TV a cabo NET para competir diretamente com os serviços da Netflix, o Net Now oferece uma gama gigantesca de conteúdos de canais de tv e de outros serviços de vídeo, no caso do Net Now, o numero de conteúdos que estão disponíveis estã…

Os estigmas da nossa sociedade.

Estigmas Uma palavra muito presente na nossa sociedade e na pele daqueles que a sofrem, entenda um pouco melhor sobre alguns dos mais comuns tipos de estigma e como evita-los.
Estigma, nada mais é do que um preconceito coletivo, aonde um grupo é descriminado por uma maioria esmagadora, estes são considerados, comumente por boa parte da sociedade, como páreas e são frequentemente marginalizados por suas atividades, crenças ou gostos.
Os estigmas e preconceitos existem nas mais diversas formas e tamanhos, engloba quase tudo que foge de um padrão popular, e isto em sí, engloba muitas coisas, para que esse artigo não fique muito extenso ele será dividido em duas partes, conheça agora alguns estigmas comuns:
Estigma Religioso: Segundo a constituição brasileira, cada um de nós tem direito a livre escolha e expressão da fé, por ser um país laico, na teoria nós deveríamos abrigar todos os tipos de religião , porém na pratica tal coisa jamais existiu.
Nos dias de hoje, não importa qual seja sua rel…