Pular para o conteúdo principal

As ilusões da mente.

O que você vê é real?


O mundo pode não ser exatamente como você vê, na verdade, muitas das coisas que você acredita como verdade absoluta, muitas de suas memórias mais concretas não passam de ilusões que seu cérebro criou, mas por que ele te engana assim?

O cérebro humano é sem duvida a maquina mais completa e complexa que jamais vai haver no mundo, capaz de coisas que estão bem além da nossa imaginação além de ser extremamente adaptável a maioria das situações, e é por causa dessa adaptabilidade que ele nos prega peças às vezes.  Já ouviu falar que nós enxergamos só o que queremos? Esse ditado pode estar mais certo do que você imagina meu caro leitor, nossa mente tem vários truques pra nos manter calmos diante de adversidades, nos adaptar a situações desconfortáveis, e por causa disso às vezes o que vemos não corresponde a realidade, vamos te contar aqui algum dos efeitos que te enganam no dia a dia, prepare-se para ficar surpreso.





Efeito psicossomático:

Mais conhecido como efeito placebo, é quando você acredita que algo que não tem propriedades curativas cura uma ou mais doenças, isso acontece porque nosso cérebro acha que o que estamos ingerindo é benéfico, então, ele mesmo começa a curar grande parte dos males que o afligem.
Nosso corpo tem uma incrível capacidade de cura que nós ainda desconhecemos, com o estimulo certo e a situação certa, nosso corpo pode se curar de praticamente qualquer doença ou ferimento.

O efeito psicossomático esta ligado a capacidade de crença de uma pessoa em forças sobrenaturais ou objetos, ou seja, quanto mais forte a fé da pessoa, mais ela será suscetível a esse efeito, mas é bom lembrar que alguns problemas que o nosso corpo pode apresentar não podem ser curados com a força do pensamento curativo.
Doenças virais mais severas, doenças celulares ou enfermidades crônicas necessitam de acompanhamento médico, afinal de contas, pessoal, é pra isso que uma pessoa estuda por vários anos, para poder ajudar o corpo em coisas que ele mesmo não pode resolver sozinho.

Sim, nosso corpo tem uma capacidade incrível de cura, porém não é tudo que ele pode curar. Pessoas inescrupulosas tem usado o efeito psicossomático para lucrar por vários anos, como por exemplo, quem se lembra do Power Balance? Aquelas pulseiras nas cores mais berrantes que faziam com que as pessoas se equilibrassem de forma “mágica”. Com alguns termos científicos fulos e explicações furadas, os vendedores da Power Balance faziam todos acreditarem que aquilo de fato fazia com que o equilíbrio da pessoa melhorasse 100%, de fato, eles faziam demonstrações em publico do seu produto em pessoas com o equilíbrio debilitado, e em um passe de mágica “puff” ela se tornavam mais equilibradas do que ninjas correndo em telhados, mas era mesmo a pulseira?
Claro que não, foi provado que aquilo não passava de plástico barato. Nós acreditávamos que aquele pedaço de plástico nos dava mais equilíbrio e então nos tornávamos mais equilibrados, simples, o cérebro entendia a necessidade e melhorava seu equilíbrio, mas isso nunca teve nada haver com a pulseira, e isso só funcionava por que havia um estimulo externo dizendo que aquilo te faria ser equilibrado, o efeito psicossomático é uma mistura de sugestionamento com o poder da crença humana.

De fato, hoje em dia, a pesquisa sobre o efeito psicossomático tem aumentando, cientistas acreditam que o uso correto desse fenômeno pode ser usado desde curas de doenças até mesmo na melhora da aprendizagem. Ao que parece, o efeito psicossomático parece aumentar a taxa de uso do cérebro, sendo assim, teoricamente isso nos daria a capacidade de fazer coisas que nós antes julgávamos impossíveis, mas isso ainda esta em pesquisa, mesmo assim, seria muito legal se pudéssemos não é?


Efeito Ideomotor:

Esse aqui é bem legal e esta presente em muitas das coisas que conhecemos, como por exemplo, quem já tentou ou já viu uma sessão do tabuleiro UIJA? Sabem aquela mesa com letras e números e um copo ou compasso em cima aonde se acredita que entidades controlem o objeto levando-o as letras e números, pois bem, não são os espíritos. Pessoal, eu não quero ofender nenhuma religião nem nada, porém, esse fenômeno estranho é perfeitamente explicado pelo efeito ideomotor, funciona assim:
Quando estamos com o musculo parado em uma posição e tenso nós fazemos movimentos involuntários e imperceptíveis, então, isso faz com que o copo ou qualquer outro objeto que estejamos segurando se mova.

Vendedores sabem disso e usam em seu favor vendendo cristais mágicos, bussolas d’água, e pêndulos que acham ouro no chão. É claro que nenhuma dessas coisas funciona de verdade, e se você comprou um desses objetos eu lamento dizer que você foi lesado, pois a única serventia dessas coisas é como objeto de decoração.

cegueira intencional 

Você acha que é uma pessoa atenta? Será que nada passa por você? Pois saiba que provavelmente você deixa passar detalhes berrantes todos os dias, mas não se sinta diminuído por isso, todos nós fazemos isso, principalmente em cidades grandes, pois aqui são muitas luzes, barulhos, pessoas passando a todo o momento, é coisa demais para nós podermos dar a mesma atenção a todos os detalhes, então, o cérebro descarta a maioria das coisas que vemos em nossa memória recente, por causa disso, uma pessoa ao seu lado pode até trocar de roupa e continuar a andar ao seu lado e você provavelmente não notara até ela dizer a você. Isso é muito divertido de testar com a família e os amigos, e acredite pessoal, funciona mesmo, eu mesmo testei com a minha família, fiquei tirando e colocando meu óculos e mudando meu anel de mão e de dedos e ninguém notou, o segredo é manter a conversa interessante e distrair a pessoa ou as pessoas na hora da troca. Vejam até onde vocês conseguem ir, comecem trocando coisas simples como um óculos, depois sai e volte várias vezes com roupas diferentes, só acho, que mesmo assim as pessoas ao seu redor provavelmente não vão notar.
 
