Pular para o conteúdo principal

O quadro do menino que chora.


Seriam esses quadros incendiários ou é só a fumaça da lenda?


A anos correm boatos sobre estes quadros de crianças tristes que tem uma maldição flamejante que destrói a casa de qualquer um dos pobres coitados que as possuam, mas será que isso realmente ocorreu ou não passa de uma lenda, o Near Place vai mostrar a você:


A história:
Inglaterra, anos 80, aquele país estava prestes a ver o que seria uma série de assustadoras coincidências macabras.  Em uma determinada época, várias casas começaram a incendiar, sem nenhuma razão aparente, muitas pessoas morreram asfixiadas ou queimadas, porém, em todos os casos um objeto sempre resistia as chamas, somente um, o quadro de uma criança que chorava.
Da origem destas pinturas só se sabe a lenda,  que conta a história do pintor frustrado Giovanni Bragolin, o dom deste artista não estava conseguindo alimenta-lo, Giovanni estava na miséria, passando fome, já não sabia mais aonde recorrer. Em um ato de desespero ele optou por apelar para a força das trevas, o pintor fracassado fez um pacto demoníaco, porém, ao invés de oferecer a sua alma, ele decidiu oferecer a alma de qualquer pessoa que comprasse um de seus quadros. Naquela noite Giovanni vislumbrou a mais terrível das inspirações, ele viu 28 crianças sendo sacrificadas em um ritual maligno, ele viu em detalhes as lagrimas das crianças e seu grito por clemência.

Na manha do dia seguinte, assustado e inspirado o pintor pegou tinta e a tela e começou a pintar, não se sabe ao certo porque aquelas pinturas macabras fizeram sucesso, talvez pela sua decadência, seja como for elas começaram a vender como água, Giovanni começou a pintar aquelas 28 crianças uma a uma e todas eram vendidas, ele colocou detalhes sutis para mostrar que as crianças estavam mortas, como por exemplo, as supostas pupilas dilatadas.

As coisa ficavam estranhas para os compradores assim que o quadro passava pela porta de entrada, pessoas começaram a relatar que o quadro trazia uma enorme má sorte, isso ia desde pessoas adoecendo, perdendo o emprego e acidentes sem maiores consequências, então o pior ocorreu, várias casas que possuíam estas pinturas começaram a entrar no que os bombeiros chamaram de combustão espontânea, pois os mesmo jamais acharam uma causa para os incêndios, várias pessoas morreram ou perdiam tudo, menos os quadros.

  Isso logo chamou a atenção dos tabloides de plantão que começaram a associar os quadros aos incêndios. O The Sun, em 4 de setembro de 85 batizou o fenômeno como “ flamejante maldição do garoto em lágrimas.” Esse tabloide conseguiu criar um frenesi coletivo com cima dessa lenda e não só isso, eles conseguiram fazer uma campanha para que os ingleses se livrassem dos quadros, ao todo, 2.500 dos quadros das 28 crianças foram queimados.

A lenda ainda diz que o pintor se arrependeu e se apresentou no programa da Rede Globo Fantástico pedindo para que qualquer pessoa que tivesse um destes quadros em casa que se livrar-se daquilo antes que fosse tarde demais , difundindo assim a lenda aqui no Brasil.

A verdade:

De fato ouve um Giovanni Bragolin, ou melhor, Bruno Amadio como consta em sua certidão de nascimento,  em sua carreira como pintor ele pintava criança felizes, ainda usando seu nome de batismo, em meados de 1980 ele passou a usar seu pseudônimo de Giovanni Bragolin e começou sua série de crianças tristes que teve vendas nas alturas se comparados os seus trabalhos anteriores.

Sobre a lenda difundida pelo The Sun, bom, primeiro é bom entender que tipo de jornal o The Sun é, e eu lamento dizer que este tabloide em especial é um tipo de jornal sensacionalista famoso por criar histórias falsas, exageradas, forjar provas ou contratar pessoas como testemunhas. Outro ponto que refuta a lenda é a diferença cronológica dos fatos ocorridos. Giovanni pintou as crianças tristes em 1980, porém, há relatos de alguns desses quadros que incendiaram casas nos anos 70, dez anos antes do pintor começar a trabalhar com esse tema. Existem vários quadros do pintor sobre autoria de ambos seus nomes, artístico e de batismo expostos em uma galeria na Europa, galeria que nunca teve nenhum evento sinistro relatado.

Bruno Amadio ou Giovanni Bragolin
Outra coisa que não faz muito sentido na lenda é que o jornal The Sun conseguiu fazer uma campanha para queimar 2.500 destes quadros, pense bem, queima-los ? Em todos os incêndios tudo que sobrava eram os quadros como, é possível atear fogo em algo que é a prova de fogo? como os quadros supostamente eram ? E se tantas pessoas tinham esses quadros e estavam saudáveis, levando em conta que algumas os tinham a varios anos, como pode ser isso uma maldição se só funcionam em algumas situações ?

Em questão ao fato do artista ter vindo ao Brasil fazer uma entrevista no Fantástico, bem, tal fato jamais ocorreu. Não há registros em nenhum lugar sobre a tal entrevista, o que é muito incomum pois entrevistas do Fantástico sempre são fáceis de encontrar, levando em conta a era quando a entrevista ocorreu, meados dos anos 80 e inicio dos anos 90 já era possível gravar em VHS em sua própria casa, sendo pouco provável que ninguém em todo o Brasil não tenha gravado tal entrevista devido ao impacto da sua apresentação. Logo é seguro dizer que Giovanni jamais colocou seus pés em solo brasileiro, ou ao menos, ele jamais esteve no Programa fantástico.

