Pular para o conteúdo principal

A verdade sobre os tubarões.

Eles são mesmo perigosos?
Tubarões são peixes de esqueleto cartilaginosos, tal qual, arraias e cações, todos estes tem comportamentos peculiares e principalmente mal interpretados, mas seriam eles maquinas de matar?

Espécies
Existem 375 espécies de tubarões, 99% de todas as espécies de tubarões são predadores de emboscada, com exceção de 1% que inclui o tubarão baleia, tubarão elefante e o tubarão boca grande; esses três tipos se alimentam por filtragem, tendo como principal presa plânctons, medusas e pequenos peixes.

Dentre todas as espécies conhecidas, as poucas que nadaram lado a lado com seres humanos mostraram um comportamento desinteressado, sem mostrar receio ou interesse na presença de um ser humano ao seu lado.

De todas as espécies conhecidas pela biologia apenas cinco espécies já atacaram fatalmente seres humanos de forma deliberada sem serem incomodados, estes são:

  1. Tubarão-Branco
  2. Galha-branca-oceânico
  3. Tubarão-tigre
  4. Tubarão-mangona (touro)
  5. Tubarão-cabeça-chata.

Periculosidade:
Ao contrário da crença comum, os tubarões não são nocivos a nossa existência, 70% das águas oceânicas são livres de tubarões fora o fato de tubarões raramente irem às costas próximas as áreas de banho.

As chances de você ser atacado por um tubarão são de uma em onze milhões, é muito mais fácil ser envenenado por um peixe pedra, se cortar no recife, ser queimado por água viva ou atacado por um caranguejo do que topar com um tubarão.

Mesmo as espécies mais violentas não atacariam um ser humano assim que o vissem, eles podem simplesmente morder para experimentar o que esta a sua frente, todas as espécies de tubarões que não se alimentam por filtragem usam esse artifício de morder as coisas para poder entender melhor o que esta a sua frente, mas porque?

Mal visto e mal entendido:
Tubarões são míopes, eles não podem enxergar nada além de alguns metros a sua frente, os mesmos caçam usando sua audição sensível a as vibrações devido ao seu ouvido interno aguçado e devido também a sua elétropercepção, graças as suas ampolas de Lorenzini, órgãos capazes de perceber ondas elétricas na água, todavia, sua visão não é das melhores no reino animal.

Muitos ataques foram causados pelo fato de um tubarão ver sua vítima de um ângulo mais baixo, esta estando em contraste com a luz e devido a sua visão afetada, ele confunde banhistas e surfistas com focas, uma de suas presas naturais.

Outro fator que explicam mordidas únicas de tubarão, casos em que um tubarão morde e foge é explicado pelo fato de tubarões geralmente morderem o que eles estão preste a comer, outro agravante de sua visão afetada é que tubarões em geral não são bons em distinguir sinuetas e curvas, adicione isso a ondulação formada pela curva da luz na água, no lugar dele você faria a mesma coisa.

O outro lado da moeda:
Do outro lado dessa história esta o Homo Sapiens, nós fomos responsáveis pela redução de 70% da população geral de tubarões, ao contrário deles, nós invadimos seu território natural que nem mesmo somos aptos a permanecer por muito tempo, nós os caçamos, matamos, estripamos e muitas vezes os torturamos até a morte, mas para ajudar a visualizar essa situação aqui vão algumas estatísticas:

  • Em média ocorrem 55 ataques de tubarão por ano, destes 4,3 acabam em morte.
  • 80.000 tubarões morrem vítimas de redes de proteção costeira.
  • 500.000 morrem por ano vítimas de pesca esportiva.
  • 11.000.000 Morrem presos por engano em navios pesqueiros.
  • 30 milhões morrem para o comércio de barbatanas.


Médias de mortes por ano:

Humanos mortos por tubarões:4.3  
Tubarões mortos por humanos: 41.113.000


Quem é a maquina de matar?

Comentários

Veja também

Antivírus de celular é mesmo necessário?

