Pular para o conteúdo principal

Lidando com as emoções

Elas não precisam ser opostas

Ah as emoções, complicadas e fortes, uma bomba relógio que em segundos pode destruir coisas que se levam anos para se construir. Todos nós sabemos que as emoções são inerentes ao ser humano, não podemos viver sem elas, mesmo que muito de nós tente esconde-las ou sufoca-las, mas é claro que, uma hora ou outra elas tomam o controle.

Uma pergunta vem a mente de algumas pessoas uma hora ou outra na vida “ Se minhas emoções são tão fortes, eu posso usar elas a meu favor ?” Claro, embora essa tarefa não seja nada fácil, sim, nós podemos pegar essa incrível força que são nossas emoções e reações e usa-las a nosso favor, seja em qualquer aspecto da vida, o uso de emoções bem condicionadas podem ser o diferencial que sua vida precisava, mas antes, vamos entender o conceito que nos permite controlar e focar nossas emoções.

A canalização:

Canalizar significa direcionar em sua tradução mais bruta, no caso das emoções, é redirecionar. Pense no seu corpo como uma grande central elétrica, toda a central elétrica pode trabalhar com voltagens e amperagens especificadas, uma sobrecarga significa destruição, então, o que fazer se uma carga extra entre no sistema? Simples O que você não pode absorver você redireciona. Existem cargas emocionais que não podemos lidar, logo, nós precisar achar lugares para redireciona-las, para que as mesmas não nos causem danos, nisso, nós entramos no conceito da canalização emocional.

Canalizar uma emoção é simplesmente pegar a carga extra que uma emoção pode causar e direciona-la para fins uteis na sua vida, seja na arte, no trabalho ou nos relacionamentos interpessoais canalizar emoções pode ser útil e pode ser o trampolim que você precisava.


Canalizar não significa extinguir!

É importante entender que canalizar emoções não significa de forma alguma que você esta se tornando uma pessoa fria e sem emoções, muito pelo contrário, ao canalizar suas emoções você fica em maior contato com as mesmas, já que, para canalizar algo é preciso entender as propriedades do mesmo, então, o Near Place vai dar algumas dicas de como domar emoções drásticas, como canaliza-las e as consequências da emoção caso não seja controlada.


Paixão
Essa é uma emoção positiva, porém, muito forte. Se controlada essa emoção pode aumentar o prazer do inicio do namoro e mostrar mais de você do que você poderia imaginar, mas, se não controlada ela pode se tornar um sentimento destrutivo e obsessivo, mas vamos entendê-la melhor. Quando se esta apaixonado você perde 5% da sua capacidade de lógica, essa capacidade é responsável pela capacidade de decisões, precauções etc... Essa perda é convertida em 5% de capacidade emocional, o lado que permite os dons artísticos, extroversão e a alegria.

Como canalizar?

Já que você tem um súbito ataque artístico, aproveite, enquanto apaixonado sua criatividade cresce, então use e abuse. É claro que você não vai aprender a tocar instrumentos ou a cantar ou pintar perfeitamente por mágica, mas a vontade de fazer tais coisas surge, então faça! Ao dar liberdade a sua criatividade você alivia a pressão emocional e a carência que uma paixão traz.


Se não for controlada:

A paixão logo se converte em sentimento de posse, este leva ao apego exagerado, que por sua vez leva ao ciúme, esse efeito dominó leva ao fim de relacionamento muito rápido, já que uma vez que o apego emocional de uma paixão não seja controlado ele vai passar a ser interpretado pelo seu sub consciente como necessidade patológica de ter a pessoa na hora que você quer, em casos extremos isso pode levar a obsessão, coisa que pode levar a resultados sinistros.


Raiva
No mundo caótico de hoje, o estresse é um sentimento comum na nossa rotina, esse sentimento negativo envenena nossa mente e corpo e se não for levado a sério pode desencadear diversos tipos de doenças. O estresse é o resultado do sentimento de incapacidade de dizer o que pensa, quer ou de não conseguir resolver um problema em longo prazo. Sua mente involuntariamente vai remoer esses pensamentos tentando achar uma solução, esse processo vai fazer você se sentir mal inconscientemente, então a tensão vai vir e você vai se esquecer da razão.

