Pular para o conteúdo principal

Como não cair em golpes no Facebook


Não seja mais uma vítima de phishing 

O Facebook é sem duvida a maior e mais popular rede social no mundo, e como tal, ela é vítima de várias tentativas de golpes de pessoas inescrupulosas para roubar seus dados e usar sua identidade, aprenda como não ser mais uma vítima de phishing e outros golpes.


Segundo Roni Karz, da F-Secure, esses golpes funcionam como uma pescaria, esta agregando mais e mais contatos, um deles pode ser um dos seu amigo ou familiar e muitas vezes eles nem sabem. O modo mais comum é quando você recebe um post de um amigo próximo que já faz parte da rede de contas, este post estará oferecendo um produto ou serviço com preços ou propostas desproporcionais a maioria, esses post’s irão direcionar você a site aonde você devera cadastrar certos tipos de dados, neles incluem seus documentos pessoas e numero do cartão de crédito.

Embora sites como esse assustem e espantem a maioria das pessoas, ainda existem internautas inocentes que acabam caindo neste conto do vigário e se tornando mais uma vítima de roubo de identidade ou na melhor das hipóteses ela acaba entupido por anúncios, tanto em seu e mail e Face como em sua residência.



Como me livra disso?

É muito simples e em sua maior parte envolve o bom e velho bom senso e atenção, por exemplo, verifique a URL do site exibido antes de entrar, uma letra diferente faz toda a diferença, uma letra pode significar um código invasivo que significa invasão na certa, para não ter esse problema sempre é uma boa ideia usar o Long URL, este site mostra na integra o site que você deseja visitar, mas não será você que entra e sim o site, o Long URL mostra a você a pagina ao vivo do site sem que você precise entrar com seu próprio computador.

Sua maior ferramenta de segurança não é um anti -vírus nem um site seguro, o bom senso é sua maior arma contra o crime virtual, só forneça seus dados e só se cadastre em sites reconhecidos, não importa que você vá fazer compras em sites mais caros por causa do seu renome, é melhor do que ser roubado por que quis pagar mais barato. Sempre cheque os post de seus amigos, você os conhece e sabe que tipo de coisa que eles postam, se algo diferente aparecer tome cuidado, ele pode ser uma vítima de phishing e esta espalhando inconscientemente o código invasivo para que você espalhe a mesma coisa, vamos erradicar este tipo de crime pouco a pouco e banir esse tipo de gente das nossas redes sociais.




O que os sites podem fazer quanto ao phishing?

Segundo Karz, a maioria dos sites poderia adotar um sistema simples e barato para acabar com o phishing e manter seus usuários livres de eventos indesejados, mas infelizmente isso é um paradoxo. Para evitar um crime eles deveriam cometer outro, para poder sanar os casos de phishing as redes sociais deveriam monitoras e censurar mensagens de post de usuários, e isso vai contra o direito de liberdade virtual e se enquadra como censura, e logicamente isso não poderia ser feito, sendo assim, fica a cargo de você usuário ficar atento com o que você clica, não leva muito tempo e pode lhe poupar de muitos prejuízos.



Minha senha conta?

Sim, e conta muito! Quanto mais caracteres e quanto maior a complexidade mais difícil vai ser para que criminosos a decodifiquem. Este recado serve também para as inúmeras paginas no Facebook que foram desativadas por um grupo de hackers rebeldes, a complexidade da sua senha é a sútil diferença entre segurança e invasão.

Hackers usam programas de decodificação de senhas, estes usam uma forma bruta de decodificação baseado em sistema de caracteres variados, ele tenta até conseguir achar o caractere correspondente, todavia, esses programas são limitados, e devem ser para não serem notados pelos servidores, os mais fortes podem decodificar senhas simples de até 32 caracteres, porém, eles têm uma capacidade de aleatoriedade limitada, se sua senha tiver números seguindo de letras e não apresentar nenhuma relevância sobre qualquer aspecto pessoal ou profissional de sua parte, isso torna a decodificação da sua senha praticamente impossível, isso reduz a precisão do programa e limita o mesmo a 5 caracteres, obrigando o hacker a adivinhar o resto da sua senha. Não se iluda, não há outro meio de ter controle da sua pagina ou perfil a não ser com a sua senha, não existe nenhum meio mágico de tomar posse da sua pagina a não ser com sua palavra passe. 

Outro bom modo de garantir sua segurança é usar os mecanismos de segurança da sua rede social a seu favor, por exemplo, tanto o Facebook quanto o Google + tem sistemas de verificação em duas etapas, a primeira é a senha, a segunda é um código enviado por app ou sms direto para o seu celular, desse modo, somente a senha sozinha não significa nada sem e conseguir interceptar pacotes de dados do seu celular é um trabalho muito além da capacidade de hackers de redes sociais.


