Pular para o conteúdo principal

A verdade sobre o Mothman.


Mothman
 
Uma lenda, um mensageiro do mau agouro ou só um mito?
Metade homem, metade mariposa, com 5 metros de altura e quarenta anos de mito folclórico, Mothman tem assombrado os moradores de Point Pleasant, Virgínia do oeste desde os anos 60.

A lenda:

Primeira Ilustração de Mothman.
Há quarenta anos, dois casais estavam nos bosques de Point Pleasant, nas proximidades de uma área conhecida como T.N.T, que foi durante a Segunda Guerra Mundial foi um forte para armazenamento e distribuição de material bélico, foi lá que o grupo viu o que estava para se tornar uma lenda.

Enquanto eles voltavam por uma estrada de terra mal iluminada eles avistaram longe entre as copas das árvores duas luzes vermelhas passando de um lado para o outro com muita velocidade, foi então que eles viram algo que os marcara para sempre, metade homem, metade mariposa, descomunal e horripilante, a criatura voou perto do seu carro por alguns segundos e depois simplesmente alçou vou para longe deixando os dois casais congelados de medo.
Estatua de Mothman, Point Pleasent, Virgínia do oeste.
Mais tarde naquela noite os jovens alertaram as autoridades e os jornais do que haviam visto nos bosques, na ocasião, nem a policia e nem mesmo os tabloides deram atenção à história dos jovens até que foram obrigados a mudar de opinião quando mais pessoas na área começaram a ver a criatura sobrevoando as redondezas da pacata cidade.

O que poucos sabem é que Point Pleasant é uma terra amaldiçoada. Há mais de 200 anos quando o Chefe Shawnee “Cornstalk”, um nativo americano, pouco antes de morrer na revolução americana amaldiçoou a área que hoje é conhecida como Point Pleasant, inclusive, o falecido chefe esta enterrado na cidade.

Desde sua maldição lançada, esta criatura tem sido vista nas redondezas, mas sua aparição mais famosa foi pouco antes a queda da ponte Silver Bridge, aonde uma criatura alada gigante foi vista pendurada no topo de uma das vigas de sustentação, a tragédia da queda levou 40 vidas a serem tragadas pelas frias águas do Rio Ohio.

Mas Morthman não se resumiu a aparecer somente em sua terra amaldiçoada, as aparições de criaturas similares a Mothman tem ocorrido desde os anos 50, na verdade, a primeira aparição de uma criatura parecida foi em Nova York no ano de 1877. No dia 18 de setembro, de 1877, uma criatura foi vista no Brooklyn causando grande pavor e comoção, a criatura foi apelidada  de Homem Morcego do Brooklyn. Durante os anos que se seguiram algumas aparições de Mothman foram registradas, tais como:

1960 – Uma mulher dirigia na Route 2, próximo ao Ohio River, com seu pai, e viu uma grande figura parecida com um homem caminhando no acostamento, com duas grandes asas.

1965 – Uma mulher que morava perto do Ohio River contou que o seu filho tinha visto algo com a forma de um anjo.

1966 – Na mesma região, uma mulher disse ter visto algo como uma borboleta gigante.

18 de Novembro de 1966 – Paul Yoder e Ben Enochs, dois bombeiros, viram Mothman no TNT.

21 de Novembro de 1966 – Richard West, de Charleston, chamou a polícia porque viu uma criatura alada, com asas e olhos vermelhos, sentada sobre o telhado de seu vizinho.

24 de Novembro de 1966 – Quatro pessoas alegam ver o Mothman voar sobre a TNT Area.

São várias as teorias que tentam explicar a existência dessa criatura, vai desde resíduos tóxicos na água deixados da Segunda Guerra Mundial, aliens, conspiração governamental e é claro sem esquecer-se da teoria que Mothman é o fantasma do falecido chefe “Cornstalk”.


A verdade:
Não há muitas provas concretas que confirmem ou contradigam a existência de tal criatura, cada caso deve ser analisado baseado principalmente na região aonde as aparições foram vistas, por hora, vamos nos concentrar em Point Pleasant.

