Pular para o conteúdo principal

Os estigmas da nossa sociedade.

Estigmas
Uma palavra muito presente na nossa sociedade e na pele daqueles que a sofrem, entenda um pouco melhor sobre alguns dos mais comuns tipos de estigma e como evita-los.

Estigma, nada mais é do que um preconceito coletivo, aonde um grupo é descriminado por uma maioria esmagadora, estes são considerados, comumente por boa parte da sociedade, como páreas e são frequentemente marginalizados por suas atividades, crenças ou gostos.

Os estigmas e preconceitos existem nas mais diversas formas e tamanhos, engloba quase tudo que foge de um padrão popular, e isto em sí, engloba muitas coisas, para que esse artigo não fique muito extenso ele será dividido em duas partes, conheça agora alguns estigmas comuns:

Estigma Religioso:
Segundo a constituição brasileira, cada um de nós tem direito a livre escolha e expressão da fé, por ser um país laico, na teoria nós deveríamos abrigar todos os tipos de religião , porém na pratica tal coisa jamais existiu.

Nos dias de hoje, não importa qual seja sua religião, ao menos um grupo da sociedade terá algum tipo de preconceito sobre isso, o estigma religioso afeta a todas as religiões e são carregados de termos pejorativos e preconceituosos. Dizer que tal religião é alienadora, que cometeu grandes genocídios no passado ou que tem origens controversas é um estigma.


Solução:
Conheça a religião da qual você esta falando, dizer coisas que vem a sua cabeça é espalhar preconceitos, e isso gera o estigma, conheça o assunto do qual você esta falando, assim, você poderá dizer que tem um conceito formado e não simplesmente um conceito pré-concebido na sua mente, sem filtro, só temos besteiras.

Estigma Politico:
Existem diversos partidos diferentes cada qual com sua causa para defender, e aos que aderem a estas politicas fica aquele ar de rixa entre uns e outros e é nesse ar denso que surge este estigma. Esquerda ou direita não importam quando ambas geram estigmas umas contra as outras, os preconceitos e afrontas que nascem dessa rivalidade afetam vários setores da sociedade.


Inventar coisas que não existem sobre um partido político, além de estigma, gera também uma inabilidade generalizada de falta de confiança, inclusive, este é um dos maiores problemas que a sociedade brasileira atual enfrenta, a falta de veracidade de comentários gera a falta de credibilidade de órgãos apuradores importantes.

Solução:
Manifeste somente fatos e não boatos, a rivalidade entre partidos sempre vai existir, mas que seja uma luta limpa, sem afetar terceiros com bravatas inventadas e fatos furados, não há porque criar uma falsa politica se a sua é supostamente a solução, não é?

Estigma sexual:
Neste estão incluídos a sexualidade e fetiches exóticos, o estigma sexual vem do puritanismo de uma sociedade que ainda não deixou suas razies machistas e patriarcais para traz, tornando o sexo mais coreografado e regrado do que o balé O Lago dos Cisnes.
Cada pessoa tem o direito seguro por lei de expressar sentimentos em publico, desde que seja de forma ordenada e sem atentado ao pudor, e também tem o direito de fazer o que bem intende entre quatro paredes, estes fatos estão incluídos na nossa constituição, mesmo assim, pessoas com sexualidade ou gosto diferente continuam a ser julgadas e taxadas como doentes.

Solução:
Comece a se preocupar somente com a sua sexualidade e o seu gosto, pare de espalhar besteiras sobre a sexualidade alheia, você não precisa gostar e nem precisa se calar diante da adversidade, porém, para ser contrário a algo você deve ser no mínimo educado, se não, que exemplo você é? Busque se informar completamente antes de ser contra ou a favor de uma coisa, principalmente se isso diz respeito a outras pessoas que não fazem parte do seu ciclo social.

Estigma etário:
Você é muito novo para isso, ou então é muito velho para aquilo, estes são bons exemplos de estigmas relacionados à idade. Por muito tempo, nossa sociedade vem definindo idades chave para alguns tipos de comportamento, embora a intensão dessas convenções sejam boas isto vem sendo usado de um modo errado hoje em dia.
Uma coisa é a pedofilia, outra são pessoas com idades diferentes namorando e mesmo que estas estejam dentro dos conformes legais, ainda é visto como algo repugnante pela sociedade. Podem ser homens ou mulheres mais novos ou mais velhos, qualquer coisa que fugir de 3 anos de diferença já pula para pedofilia ou golpe do baú.

De impunidade a falta de oportunidades, a nossa idade vem ditando os nossos lugares na sociedade e isto deveria ser devido ao nossos mérito e não ao numero de aniversários que tivemos. Idade e caráter são cosias que não tem relação nenhuma, existem adultos com pouca idade e crianças com idade até demais, e isto não deveria dizer aonde nós pertencemos.

