Pular para o conteúdo principal

Os tipos de vírus.

Pragas Virtuais

Todos estão propícios a pegar um ou mais deles durante nossas navegações, é essencial saber diferencia-los para evitar maiores danos no seu computador, afinal de contas ninguém que ficar pagando uma nota aos técnicos de informática por problemas que podemos resolver sem maiores dificuldades.

As classes e tipos de vírus se classificam baseado na razão pela qual eles são programados, alguns são somente softwares espiões, outros são programados para fazer estragos quase irreparáveis, vamos entender mais sobre eles...


Vírus:
Resultado de imagem para pc virus
Vírus são as pragas virtuais mais comuns e fáceis de pegar, porém são as de menos ameaça, pois são programados a distancia e o invasor não tem acesso direto ao seu computador; por exemplo, um Trojan Backdoor somente abre as portas para que um invasor possa entrar; o vírus em si não faz absolutamente nada. A maioria deles apaga, corrompe ou monopolizam a memória de um PC, mas com paciência você pode tira-los do seu computador com o uso de algumas ferramentas simples, como o Unlocker que é um software que te permite remover qualquer arquivo do computador, sendo ele protegido ou não, assim uma vez que você descubra a fonte do vírus, você pode retirá-lo. Antes disso é importante ter um bom antivírus ao seu lado, para assim, identificar e na maioria dos casos removê-lo sem mais contratempos. Se você é um usuário experiente e que não faz muitos downloads, você pode usar o Avast que é leve, simples, mas não é tão completo e oferece uma proteção um tanto limitada. Agora, se você é um usuário novato que não conhece muito bem a internet, ou então, como eu, é uma pessoa que precisa baixar muitas coisas e às vezes de sites suspeitos, é melhor você usar o AVG que embora seja mais pesado, tem mais recursos e é mais completo em suas definições de vírus. Usando essas precauções e é claro, o bom senso, você estará protegido contra esse tipo de praga digital, mas esta não é a única.


Spyware 
Um spyware em si não irá causar dano nenhum ao seu computador, mas, sua privacidade estará comprometida. O perigo nesse tipo de Software é que ele pode transmitir livremente dados do seu computador para outro computador receptor, sem seu consentimento ou conhecimento. A codificação de um software desse tipo é extremamente complexa e antivírus comuns e firewalls não o param, pois ele se passa ou por arquivo do sistema ou até mesmo por uma atualização de seu antivírus. Particularmente, esses softwares levam muito tempo para serem tirados e não devem ser manipulados por usuários leigos, contrate um técnico ou peça para algum amigo que saiba o que está fazendo tentar removê-lo. Mas, é claro que é melhor prevenir do que remediar, então, para se manter livre dessa praga eu sugiro o Spybot mas lembre-se de ser atento ou então você pode ser vitima de :

Ransomware:
Os Ransomwares são softwares maliciosos que, ao infectarem um computador, criptografam todo ou parte do conteúdo do disco rígido. Os responsáveis pelo software exigem da vítima, um pagamento pelo "resgate" dos dados. Ransonwares são ferramentas para crimes de extorsão e são complexos e bem trabalhados. O PC Cyborg Trojan, foi o primeiro código de um ransomware conhecido. Nomes de alguns Ransomwares conhecidos: Gpcode-B e PGPCoder. É raro uma pessoa comum se tornar vítima desse tipo de malware, sendo que os agressores visam mais donos de empresas, mas fique sempre alerta, o Spybot pode te proteger dessa subcategoria também.


Rootkits
Rootkit é um tipo de software, muitas vezes malicioso, projetado para esconder a existência de certos processos ou programas de métodos normais de detecção e permitir assim o contínuo acesso privilegiado a um computador.

Quando algum sistema operacional efetua um pedido de leitura de um arquivo, o rootkit intercepta os dados que são requisitados e faz uma filtragem dessa informação, deixando o sistema ler apenas arquivos não infectados. Desta forma, o antivírus ou qualquer outra ferramenta ficam impossibilitados de encontrar o arquivo malicioso.

 Estes aqui não são tão raros e unidos a um vírus ou spyware, são extremamente perigosos, uma vez que, com essa ferramenta um hacker pode ter controle total do seu computador, mas o Spybot ou outros programas antispyware também podem o impedir, desde que eles não estejam ativos no seu computador e ainda presos ao hospedeiro, mas a próxima ameaça não terá programas que possam impedir sua ação, esse é o malware mais perigoso a circular na web...


Worms 
Um Worm (verme, em português) é um programa auto replicante, semelhante a um vírus biológico. Enquanto um vírus infecta um programa e necessita deste programa hospedeiro para se propagar, o Worm é um programa completo e não precisa de outro para se propagar.

Um worm pode ser projetado para tomar ações maliciosas após infestar um sistema, além de se auto replicar, este pode apagar arquivos em um sistema ou enviar documentos por email.

A partir disso, o worm pode tornar o computador infectado vulnerável a outros ataques e provocar danos apenas com o tráfego de rede gerado pela sua reprodução – o Mydoom, por exemplo, causou uma lentidão generalizada na Internet no pico de seu ataque. Não existem meios seguros ou confirmados para a remoção e proteção desse tipo de praga, embora raros e quase extintos, nunca se sabe o que se passa em um computador de um hacker.