Além de ser palco de uma cultura folclórica muito forte, Point Pleasant também é conhecida como cidade dos pássaros, lá, podemos encontrar pássaros de todos os tamanhos, mas em especial temos pássaros de grande envergadura, dentre eles eu gostaria de evidenciar o Abutre Americano.
Uma grande ave de rapina, a envergadura desta criatura pode chegar a quase 4 metros de comprimento, mas em especial, o formato do pescoço e a disposição da cabeça deste animal são muito importantes nesse cenário, agora leitor, eu gostaria que você imaginasse a seguinte cena:

É um por do sol, as luzes são escassas, uma grande ave de rapina pousa na copa de uma árvore, e abaixa a cabeça para olhar os arredores, como é muito comum em sua espécie. Como a luz é diminuta, não se pode enxergar o caminho que a estrada toma a frente, logo, sem que o casal saiba tem um carro à frente deles, os faróis de trás vermelhos podem ter criado a ilusão de olhos.

Tudo pode ter sido uma mera ilusão de ótica devido a um abutre ter aberto suas grandes asas na exata hora que um farol traseiro de carro se posiciona atrás dele, sem luz não podemos distinguir distancias com eficácia, logo, isto pode ter sido um daqueles casos de as coisas certas acontecerem na hora certa.

Depois do evento, ainda na situação hipotética, os casais jovens e impressionáveis exageraram a visão para policiais e reportes que por sua vez mudaram os detalhes quando contaram para seus amigos e familiares, este é o mesmo principio do telefone sem fio. Logo, qualquer grande pássaro voando a noite passou a ser visto como uma suposta aparição de Mothman. Deve-se lembrar de que nos anos 60 as pessoas eram mais impressionáveis e mais suscetíveis e acreditar em coisas que elas não podem provar a existência.


               Em comparação a disposição do corpo de um abutre com o de Motman.


A proporção da arqueação das asas de um abutre corresponde a de Mothman, fora que o fato de a criatura não ter braços e ter as formas corporais muito similares a um abutre evidenciam o fato de que provavelmente foi uma ave de rapina que os jovens viram naquela noite. 


O Desastre da Silver Bridge:
Sobre a foto de Mothman pendurado na ponte pouco antes dela cair, bem, trata-se de um boato que foi fundado no absoluto nada. A tal foto simplesmente não existe, de fato, câmeras naquela época eram um luxo para poucos, as mesmas saiam em torno de 100 a 300 dólares (1.000 a 4.000 dólares atuais) seria pouco provável que alguém estivesse com uma câmera em um dia aleatório exatamente antes do seu colapso, e ainda é menos provável que se tal criatura estivesse lá ninguém teria aparecido prontamente com uma câmera e documentado tal fato. Tudo que existe são fotos da ponte depois do seu colapso, mas não antes.



Criaturas similares:
Desde os tempos antigos civilizações tem crenças em pássaros gigantes ( Fenix, Thunderbird e etc...) indiretamente herdamos essa crença de forma indireta. O ambiente é essencial para definir se o que estamos vendo corresponde a realidade ou não, algo visto em um lugar sombrio faz nossa mente acreditar que aquela criatura é sobrenatural ou uma ameaça, mesmo que não seja, isso vem desde os primeiros hominídeos, visto o fato que naquele tempo a maioria dos predadores eram noturnos, dai nossa aversão a qualquer coisa que se aproxime em um ambiente de pouca luz.

Nosso cérebro também tem a capacidade de juntar imagens aleatórias até que elas formem algo que nos é familiar, nosso cérebro não lida muito bem com conceitos abstratos, de fato, pode se observar isso naquele jogo infantil de observar as nuvens, sempre tentaremos dar forma as nuvens mesmo que elas de fato não tenham uma forma ou sentido definidas, elas são somente formações gasosas com formatos aleatórios, o que nos faz ver elefantes e pássaros é a nossa mente e nada mais.

Com o avanço da ciência vem uma noção de lógica mais apurada, então estamos menos suscetíveis aos nossos medos mais básicos, mas as pessoas daquela época não estavam, então elas tinham lendas e folclores para tudo que elas viam, tudo que fugia dos seus padrões era sobrenatural, por tanto...







Isto é: Falso
Mesmo que não existam provas concretas que refutem a existência de tal criatura, também não há provas em contrário a isto. O senso lógico e as explicações cientificam apontam para o fato de que tal criatura não poderia existir nas sombras, algo nessa proporção nos dias de hoje com certeza já teria sido capturado em boa definição.

Mesmo assim, este é um livro sem um final, pode ser que essa criatura exista, seja esquia e saiba como se manter oculta, mas até que surja uma boa prova contra ou a favor, esse caso continua em aberto.