Peso ou proteção? Não é de hoje que vemos os principais nomes em antivírus de PC no Play Store, mas será mesmo que precisamos desse peso na memória? Estaríamos sendo precavidos contra pragas virtuais ou apenas sendo feito de idiotas pelas empresas que só querem vender? Descubra aqui no Near Place de uma vez por todas se precisamos mesmo de um antivírus no celular.
Argumento da Google: Segundo o chefe de segurança da Google, Adrian Ludwing, 99% dos usuários do Android não precisam de um antivírus, isso porque ao ter um uso regular e não mexer nas configurações de segurança que vem de fabrica seria de raro a impossível contrair um vírus vindo direto do Play Store. Adrian sugere que as empresas de antivírus estão apenas explorando o medo dos usuários para poder oferecer seus produtos, mas que desde que você não costume baixar de fontes não confiáveis não há o que temer.
Contra argumento das fornecedoras de antivírus: Em um consenso geral entre os principais motores antivírus tudo que a Google…

Mundo Ciência: como extrair DNA humano

Oi pessoal aqui é o Felipe e bem, vocês se lembram do primeiro Mundo Ciência em que eu ensinei vocês a extrair DNA de um morangos? Bem hoje eu irei ensinar a extrair o DNA de humanos, mas calma que você não irá precisar de sangue e nem nada do tipo, então vamos deixar de papo e começar com o experimento.


Para este experimento você vai precisar de:*Álcool
*Detergente
*Sal de cozinha
*Água
*Um bastão de vidro
*Recipientes para por o seu experimento
*Corante(opcional)




Procedimento:1) Pegue dois copos de água e coloque em um recipiente.
2) Adicione mais 1 colher de sal a mistura e mexa-a bem, retire 3 colheres desta mistura e coloque em outro recipiente.
3) Pegue essas 3 colheres da mistura e faça um bochecho por aproximadamente 1 minuto.
4) Coloque a mistura do seu bochecho em um recipiente(de preferencia de vidro para que você possa observar melhor a sua experiência) e coloque mais ou menos 1 gota de detergente, misturando levemente para que não forme bolhas.
5) Separe meio copo de água e coloque a…

Como se livrar de um manipulador.

Relações tóxicas: Você pode estar em uma agora e nem se quer sabe disso, mas não se preocupe, vamos te explicar o que elas são, quem as domina e como lidar ou se livrar disso:
Relacionamento tóxico: Um relacionamento tóxico é uma relação de qualquer espécie aonde o tratamento e unilateral, ou seja, ele parte somente de um dos envolvidos. Pessoas que promovem relacionamentos tóxicos são conhecidos como manipuladores perversos, pessoas que sofrem desse transtorno patológico apresentam comportamento dominador, mentiras patológicas, raiva compulsiva e necessidade de estar no centro do relacionamento.

A convivência com essas pessoas gera uma relação tóxica, aonde o parceiro vai lentamente envenenando e isolando o outro com comentários e atitudes malignas a fim de sugar as energias do mesmo, isto porque, um manipulador é um vampiro emocional incapaz de produzir bons sentimentos, por isso, ele deve deixar seu parceiro no mesmo nível de miséria que ele se encontra.
Os relacionamentos tóxicos podem…

Tutorial de como passar na auto escola

Vou aprender a dirigir e agora? (Atualizado, 12/05/2017)
Se sente nervoso por que vai entrar na auto escola? Ou esta inseguro em dirigir por ai mesmo estando habilitado? Não se preocupe, esses são medos comuns e hoje nós vamos mostrar a você tudo que você deve esperar desde a 1º aula até a 1º saída de carro.
Quanto vou gastar?
O preço das autoescolas com certeza é um fator que desencoraja as pessoas, mesmo aquelas que sonham muito em ter seu pedacinho de liberdade. Dinheiro não da em arvore, mas infelizmente é bom você estar ciente dos seus gastos em uma autoescola, por que, esse é o único caminho para poder dirigir por ai tranquilo, veja a seguir os preços aproximados, vale lembrar também que a cada ano o preço vai subir algumas centenas de Reais devido aos impostos:


* Os valores aqui citados são aproximados aos valores reais, os mesmo variam dependendo da região, e órgãos responsáveis.

Começando: Após ter pagado o valor exorbitante de entrada da categoria A (Moto), B( Carro) ou A/B (Ambos)…