Como canalizar?

Esporte é uma boa pedida, principalmente os de contato, já que a raiva libera um pouco mais de vigor físico que o normal. Esse sentimento esta parcialmente ligada a luta ou fuga, logo, ele pode ser administrado perfeitamente em esportes, uma casamento perfeito. Mas lembre-se de não ficar muito competitivo, se esse for o caso o esporte deixa de ser um canalizador para ser um amplificador dessa emoção

Se não for controlada:
Esse é um dos sentimentos mais destrutivos que um ser humano pode desenvolver, seus efeitos vão muito além da psique e podem causar enfermidades por todo o corpo como: Cirroses, Úlceras, Câncer, envelhecimento precoce, calvície, e em casos mais grave: problemas de circulação de sangue e enfartes. Na mente a raiva pode causar comportamentos violentos, desconfiança exagerada, mania de perseguição, desordem alimentar, obesidade mórbida. Em casos mais graves a raiva pode desenvolver a psicose ou esquizofrenia, se você sente muita raiva por motivos bobos ou tem facilidade em se irritar e demora em se acalmar procure ajuda psicológica.



Alegria:
Parece ridículo listar a alegria como uma emoção que precise de controle, já que a alegria é a melhor emoção humana que existe, mas lembre-se, qualquer coisa em excesso é prejudicial e a alegria não é diferente, vamos explicar por que e mostrar suas associações e interligações. A alegria ou euforia esta ligada aos prazeres banais e poucos produtivos (baladas, bebedeiras, passeios, compras, jantares fora e etc..). A alegria raramente se associa a rotina, logo, esta raramente esta ligada ao trabalho já que a mesma é mais bem liberada com experiências raras ou inesperadas, isso explica a busca das pessoas por coisas novas.


Como canalizar:

Essa pode ser a emoção mais difícil de canalizar, já que ela vem do inesperado e do diferente, é difícil mantê-la por longos períodos de tempo. Uma solução é criar expectativas, por exemplo, sempre que você volta do trabalho assiste seu seriado favorito, ou tem um jantar romântico com seu amor todo domingo, criar expectativa anima as coisas.

Sorrir cria alegria para si e para os outros, sim, em algumas situações é muito difícil sorrir, mas lembre-se, se irritar e se magoar não soluciona nada, e feliz você fica descontraído, logo, pensa melhor. Sorrir torna um ambiente mais leve, e todos gostam de ambientes leves e festivos, isso pode tornar melhor uma casa, uma empresa, um relacionamento, um quarto, qualquer ambiente fica melhor com um sorriso, um simples gesto que é a canalização física da felicidade, fazendo com que a mesma apareça de modo espontâneo. O importante com a felicidade é não ficar pensando em se divertir ou ser feliz, simplesmente aproveite as situações alegres da sua vida sem pensar muito nelas, desse modo, ela fica mais bem gravada no seu subconsciente e o mesmo vai usar os sentimentos envolvidos naquela situação em um momento difícil para que você se anime.

Se não controlada:
Simples, ela leva ao vício de qualquer coisa que a cause, pessoas adoram se divertir, mas fazer isso em excesso e se esquecer do lado sério da vida e dos sentimentos sóbrios o torna um dependente. O Vicio em diversão afeta sua vida profissional e pessoal, por que você vai sempre procurar por diversão, isso além de tornar você um egoísta, também torna você pouco responsável, pois você vai sempre estar procurando o lado bom da vida e se esquece de viver.



Magoa 

O lixo radioativo da psique humana. Essa emoção causa efeitos lentos e devastadores na saúde da pessoa, tanto a saúde física quanto a saúde mental, é de vital importância entender esse sentimento, identifica-lo e cuidar dele o mais rápido possível, se ignorado, ele devasta sua vida em longo prazo e dificilmente pode ser vencido facilmente.