Por fim, a sua segurança depende de quanto você se dedica a ela, seja consciente e conscientize outras pessoas a tomar essas medidas de segurança para erradicar o phishing das redes sociais e da internet, um simples ato pode significar muito.

Veja também

Antivírus de celular é mesmo necessário?

Peso ou proteção? Não é de hoje que vemos os principais nomes em antivírus de PC no Play Store, mas será mesmo que precisamos desse peso na memória? Estaríamos sendo precavidos contra pragas virtuais ou apenas sendo feito de idiotas pelas empresas que só querem vender? Descubra aqui no Near Place de uma vez por todas se precisamos mesmo de um antivírus no celular.
Argumento da Google: Segundo o chefe de segurança da Google, Adrian Ludwing, 99% dos usuários do Android não precisam de um antivírus, isso porque ao ter um uso regular e não mexer nas configurações de segurança que vem de fabrica seria de raro a impossível contrair um vírus vindo direto do Play Store. Adrian sugere que as empresas de antivírus estão apenas explorando o medo dos usuários para poder oferecer seus produtos, mas que desde que você não costume baixar de fontes não confiáveis não há o que temer.
Contra argumento das fornecedoras de antivírus: Em um consenso geral entre os principais motores antivírus tudo que a Google…

Mundo Ciência: como extrair DNA humano

Oi pessoal aqui é o Felipe e bem, vocês se lembram do primeiro Mundo Ciência em que eu ensinei vocês a extrair DNA de um morangos? Bem hoje eu irei ensinar a extrair o DNA de humanos, mas calma que você não irá precisar de sangue e nem nada do tipo, então vamos deixar de papo e começar com o experimento.


Para este experimento você vai precisar de:*Álcool
*Detergente
*Sal de cozinha
*Água
*Um bastão de vidro
*Recipientes para por o seu experimento
*Corante(opcional)




Procedimento:1) Pegue dois copos de água e coloque em um recipiente.
2) Adicione mais 1 colher de sal a mistura e mexa-a bem, retire 3 colheres desta mistura e coloque em outro recipiente.
3) Pegue essas 3 colheres da mistura e faça um bochecho por aproximadamente 1 minuto.
4) Coloque a mistura do seu bochecho em um recipiente(de preferencia de vidro para que você possa observar melhor a sua experiência) e coloque mais ou menos 1 gota de detergente, misturando levemente para que não forme bolhas.
5) Separe meio copo de água e coloque a…

Como se livrar de um manipulador.

Relações tóxicas: Você pode estar em uma agora e nem se quer sabe disso, mas não se preocupe, vamos te explicar o que elas são, quem as domina e como lidar ou se livrar disso:
Relacionamento tóxico: Um relacionamento tóxico é uma relação de qualquer espécie aonde o tratamento e unilateral, ou seja, ele parte somente de um dos envolvidos. Pessoas que promovem relacionamentos tóxicos são conhecidos como manipuladores perversos, pessoas que sofrem desse transtorno patológico apresentam comportamento dominador, mentiras patológicas, raiva compulsiva e necessidade de estar no centro do relacionamento.

A convivência com essas pessoas gera uma relação tóxica, aonde o parceiro vai lentamente envenenando e isolando o outro com comentários e atitudes malignas a fim de sugar as energias do mesmo, isto porque, um manipulador é um vampiro emocional incapaz de produzir bons sentimentos, por isso, ele deve deixar seu parceiro no mesmo nível de miséria que ele se encontra.
Os relacionamentos tóxicos podem…

Tutorial de como passar na auto escola

Vou aprender a dirigir e agora? (Atualizado, 12/05/2017)
Se sente nervoso por que vai entrar na auto escola? Ou esta inseguro em dirigir por ai mesmo estando habilitado? Não se preocupe, esses são medos comuns e hoje nós vamos mostrar a você tudo que você deve esperar desde a 1º aula até a 1º saída de carro.
Quanto vou gastar?
O preço das autoescolas com certeza é um fator que desencoraja as pessoas, mesmo aquelas que sonham muito em ter seu pedacinho de liberdade. Dinheiro não da em arvore, mas infelizmente é bom você estar ciente dos seus gastos em uma autoescola, por que, esse é o único caminho para poder dirigir por ai tranquilo, veja a seguir os preços aproximados, vale lembrar também que a cada ano o preço vai subir algumas centenas de Reais devido aos impostos:


* Os valores aqui citados são aproximados aos valores reais, os mesmo variam dependendo da região, e órgãos responsáveis.

Começando: Após ter pagado o valor exorbitante de entrada da categoria A (Moto), B( Carro) ou A/B (Ambos)…