Nos dias de hoje, esse efeito esta muito exagerado, por parte por que estamos nos tornando cada vez mais individualistas e presos no nosso mundo particular, damos cada vez menos atenção a detalhes externos e isso esta se tornando muito perigoso, afinal de contas não se pode andar por ai sem prestar a atenção no que esta acontecendo ao seu redor, é assim que batem a sua carteira.

Bom pessoal, por hoje é só, espero que isso te ajude a ficar mais atento com o mundo, afinal de contas nos dias de hoje quase tudo tenta nos enganar, e não custa nada ficar mais atento ao que é real e o que sua percepção diz ser real, na maioria das vezes elas não correspondem.


Fiquem com o Near Place na semana que vem para a próxima parte dos truques da sua mente, e não seja enganado por ai.

Comentários

Veja também

Mundo Ciência: como extrair DNA humano

Oi pessoal aqui é o Felipe e bem, vocês se lembram do primeiro Mundo Ciência em que eu ensinei vocês a extrair DNA de um morangos? Bem hoje eu irei ensinar a extrair o DNA de humanos, mas calma que você não irá precisar de sangue e nem nada do tipo, então vamos deixar de papo e começar com o experimento.


Para este experimento você vai precisar de:*Álcool
*Detergente
*Sal de cozinha
*Água
*Um bastão de vidro
*Recipientes para por o seu experimento
*Corante(opcional)




Procedimento:1) Pegue dois copos de água e coloque em um recipiente.
2) Adicione mais 1 colher de sal a mistura e mexa-a bem, retire 3 colheres desta mistura e coloque em outro recipiente.
3) Pegue essas 3 colheres da mistura e faça um bochecho por aproximadamente 1 minuto.
4) Coloque a mistura do seu bochecho em um recipiente(de preferencia de vidro para que você possa observar melhor a sua experiência) e coloque mais ou menos 1 gota de detergente, misturando levemente para que não forme bolhas.
5) Separe meio copo de água e coloque a…

Tutorial de como passar na auto escola

Vou aprender a dirigir e agora? (Atualizado, 12/05/2017)
Se sente nervoso por que vai entrar na auto escola? Ou esta inseguro em dirigir por ai mesmo estando habilitado? Não se preocupe, esses são medos comuns e hoje nós vamos mostrar a você tudo que você deve esperar desde a 1º aula até a 1º saída de carro.
Quanto vou gastar?
O preço das autoescolas com certeza é um fator que desencoraja as pessoas, mesmo aquelas que sonham muito em ter seu pedacinho de liberdade. Dinheiro não da em arvore, mas infelizmente é bom você estar ciente dos seus gastos em uma autoescola, por que, esse é o único caminho para poder dirigir por ai tranquilo, veja a seguir os preços aproximados, vale lembrar também que a cada ano o preço vai subir algumas centenas de Reais devido aos impostos:


* Os valores aqui citados são aproximados aos valores reais, os mesmo variam dependendo da região, e órgãos responsáveis.

Começando: Após ter pagado o valor exorbitante de entrada da categoria A (Moto), B( Carro) ou A/B (Ambos)…

Net now contra Netflix, qual é a melhor escolha?

Netflix contra Net now Nos dias de hoje, o serviço on demand de televisão tem ganhado espaço no nicho da indústria televisiva, aqui no Brasil, as duas principais concorrentes que oferecem esse tipo de serviço são a Netflix e o NET now, mas se precisarmos escolher apenas uma, qual delas venceria?
Netflix: Um serviço de assinatura muito similar a Tv a cabo, porém, com diferenciais que destacaram essa empresa no efusivo mundo dos serviços de entretenimento. Um dos principais diferenciais do Netflix é o fato de você poder usa-lo aonde quiser, pode ser um tablete, um smartfone, uma TV, um vídeo game ou qualquer coisa que tenha acesso a internet, esta característica da um novo sentido a frase “tv em todos os lugares.
Net now: Nascido do sistema de TV a cabo NET para competir diretamente com os serviços da Netflix, o Net Now oferece uma gama gigantesca de conteúdos de canais de tv e de outros serviços de vídeo, no caso do Net Now, o numero de conteúdos que estão disponíveis estã…

Os estigmas da nossa sociedade.

Estigmas Uma palavra muito presente na nossa sociedade e na pele daqueles que a sofrem, entenda um pouco melhor sobre alguns dos mais comuns tipos de estigma e como evita-los.
Estigma, nada mais é do que um preconceito coletivo, aonde um grupo é descriminado por uma maioria esmagadora, estes são considerados, comumente por boa parte da sociedade, como páreas e são frequentemente marginalizados por suas atividades, crenças ou gostos.
Os estigmas e preconceitos existem nas mais diversas formas e tamanhos, engloba quase tudo que foge de um padrão popular, e isto em sí, engloba muitas coisas, para que esse artigo não fique muito extenso ele será dividido em duas partes, conheça agora alguns estigmas comuns:
Estigma Religioso: Segundo a constituição brasileira, cada um de nós tem direito a livre escolha e expressão da fé, por ser um país laico, na teoria nós deveríamos abrigar todos os tipos de religião , porém na pratica tal coisa jamais existiu.
Nos dias de hoje, não importa qual seja sua rel…