A magoa é reflexo do fracasso e de emoções que não sabemos lidar, essas emoções se acumulam com coisas que não conseguimos revolver, ou pessoas que perdemos. Esse sentimento este inteiramente ligado às coisas cuja quais somos impotentes, a magoa é o primeiro estágio dos sentimentos negativos.
Como canalizar?

Muitos artistas afirmam que a magoa é melhor e mais fria das musas. A magoa assim como a paixão, esta ligado ao lado esquerdo do cérebro, então, é previsível que a magoa diminua sua capacidade racional, logo, para se livrar desse sentimento é importante dar vasão a ele. Chore, escreva poemas, mesmo que você não seja bom nisso, pelo menos escreva o que esta sentindo, conte para algum amigo de confiança, contar o que você sente alivia muito a carga emocional, mas lembre-se de só fazer isso se conhecer mesmo a pessoa. Algumas pessoas são sorrateiras e podem muito bem usar o que você conta contra você mesmo, isso seria um bônus na sua magoa.


Se não controlada:

A magoa se desenvolve em estágios e progride em destruir sua capacidade em achar soluções para problemas e os prende nos mesmo. Começa com uma leve tristeza, essa passa a ser recorrente, logo ela se torna fixa, a partir disso ela se torna uma magoa que se desenvolve em depressão.


Os resultados dessas são bem óbvios, caso sua magoa não seja exterminada ela pode muito bem se tornar uma depressão, ou depressão profunda, uma vez nela, muito dificilmente você sairá sem auxilio psicológico. Um de meus amigos já sentiu isso na pele, o coitado pensava constantemente em suicídio e mantinha vícios como jogos online e amizades sangue sugas como suas válvulas de escape emocional, seu irmão tentou muito reverter o quadro, mas sem sucesso. Até hoje seu psique ainda mantém sequelas comportamentais de sua depressão anterior.



E as outras emoções?


As emoções restantes se ramificam destas, as técnicas aqui não são precisas, o importante a se lembrar é como identifica-las, as maneiras de lidar com elas são várias, vai de pessoa a pessoa a maneira de enfrenta-las, mas lembre-se, enfrente-as de maneira saudável sempre visando usa-las ao seu favor.

Muitos de vocês leitores podem estar entendendo esse texto como um manual de como se tornar calculista, porém, o mundo hoje em dia não esta de brincadeira, nossas emoções são frágeis e voláteis. É essencial manter um mínimo controle sobre elas, e se nesse meio tempo você aprender a usa-las a seu favor, bem caro leitor, eu não diria que você esta sendo calculista, e sim uma pessoa inteligente.


Lembre-se que só prosperam pessoas criativas e adaptáveis, pessoas que sabem fazer do nada alguma coisa. Bem pessoal, espero que essa matéria tenha sido acima de tudo útil e agradável, que ela possa ajuda-lo a se entender melhor. Não se esqueça de avaliar o conteúdo aqui em baixo e comentar caso queria compartilhar sua opinião, para fechar, eu gostaria de deixar você com uma frase profundamente relevante ao nosso tema, uma frase do nosso grande escritor inglês William Shakespeare:

Se você não controlar suas emoções, elas o controlarão.” - O menestrel por William Shakespeare.

*Essa matéria foi relançada para se adequar aos novos padrões do site.

Veja também

Por que nosso país é tão corrupto?

Corrupção sub. Feminino : modificação, adulteração das características originais de algo.

