Pular para o conteúdo principal

O avanço da tecnologia

A morte do Vintage parte 1


 
A tecnologia de ontem esta lentamente morrendo, as crianças de hoje em dia não pode nem mesmo reconhecer um simples walkman e se impressionam com quanto esse tipo de tecnologia é arcaica e limitada.

Hoje em dia as tecnologias de ponta estão ficando obsoletas muito rápido, acreditem se quiser que muitas pessoas nunca viram telefones com teclas ao invés de uma tela de muitas polegadas, pois é caros leitores, o tempo tem avançado muito rápido e muitas tecnologias clássicas e tradicionais estão desaparecendo ou já desapareceram. Hoje nós vamos ver aqui algumas tecnologias interessantes que estão lentamente desaparecendo, afinal de contas, nessa era de Iphones nós acabamos nos esquecendo que o telefone um dia foi usado para se ligar para alguém:


Celulares:
 
Com certeza o celular é uma das tecnologias que mais muda em um curto período de tempo, praticamente todas as semanas nós temos uma grande evolução nos aparelhos que praticamente já fazem parte do nosso corpo, afinal de contas, muitos dizem que estar sem seu celular é praticamente o mesmo de andar nu.

O celular teve seu nascimento em 1940, baseado no telefone, invensão de Alexander Graham Bell. Foi na empresa AT&T aonde alguns trabalhadores  desenvolveram o que ficou conhecido como celular, depois disso ele foi evoluindo muito rápido, veja só:


Reconhece isso ? Provavelmente não, Esse é um telefone bem antigo chamado de " Telefone Rotativo" Aonde para cada numero discado você deve emburra-lo até em baixo, na parte indicada, parece estranho não é ?


Um pré pago bem grande. Esse estranho objeto é conhecido como cabine telefônica, aqui no Brasil, embora elas sejam comuns, elas estão lentamente desaparecendo. Por muitos anos, mundo a fora, essa era a unica maneira de falar com alguém pelo telefone sem esta na sua casa, talvez tenha sido essa a inspiração do telefone celular.


O iPhone do seu avô. Esse foi o primeiro celular como é conhecido hoje em dia, sem fios, sem limites ! Mesmo assim a palavra portabilidade aqui tinha um sentido mais pesado do que hoje em dia. Esse tipo de celular era muito pesado e bem desconfortável de usar, fora o fato de você precisar de um bolso tamanho família para guarda-lo.







O primeiro celular com Touch Screen na história, ele não é da Nokia, da Apple ou nenhuma outra marca que você possa imaginar, esse telefone foi feito pela Bell South e a IBM juntas, elas criaram, em 1994 o Symon phone, e você achando que foi a Apple que revolucionou o mundo dos telefones...










Televisões:
Esse foi o meio de entretenimento favorito até meados dos anos noventa, quando foi substituído rapidamente pelo computador, com certeza o reino das TV acabou, mesmo assim, a sua evolução acontece até hoje, de forma lenta, mas bem acentuada.  A ideia da televisão, acreditem se quiser, surgiu da mente de um garoto de quatorze anos, seu nome era Philo T. Fansworth, se você é fã e séries animadas ou fã do Matt Groaning, você já deve ter notado a semelhança. Sim, Phillip J. Fansworth foi inspirado no inventor da televisão, por isso que o Fry é tão viciado em TV, afinal de contas ele tem que manter suas origens não é?

Seja como for, aquele garoto de 14 anos com seus poucos conhecimentos de eletricidade e circuitos desenhou e fez um protótipo do que seria conhecido e amado mundialmente, e tudo isso só por que ele precisava de um projeto para sua feira de ciências, provando que as circunstâncias  fazem o progresso.

Veja como a invenção jovem Fansworth tem evoluído até os dias de hoje:



Essa é a HD tela plana do seu tataravô, sim, essa belezinha aqui já foi chamada de tecnologia de ponta, ou melhor, milagre tecnológico. Agora as donas de casa não precisavam mais imaginar as novelas que elas escutavam no rádio, agora elas podiam ver tudo, bem mais fácil não é ?








A primeira televisão a cores, na verdade, não foi bem uma Tv. Um dispositivo com função parecida com a do Ti Vo era instalada nas Tvs clássicas para que as mesma pudessem reproduzir a cores. O nome do dispositivo era RCA CT-100 e ele custava em torno de mil dólares na época, o que seria equivalente a seis mil Obamas hoje em dia.







O nascimento da tela plana. A primeira Tv tela plana foi lançada em 1996 com o nome de BeoVision Avant e a partir dessas Tv's foram surgiram os cinemas gigantescos de alta definição que temos em casa hoje em dia 







Das maquinas de escrever até os notebooks:

Se existem um sonho de consumo de qualquer escritor que se preze é de ter sua própria máquina de escrever para poder refazer seus artigos favoritos a moda clássica, é uma pena que a minha era muito antiga e já não tem mais concerto.  O inventor da máquina de escrever foi o italiano Giuseppe Ravizza,  ele criou seu primeiro protótipo em 1806. E por décadas esse foi o único meio de se escrever sem ser com caneta e papel.

 
Na época sem computadores esse foi a primeira arma jornalistica, instrumento de guerra e dispositivo pessoal. Parece absurdamente grande e pesado, isso porque era mesmo, veja como a escrita profissional surgiu, acreditem, precisava-se de um curso para usa-la.




