Pular para o conteúdo principal

Você esta sendo observado.


Você esta sendo observado!
Do celular que você usa para ligar para alguém, do PC que você acessa o Facebook ao GPS que te livra do transito, tudo isso junto monta um perfil sobre você com coisas que nem você mesmo sabia, mas para que?
Nos dias de hoje, muito se fala sobre até que ponto nossa privacidade chega. Para muito, não existe mais privacidade e tudo que fazemos ou dizemos se torna publico instantaneamente, e isto não esta longe da verdade, mas o que a maioria das pessoas não sabe é quem esta no final dessa linha, quem é o último ouvido a ouvir sobre você.
Por um lado, ter seu perfil completo em uma nuvem pode não ser algo tão ruim, médicos e serviços de emergência podem saber de antemão quem você é se que tipo de atributos você tem, por exemplo, pode ser útil a um paramédico saber de antemão que você é alérgico a penicilina, porém, não há limites para quem pode saber sobre você. Governos, empresas, lojas, espiões, hackers e até mesmo o seu vizinho se ele tiver recursos para isso, hoje em dia, qualquer um pode ter acesso ao seu perfil completo, vou citar só algumas poucas coisas que eles sabem sobre você nesse exato momento:

  • Toda a sua linhagem familiar (trackers de letras.)
  • Seu prontuário médico (cartão de crédito em farmácias.)
  • Os lugares que você compra (Cartão de crédito, sites visitados, anúncios vistos.)
  • Os lugares que você frequenta ( Cartão de crédito, cookie espião, busca por eventos confirmados.)
  • O caminho que você faz todos os dias (GPS, pacotes de dados, aplicativos para exercício físico.)
  • As palavras que você usa (Trakers de palavras.)
  • As ideias que você tem (Analise do conteúdo postado nas suas linhas do tempo.)
  • Os amigos que te acompanham (Amigos de todas as redes sociais e a frequência com que você se comunica com eles.)
  • Como é o relacionamento com a sua família (Baseado em seus post’s.)
Esta é apenas uma pequena fração da informação que eles tem de você, para dizer o mínimo, uma empresa pode, em minutos, te conhecer melhor que seus pais que o conhecem a vida inteira.

Como isso funciona?
São coisas simples, por exemplo, o fato de o seu celular estar com o GPS ligado e a estar ligado a uma rede móvel, mesmo que seja 3G, isso já o permite enviar suas coordenadas e junto todas as informações que o celular esta processando naquele momento (isso inclui qualquer coisa que esteja funcionando naquele momento) Carros que vem com GPS de fábrica podem ser facilmente rastreados 24 horas por dia pela empresa ou qualquer um que queira espiona-lo e saiba como interceptar o sinal, e isto não é algo difícil de fazer.
As redes sociais são as mais interessantes, eles sabem sua opinião baseado nas coisas que você compartilha os eventos que você participa e até mesmo baseado nos sites que você visita fora deles, a informação que você da a eles no dia que se registrou também é sincronizada com um gigantesco banco de dados que contem informações de praticamente todas as pessoas na Terra, visto o fato que praticamente todas as pessoas têm acesso a Internet, nem que seja mínimo. Toda essa informação coletada sobre você é vendida por um ótimo preço para empresas ou qualquer pessoa que possa pagar por elas, então não pense que você não é famoso, pois praticamente o mundo inteiro sabe quantas vezes você vai ao banheiro por dia, e tudo isso, somente para te vender papel higiênico.

Com a tecnologia em infinito avanço, hoje em dia existe programas que analisam as palavras que você digita, que podem rastrear as transações do seu cartão de crédito e te espionar dia e noite sem que você se quer note.

Como parar isso?
Parar em absoluto realmente não é possível, não se você não quiser morar em uma caverna, mesmo assim, a formas de se tornar mais stealth”(camuflado) no banco de dados deles, são coisas simples que todos podemos fazer para reduzir a numero informações que eles têm sobre você, e assim aumentar a sua segurança:

  1. Celular sem rede móvel: Você tem mesmo a necessidade de ficar conectado 24 horas por dia? Enquanto estiver no trabalho ou dirigindo desative o GPS e a Rede móvel do seu celular, assim não há como saber aonde você esta.
  2. Adblock: Resolve 80% dos problemas de violação de privacidade, ele bloqueia tracking cookies e anúncios, assim eles não podem te entupir dos mesmos e saber sobre seus hábitos de compra.
  3. Use mais seu senso de direção: Use o GPS só quando for estritamente necessário, ele capta informações sobre aonde seu carro esta o tempo todo, mapas podem ser muito “anos 90” mas mapas não falam, já GPS são praticamente jornais.
  4. Converse coisas importantes cara a cara: Primeiro que isso passa a mensagem bem melhor do que dizer por um telefone ou por serviços de mensagem instantâneas, fora que assim eles não podem montar boa parte do seu perfil sem saber as coisas que você diz.
  5. Passe mais tempo com a família e menos na internet: As melhores coisas da vida não são online, embora a internet nos aproxime de pessoas que estão longe, mas também nos afasta de quem esta perto, saiba equilibrar e passe mais tempo com a sua família, quanto menos tempo online menos eles saberão sobre você.