Solução:
Entenda o que é pedofilia, pesquise sobre outros povos e seus costumes e você verá que a idade para certas atividades não depende somente do âmbito circunstancial, mas também do tipo de experiências que cada individuo viveu, Willian Shakespeare já dizia que a maturidade não se comemora em aniversários e sim é adquirida por experiências vividas, um exemplo simples disso é que no nosso país um menor de 16 anos não pode dirigir, já em outros pode.



Bom pessoal, o artigo já esta ficando bastante extenso então vou parar por aqui hoje, logo trarei outros tipos de estigma e possíveis soluções, espero que tenham gostado e espero sinceramente que isto tenha sido útil para você. Ser contrário não cria estigmas ser desinformado sim.

Comentários

Veja também

Net now contra Netflix, qual é a melhor escolha?

Netflix contra Net now Nos dias de hoje, o serviço on demand de televisão tem ganhado espaço no nicho da indústria televisiva, aqui no Brasil, as duas principais concorrentes que oferecem esse tipo de serviço são a Netflix e o NET now, mas se precisarmos escolher apenas uma, qual delas venceria?
Netflix: Um serviço de assinatura muito similar a Tv a cabo, porém, com diferenciais que destacaram essa empresa no efusivo mundo dos serviços de entretenimento. Um dos principais diferenciais do Netflix é o fato de você poder usa-lo aonde quiser, pode ser um tablete, um smartfone, uma TV, um vídeo game ou qualquer coisa que tenha acesso a internet, esta característica da um novo sentido a frase “tv em todos os lugares.
Net now: Nascido do sistema de TV a cabo NET para competir diretamente com os serviços da Netflix, o Net Now oferece uma gama gigantesca de conteúdos de canais de tv e de outros serviços de vídeo, no caso do Net Now, o numero de conteúdos que estão disponíveis estã…

Tutorial de como passar na auto escola

Vou aprender a dirigir e agora? (Atualizado, 12/05/2017)
Se sente nervoso por que vai entrar na auto escola? Ou esta inseguro em dirigir por ai mesmo estando habilitado? Não se preocupe, esses são medos comuns e hoje nós vamos mostrar a você tudo que você deve esperar desde a 1º aula até a 1º saída de carro.
Quanto vou gastar?
O preço das autoescolas com certeza é um fator que desencoraja as pessoas, mesmo aquelas que sonham muito em ter seu pedacinho de liberdade. Dinheiro não da em arvore, mas infelizmente é bom você estar ciente dos seus gastos em uma autoescola, por que, esse é o único caminho para poder dirigir por ai tranquilo, veja a seguir os preços aproximados, vale lembrar também que a cada ano o preço vai subir algumas centenas de Reais devido aos impostos:


* Os valores aqui citados são aproximados aos valores reais, os mesmo variam dependendo da região, e órgãos responsáveis.

Começando: Após ter pagado o valor exorbitante de entrada da categoria A (Moto), B( Carro) ou A/B (Ambos)…

Como se livrar de um manipulador.

Relações tóxicas: Você pode estar em uma agora e nem se quer sabe disso, mas não se preocupe, vamos te explicar o que elas são, quem as domina e como lidar ou se livrar disso:
Relacionamento tóxico: Um relacionamento tóxico é uma relação de qualquer espécie aonde o tratamento e unilateral, ou seja, ele parte somente de um dos envolvidos. Pessoas que promovem relacionamentos tóxicos são conhecidos como manipuladores perversos, pessoas que sofrem desse transtorno patológico apresentam comportamento dominador, mentiras patológicas, raiva compulsiva e necessidade de estar no centro do relacionamento.

A convivência com essas pessoas gera uma relação tóxica, aonde o parceiro vai lentamente envenenando e isolando o outro com comentários e atitudes malignas a fim de sugar as energias do mesmo, isto porque, um manipulador é um vampiro emocional incapaz de produzir bons sentimentos, por isso, ele deve deixar seu parceiro no mesmo nível de miséria que ele se encontra.
Os relacionamentos tóxicos podem…

Curiosidades GTA V

Coisas que talvez você não tenha percebido no GTA V Olá pessoal, acharam que as curiosidades sobre o GTA tinham acabado não é ? Não só continua como evoluiu, agora vamos falar sobre o mais novo jogo da Rockstar, sem mas delongas vamos as curiosidades
Trevor é gay: Se você dar role com Michel, Frank, e Trevor juntos algumas vezes, em um determinado momento Trevor vai pedir para seus amigos lhe fazerem perguntas, Frank pergunta se Trevor é gay, o mesmo enrola e repete várias vezes " sim e não" para no final dizer que ele é o que lhe faz feliz. Pois é champs, ele que provavelmente é a personagem que você mais joga é gay, lide com isso.A internet não gosta de você:  Alguns percebem isso, outros não, o fato é que o indicador de qualquer navegador da internet no GTA é um dedo do meioRon multitarefas: Ron não é só o braço direito de Trevor e CEO da TPI, ele tem sua própria marca de gasolina e tem seu próprio quadro em uma rádio em Blaine Contry, Basta sintonizar para ouvir suas teo…