Bom, eu espero que essa matéria tenha sido útil para vocês, eu não citei Adwares por que essa matéria aqui visou somente malwares nocivos ao seu computador, eu deixei de incluir uma enciclopédia mais completa sobre os tipos de vírus visando compactar mais a matéria para focá-la em ajuda e não didática, qualquer dúvida ou sugestão pode comentar aqui em baixo ou falar com a gente lá em cima.

OBS: Esta matéria foi editada de seu estado original e relançada para se adequar aos novos padrões do Near Place.
Data original de lançamento: 11/03/13


Comentários

  1. Acho que o mais perigoso é o ransoware. Pra evitar essa e outras pragas, nada como um psafe instalado!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários sujeitos a moderação. Não são permitidos comentários de incitação ao ódio ou com palavras de baixo calão. Duvidas, vinde !ajuda"

Veja também

Antivírus de celular é mesmo necessário?

Peso ou proteção? Não é de hoje que vemos os principais nomes em antivírus de PC no Play Store, mas será mesmo que precisamos desse peso na memória? Estaríamos sendo precavidos contra pragas virtuais ou apenas sendo feito de idiotas pelas empresas que só querem vender? Descubra aqui no Near Place de uma vez por todas se precisamos mesmo de um antivírus no celular.
Argumento da Google: Segundo o chefe de segurança da Google, Adrian Ludwing, 99% dos usuários do Android não precisam de um antivírus, isso porque ao ter um uso regular e não mexer nas configurações de segurança que vem de fabrica seria de raro a impossível contrair um vírus vindo direto do Play Store. Adrian sugere que as empresas de antivírus estão apenas explorando o medo dos usuários para poder oferecer seus produtos, mas que desde que você não costume baixar de fontes não confiáveis não há o que temer.
Contra argumento das fornecedoras de antivírus: Em um consenso geral entre os principais motores antivírus tudo que a Google…

Mundo Ciência: como extrair DNA humano

Oi pessoal aqui é o Felipe e bem, vocês se lembram do primeiro Mundo Ciência em que eu ensinei vocês a extrair DNA de um morangos? Bem hoje eu irei ensinar a extrair o DNA de humanos, mas calma que você não irá precisar de sangue e nem nada do tipo, então vamos deixar de papo e começar com o experimento.


Para este experimento você vai precisar de:*Álcool
*Detergente
*Sal de cozinha
*Água
*Um bastão de vidro
*Recipientes para por o seu experimento
*Corante(opcional)




Procedimento:1) Pegue dois copos de água e coloque em um recipiente.
2) Adicione mais 1 colher de sal a mistura e mexa-a bem, retire 3 colheres desta mistura e coloque em outro recipiente.
3) Pegue essas 3 colheres da mistura e faça um bochecho por aproximadamente 1 minuto.
4) Coloque a mistura do seu bochecho em um recipiente(de preferencia de vidro para que você possa observar melhor a sua experiência) e coloque mais ou menos 1 gota de detergente, misturando levemente para que não forme bolhas.
5) Separe meio copo de água e coloque a…

Como se livrar de um manipulador.

Relações tóxicas: Você pode estar em uma agora e nem se quer sabe disso, mas não se preocupe, vamos te explicar o que elas são, quem as domina e como lidar ou se livrar disso:
Relacionamento tóxico: Um relacionamento tóxico é uma relação de qualquer espécie aonde o tratamento e unilateral, ou seja, ele parte somente de um dos envolvidos. Pessoas que promovem relacionamentos tóxicos são conhecidos como manipuladores perversos, pessoas que sofrem desse transtorno patológico apresentam comportamento dominador, mentiras patológicas, raiva compulsiva e necessidade de estar no centro do relacionamento.

A convivência com essas pessoas gera uma relação tóxica, aonde o parceiro vai lentamente envenenando e isolando o outro com comentários e atitudes malignas a fim de sugar as energias do mesmo, isto porque, um manipulador é um vampiro emocional incapaz de produzir bons sentimentos, por isso, ele deve deixar seu parceiro no mesmo nível de miséria que ele se encontra.
Os relacionamentos tóxicos podem…

Tutorial de como passar na auto escola

Vou aprender a dirigir e agora? (Atualizado, 12/05/2017)
Se sente nervoso por que vai entrar na auto escola? Ou esta inseguro em dirigir por ai mesmo estando habilitado? Não se preocupe, esses são medos comuns e hoje nós vamos mostrar a você tudo que você deve esperar desde a 1º aula até a 1º saída de carro.
Quanto vou gastar?
O preço das autoescolas com certeza é um fator que desencoraja as pessoas, mesmo aquelas que sonham muito em ter seu pedacinho de liberdade. Dinheiro não da em arvore, mas infelizmente é bom você estar ciente dos seus gastos em uma autoescola, por que, esse é o único caminho para poder dirigir por ai tranquilo, veja a seguir os preços aproximados, vale lembrar também que a cada ano o preço vai subir algumas centenas de Reais devido aos impostos:


* Os valores aqui citados são aproximados aos valores reais, os mesmo variam dependendo da região, e órgãos responsáveis.

Começando: Após ter pagado o valor exorbitante de entrada da categoria A (Moto), B( Carro) ou A/B (Ambos)…