Em fim use a internet como algo que ela sempre foi, uma ferramenta, ela não é uma segunda vida e não tem que ser, lembre-se de tomar cuidado com o que fala em redes sociais, embora você pense que não, tudo dito lá é de domínio publico, e leia mais atentamente os termos de privacidade das redes que você se cadastra, é sempre bom saber aonde esta se metendo.

*Aviso:
Lamentamos pelo atraso na matéria, houveram alguns problemas técnicos com a internet que acabaram por atrasar seu lançamento, lamentamos pelo transtorno.

Veja também

Mundo Ciência: como extrair DNA humano

Oi pessoal aqui é o Felipe e bem, vocês se lembram do primeiro Mundo Ciência em que eu ensinei vocês a extrair DNA de um morangos? Bem hoje eu irei ensinar a extrair o DNA de humanos, mas calma que você não irá precisar de sangue e nem nada do tipo, então vamos deixar de papo e começar com o experimento.


Para este experimento você vai precisar de:*Álcool
*Detergente
*Sal de cozinha
*Água
*Um bastão de vidro
*Recipientes para por o seu experimento
*Corante(opcional)




Procedimento:1) Pegue dois copos de água e coloque em um recipiente.
2) Adicione mais 1 colher de sal a mistura e mexa-a bem, retire 3 colheres desta mistura e coloque em outro recipiente.
3) Pegue essas 3 colheres da mistura e faça um bochecho por aproximadamente 1 minuto.
4) Coloque a mistura do seu bochecho em um recipiente(de preferencia de vidro para que você possa observar melhor a sua experiência) e coloque mais ou menos 1 gota de detergente, misturando levemente para que não forme bolhas.
5) Separe meio copo de água e coloque a…

Tutorial de como passar na auto escola

Vou aprender a dirigir e agora? (Atualizado, 12/05/2017)
Se sente nervoso por que vai entrar na auto escola? Ou esta inseguro em dirigir por ai mesmo estando habilitado? Não se preocupe, esses são medos comuns e hoje nós vamos mostrar a você tudo que você deve esperar desde a 1º aula até a 1º saída de carro.
Quanto vou gastar?
O preço das autoescolas com certeza é um fator que desencoraja as pessoas, mesmo aquelas que sonham muito em ter seu pedacinho de liberdade. Dinheiro não da em arvore, mas infelizmente é bom você estar ciente dos seus gastos em uma autoescola, por que, esse é o único caminho para poder dirigir por ai tranquilo, veja a seguir os preços aproximados, vale lembrar também que a cada ano o preço vai subir algumas centenas de Reais devido aos impostos:


* Os valores aqui citados são aproximados aos valores reais, os mesmo variam dependendo da região, e órgãos responsáveis.

Começando: Após ter pagado o valor exorbitante de entrada da categoria A (Moto), B( Carro) ou A/B (Ambos)…

Net now contra Netflix, qual é a melhor escolha?

Netflix contra Net now Nos dias de hoje, o serviço on demand de televisão tem ganhado espaço no nicho da indústria televisiva, aqui no Brasil, as duas principais concorrentes que oferecem esse tipo de serviço são a Netflix e o NET now, mas se precisarmos escolher apenas uma, qual delas venceria?
Netflix: Um serviço de assinatura muito similar a Tv a cabo, porém, com diferenciais que destacaram essa empresa no efusivo mundo dos serviços de entretenimento. Um dos principais diferenciais do Netflix é o fato de você poder usa-lo aonde quiser, pode ser um tablete, um smartfone, uma TV, um vídeo game ou qualquer coisa que tenha acesso a internet, esta característica da um novo sentido a frase “tv em todos os lugares.
Net now: Nascido do sistema de TV a cabo NET para competir diretamente com os serviços da Netflix, o Net Now oferece uma gama gigantesca de conteúdos de canais de tv e de outros serviços de vídeo, no caso do Net Now, o numero de conteúdos que estão disponíveis estã…

Os estigmas da nossa sociedade.

Estigmas Uma palavra muito presente na nossa sociedade e na pele daqueles que a sofrem, entenda um pouco melhor sobre alguns dos mais comuns tipos de estigma e como evita-los.
Estigma, nada mais é do que um preconceito coletivo, aonde um grupo é descriminado por uma maioria esmagadora, estes são considerados, comumente por boa parte da sociedade, como páreas e são frequentemente marginalizados por suas atividades, crenças ou gostos.
Os estigmas e preconceitos existem nas mais diversas formas e tamanhos, engloba quase tudo que foge de um padrão popular, e isto em sí, engloba muitas coisas, para que esse artigo não fique muito extenso ele será dividido em duas partes, conheça agora alguns estigmas comuns:
Estigma Religioso: Segundo a constituição brasileira, cada um de nós tem direito a livre escolha e expressão da fé, por ser um país laico, na teoria nós deveríamos abrigar todos os tipos de religião , porém na pratica tal coisa jamais existiu.
Nos dias de hoje, não importa qual seja sua rel…