A corrupção é algo que afeta a vida de todos nós, mas exatamente o que é corrupção? Nesse artigo especial nós vamos conversar sobre a famosa “raiz do problema” e juntos vamos ter uma reflexão honesta e concreta sobre o que está errado nesse nosso Brasil, pra isso eu preparei um vídeo especialmente pra vocês e se esse artigo tiver um bom feedback vou usar mais esse formado de artigo com vídeo, então espero que gostem e acima de tudo espero que ajude a todos vocês, caros leitores, a refletir sobre nossas mazelas internas e externas.
video aqui




Vai além: Muitos podem estar pensando “você usou só quatro exemplo” Mas se esses quatro, coisas cotidianas que a maioria de nós já deve ter feito ao menos uma vez não foi o suficiente eu preparei uma pequena lista sobre coisas cotidianas que fazemos e que são ilegais:

❎ Furar o sinal vermelhoArt. 208. Avançar o sinal vermelho do semáforo ou o de parada obrigatória…

Mundo Ciência: como extrair DNA humano

Oi pessoal aqui é o Felipe e bem, vocês se lembram do primeiro Mundo Ciência em que eu ensinei vocês a extrair DNA de um morangos? Bem hoje eu irei ensinar a extrair o DNA de humanos, mas calma que você não irá precisar de sangue e nem nada do tipo, então vamos deixar de papo e começar com o experimento.


Para este experimento você vai precisar de:*Álcool
*Detergente
*Sal de cozinha
*Água
*Um bastão de vidro
*Recipientes para por o seu experimento
*Corante(opcional)




Procedimento:1) Pegue dois copos de água e coloque em um recipiente.
2) Adicione mais 1 colher de sal a mistura e mexa-a bem, retire 3 colheres desta mistura e coloque em outro recipiente.
3) Pegue essas 3 colheres da mistura e faça um bochecho por aproximadamente 1 minuto.
4) Coloque a mistura do seu bochecho em um recipiente(de preferencia de vidro para que você possa observar melhor a sua experiência) e coloque mais ou menos 1 gota de detergente, misturando levemente para que não forme bolhas.
5) Separe meio copo de água e coloque a…

Tutorial de como passar na auto escola

Vou aprender a dirigir e agora? (Atualizado, 12/05/2017)
Se sente nervoso por que vai entrar na auto escola? Ou esta inseguro em dirigir por ai mesmo estando habilitado? Não se preocupe, esses são medos comuns e hoje nós vamos mostrar a você tudo que você deve esperar desde a 1º aula até a 1º saída de carro.
Quanto vou gastar?
O preço das autoescolas com certeza é um fator que desencoraja as pessoas, mesmo aquelas que sonham muito em ter seu pedacinho de liberdade. Dinheiro não da em arvore, mas infelizmente é bom você estar ciente dos seus gastos em uma autoescola, por que, esse é o único caminho para poder dirigir por ai tranquilo, veja a seguir os preços aproximados, vale lembrar também que a cada ano o preço vai subir algumas centenas de Reais devido aos impostos:


* Os valores aqui citados são aproximados aos valores reais, os mesmo variam dependendo da região, e órgãos responsáveis.

Começando: Após ter pagado o valor exorbitante de entrada da categoria A (Moto), B( Carro) ou A/B (Ambos)…

Como se livrar de um manipulador.

Relações tóxicas: Você pode estar em uma agora e nem se quer sabe disso, mas não se preocupe, vamos te explicar o que elas são, quem as domina e como lidar ou se livrar disso:
Relacionamento tóxico: Um relacionamento tóxico é uma relação de qualquer espécie aonde o tratamento e unilateral, ou seja, ele parte somente de um dos envolvidos. Pessoas que promovem relacionamentos tóxicos são conhecidos como manipuladores perversos, pessoas que sofrem desse transtorno patológico apresentam comportamento dominador, mentiras patológicas, raiva compulsiva e necessidade de estar no centro do relacionamento.

A convivência com essas pessoas gera uma relação tóxica, aonde o parceiro vai lentamente envenenando e isolando o outro com comentários e atitudes malignas a fim de sugar as energias do mesmo, isto porque, um manipulador é um vampiro emocional incapaz de produzir bons sentimentos, por isso, ele deve deixar seu parceiro no mesmo nível de miséria que ele se encontra.
Os relacionamentos tóxicos podem…