Emfim, embora exista mesmo o pintor, os quadros, o jornal e os incêndios, as coisas jamais estiveram interligadas e nem de longe fazem parte de alguma maldição. De fato o artista não era tão famoso antes das suas pinturas de crianças tristes, mas seu estilo sempre foi natureza morta, sendo previsível que ele se voltasse a esse estilo mais decadente de arte.

Isto é: Falso

Infelizmente esta é só mais uma lenda urbana super exagerada e mal planejada, ela pode ser facilmente refutada se seus detalhes forem examinados e investigados com cuidado, porque o The Sun decidiu tentar estragar a carreira de um artista em acessão é o verdadeiro mistério que pode não ter uma resposta, embora as pinturas sejam estranha e perturbadoras elas não tem nada de amaldiçoadas sendo seguro ter uma em sua casa caso seu gosto seja esse.

Comentários

  1. Com ou sem maldição, eu não teria uma quadro tão estranho como de crianças chorando. é impressionante demais e dá uma sensação estranha ao olhar!

    Beijinhos =*
    Miaka Freitas
    www.umsofaalareira.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários sujeitos a moderação. Não são permitidos comentários de incitação ao ódio ou com palavras de baixo calão. Duvidas, vinde !ajuda"

Veja também

Mundo Ciência: como extrair DNA humano

Oi pessoal aqui é o Felipe e bem, vocês se lembram do primeiro Mundo Ciência em que eu ensinei vocês a extrair DNA de um morangos? Bem hoje eu irei ensinar a extrair o DNA de humanos, mas calma que você não irá precisar de sangue e nem nada do tipo, então vamos deixar de papo e começar com o experimento.


Para este experimento você vai precisar de:*Álcool
*Detergente
*Sal de cozinha
*Água
*Um bastão de vidro
*Recipientes para por o seu experimento
*Corante(opcional)




Procedimento:1) Pegue dois copos de água e coloque em um recipiente.
2) Adicione mais 1 colher de sal a mistura e mexa-a bem, retire 3 colheres desta mistura e coloque em outro recipiente.
3) Pegue essas 3 colheres da mistura e faça um bochecho por aproximadamente 1 minuto.
4) Coloque a mistura do seu bochecho em um recipiente(de preferencia de vidro para que você possa observar melhor a sua experiência) e coloque mais ou menos 1 gota de detergente, misturando levemente para que não forme bolhas.
5) Separe meio copo de água e coloque a…

Tutorial de como passar na auto escola

Vou aprender a dirigir e agora? (Atualizado, 12/05/2017)
Se sente nervoso por que vai entrar na auto escola? Ou esta inseguro em dirigir por ai mesmo estando habilitado? Não se preocupe, esses são medos comuns e hoje nós vamos mostrar a você tudo que você deve esperar desde a 1º aula até a 1º saída de carro.
Quanto vou gastar?
O preço das autoescolas com certeza é um fator que desencoraja as pessoas, mesmo aquelas que sonham muito em ter seu pedacinho de liberdade. Dinheiro não da em arvore, mas infelizmente é bom você estar ciente dos seus gastos em uma autoescola, por que, esse é o único caminho para poder dirigir por ai tranquilo, veja a seguir os preços aproximados, vale lembrar também que a cada ano o preço vai subir algumas centenas de Reais devido aos impostos:


* Os valores aqui citados são aproximados aos valores reais, os mesmo variam dependendo da região, e órgãos responsáveis.

Começando: Após ter pagado o valor exorbitante de entrada da categoria A (Moto), B( Carro) ou A/B (Ambos)…

Net now contra Netflix, qual é a melhor escolha?

Netflix contra Net now Nos dias de hoje, o serviço on demand de televisão tem ganhado espaço no nicho da indústria televisiva, aqui no Brasil, as duas principais concorrentes que oferecem esse tipo de serviço são a Netflix e o NET now, mas se precisarmos escolher apenas uma, qual delas venceria?
Netflix: Um serviço de assinatura muito similar a Tv a cabo, porém, com diferenciais que destacaram essa empresa no efusivo mundo dos serviços de entretenimento. Um dos principais diferenciais do Netflix é o fato de você poder usa-lo aonde quiser, pode ser um tablete, um smartfone, uma TV, um vídeo game ou qualquer coisa que tenha acesso a internet, esta característica da um novo sentido a frase “tv em todos os lugares.
Net now: Nascido do sistema de TV a cabo NET para competir diretamente com os serviços da Netflix, o Net Now oferece uma gama gigantesca de conteúdos de canais de tv e de outros serviços de vídeo, no caso do Net Now, o numero de conteúdos que estão disponíveis estã…

Os estigmas da nossa sociedade.

Estigmas Uma palavra muito presente na nossa sociedade e na pele daqueles que a sofrem, entenda um pouco melhor sobre alguns dos mais comuns tipos de estigma e como evita-los.
Estigma, nada mais é do que um preconceito coletivo, aonde um grupo é descriminado por uma maioria esmagadora, estes são considerados, comumente por boa parte da sociedade, como páreas e são frequentemente marginalizados por suas atividades, crenças ou gostos.
Os estigmas e preconceitos existem nas mais diversas formas e tamanhos, engloba quase tudo que foge de um padrão popular, e isto em sí, engloba muitas coisas, para que esse artigo não fique muito extenso ele será dividido em duas partes, conheça agora alguns estigmas comuns:
Estigma Religioso: Segundo a constituição brasileira, cada um de nós tem direito a livre escolha e expressão da fé, por ser um país laico, na teoria nós deveríamos abrigar todos os tipos de religião , porém na pratica tal coisa jamais existiu.
Nos dias de hoje, não importa qual seja sua rel…