Comentários

Veja também

Antivírus de celular é mesmo necessário?

Peso ou proteção? Não é de hoje que vemos os principais nomes em antivírus de PC no Play Store, mas será mesmo que precisamos desse peso na memória? Estaríamos sendo precavidos contra pragas virtuais ou apenas sendo feito de idiotas pelas empresas que só querem vender? Descubra aqui no Near Place de uma vez por todas se precisamos mesmo de um antivírus no celular.
Argumento da Google: Segundo o chefe de segurança da Google, Adrian Ludwing, 99% dos usuários do Android não precisam de um antivírus, isso porque ao ter um uso regular e não mexer nas configurações de segurança que vem de fabrica seria de raro a impossível contrair um vírus vindo direto do Play Store. Adrian sugere que as empresas de antivírus estão apenas explorando o medo dos usuários para poder oferecer seus produtos, mas que desde que você não costume baixar de fontes não confiáveis não há o que temer.
Contra argumento das fornecedoras de antivírus: Em um consenso geral entre os principais motores antivírus tudo que a Google…

Mundo Ciência: como extrair DNA humano

Oi pessoal aqui é o Felipe e bem, vocês se lembram do primeiro Mundo Ciência em que eu ensinei vocês a extrair DNA de um morangos? Bem hoje eu irei ensinar a extrair o DNA de humanos, mas calma que você não irá precisar de sangue e nem nada do tipo, então vamos deixar de papo e começar com o experimento.


Para este experimento você vai precisar de:*Álcool
*Detergente
*Sal de cozinha
*Água
*Um bastão de vidro
*Recipientes para por o seu experimento
*Corante(opcional)




Procedimento:1) Pegue dois copos de água e coloque em um recipiente.
2) Adicione mais 1 colher de sal a mistura e mexa-a bem, retire 3 colheres desta mistura e coloque em outro recipiente.
3) Pegue essas 3 colheres da mistura e faça um bochecho por aproximadamente 1 minuto.
4) Coloque a mistura do seu bochecho em um recipiente(de preferencia de vidro para que você possa observar melhor a sua experiência) e coloque mais ou menos 1 gota de detergente, misturando levemente para que não forme bolhas.
5) Separe meio copo de água e coloque a…

Como se livrar de um manipulador.

Relações tóxicas: Você pode estar em uma agora e nem se quer sabe disso, mas não se preocupe, vamos te explicar o que elas são, quem as domina e como lidar ou se livrar disso:
Relacionamento tóxico: Um relacionamento tóxico é uma relação de qualquer espécie aonde o tratamento e unilateral, ou seja, ele parte somente de um dos envolvidos. Pessoas que promovem relacionamentos tóxicos são conhecidos como manipuladores perversos, pessoas que sofrem desse transtorno patológico apresentam comportamento dominador, mentiras patológicas, raiva compulsiva e necessidade de estar no centro do relacionamento.

A convivência com essas pessoas gera uma relação tóxica, aonde o parceiro vai lentamente envenenando e isolando o outro com comentários e atitudes malignas a fim de sugar as energias do mesmo, isto porque, um manipulador é um vampiro emocional incapaz de produzir bons sentimentos, por isso, ele deve deixar seu parceiro no mesmo nível de miséria que ele se encontra.
Os relacionamentos tóxicos podem…

Tutorial de como passar na auto escola

Vou aprender a dirigir e agora? (Atualizado, 12/05/2017)
Se sente nervoso por que vai entrar na auto escola? Ou esta inseguro em dirigir por ai mesmo estando habilitado? Não se preocupe, esses são medos comuns e hoje nós vamos mostrar a você tudo que você deve esperar desde a 1º aula até a 1º saída de carro.
Quanto vou gastar?
O preço das autoescolas com certeza é um fator que desencoraja as pessoas, mesmo aquelas que sonham muito em ter seu pedacinho de liberdade. Dinheiro não da em arvore, mas infelizmente é bom você estar ciente dos seus gastos em uma autoescola, por que, esse é o único caminho para poder dirigir por ai tranquilo, veja a seguir os preços aproximados, vale lembrar também que a cada ano o preço vai subir algumas centenas de Reais devido aos impostos:


* Os valores aqui citados são aproximados aos valores reais, os mesmo variam dependendo da região, e órgãos responsáveis.

Começando: Após ter pagado o valor exorbitante de entrada da categoria A (Moto), B( Carro) ou A/B (Ambos)…