Depois de muita revolução tecnológica a morte da máquina de escrever veio em forma de códigos binários. O primeiro projeto de computador, ou melhor, ábaco automático foi criado em 1822 por Charles Baddge, infelizmente por falta de fundos esse projeto nunca foi feito nessa época. Em 1837 Baddge tentou mais uma vez um projeto de computador, dessa vez com memoria integrada e alguns melhoramentos no maquinário, mas dinheiro não era o forte de Charles e ele mais uma vez não conseguiu ver seu projeto realizado, pelo menos, não vivo, depois de sua morte seu filho mais novo conseguiu dar prosseguimento aos projetos do pai.

Depois disso vários tipos de maquinas calculadoras gigantes e programáveis foram surgindo ao redor do mundo, mas nada que relembre os computadores modernos, foi então que em 1943 o Colossus, o primeiro computador eletrônico foi inventado por Tommy Flowers, ele foi feito para ajudar a ler mensagens criptografadas interceptadas das tropas alemãs. Esse computador fazia jus ao seu nome, tendo de ficar dentro de um prédio de vários andares. Desde então os computadores continuaram a seguir esse conceito de montagem e por muitos anos eles eram enormes maquinas feitas somente para empresas que tinha capital suficiente para adquiri-las, isso ainda mantinha o computador longe das mãos das famílias comuns, pelo menos até 1975, quando o primeiro computador para o povo foi feito por Ed Roberts, com a cunha de “computador pessoal” o Atlair 8800 foi comercializado por uma bagatela de US$ 750, na época ele vendeu mais que água.

Veja como a evolução do primeiro projeto de Charles, o inventor sem dinheiro tem evoluído e como ele chegou nos dias de hoje:


Você ficou emocionado com a história do Steve Jobs e acha que ele foi o grande inventor do computador, inocente, não sabe de nada! Este cara aqui do lado deste trambolho enorme foi o inventor ( sem fundos ) do primeiro computador já feito.









Aqui esta o Colossus, e não, não é o cara da Marvel. Ele pode parecer pequeno na foto, isso por que o resto dele não coube no quadro, acreditem, aquela maquina era enorme, e também, um enorme avanço na invenção de Charles( De novo, não é do X man).





O primeiro computador pessoal, eu sei, ele não parece muito com o que você esta acostumado a ver, mas essa era a tecnologia de ponta na época, ele foi muito usado em escolas primarias, ele era ótimo para ensinar o abecedário, afinal de contas, isso ter a máximo que sua capacidade podia oferecer.




Aparelhos de som:
 
A música sempre foi considerado por muitos o alimento da alma, e desde sua criação o homem sempre quis ficar cada vez mais perto do som que acalmava a sua besta interior. A música sempre foi um segmento muito lucrativo da sociedade, então, nunca foram medidos esforços para que ela evoluísse de forma rápida. Seus formatos, tipos e estilos mudaram muito com o passar das décadas, mais a sua essência artística sempre foi a mesma. Desde o primeiro Fonografo, cortesia de Thomas Edison, os aparelhos de música tem evoluído como esculturas cantantes e seu estilo foi mudado drasticamente com o passar das eras, mas no fim das contas, o que importa mesmo é a música não é? Veja como a invenção de Thomas Edison tem evoluído no passar dos anos:




Esse não dá pra carregar por ai. Esse é o fonógrafo by Thomas Edison, tinha som Surrond... brincadeirinha pessoal, ele era bem limitado com relação a definição do áudio, mesmo assim, o pessoal dessa época não tinham muitas escolhas, era isso, ou ir a um concerto, pelo menos não existia o Justin Bieber, já é alguma coisa.




Agora estamos avançando, esse era o melhor amigo do homem e da mulher que chegavam cansados após um longo de trabalho. Nada melhor do que chegar em casa e escutar o seu incrível tocador de vinil, pode parecer antigo e antiquado, mas saiba que esse tipo de tecnologia e qualidade de som nunca foi imitada, ele tem procura até hoje por causa da suavidade do seu som, e você ai com seu MP10 escutando Funk no ônibus sem fones.







Agora o vinil ficou menor e o Copyrigth começou a comer solto, o CD e os tocadores de CD começaram a se focar mais na portabilidade do que na qualidade, esse conceito de levar a musica com você sacrificou a qualidade mais aumentou a proximidade.






Reflexo disso pode se ver aqui no MP3, agora a musica vai pra qualquer lugar com você e pode ser tocado em praticamente qualquer coisa, o Mp3 foi a revolução no que se diz respeito a portabilidade, mesmo assim, a qualidade caiu muito a segurança desse tipo de mídia foi um fracasso completo. O Mp3 hoje em dia é o tipo de mídia mais pirateado no mundo, isso quase levou a falência de muitos estúdios de musica, e levou a falência quase todas as lojas de CD, se não fosse a nostalgia, talvez não existissem mais lojas de musica hoje em dia.


Bom pessoal. por hoje é só, como a evolução da tecnologia é um assunto muito extenso eu achei melhor dividir esse segmento por partes, assim não fica uma coisa muito cansativa para vocês, se vocês gostaram dessa matéria compartilhem e comentem, a opinião de você é importante para mim.


Veja também

Tutorial de como passar na auto escola

Vou aprender a dirigir e agora? (Atualizado, 12/05/2017)
Se sente nervoso por que vai entrar na auto escola? Ou esta inseguro em dirigir por ai mesmo estando habilitado? Não se preocupe, esses são medos comuns e hoje nós vamos mostrar a você tudo que você deve esperar desde a 1º aula até a 1º saída de carro.
Quanto vou gastar?
O preço das autoescolas com certeza é um fator que desencoraja as pessoas, mesmo aquelas que sonham muito em ter seu pedacinho de liberdade. Dinheiro não da em arvore, mas infelizmente é bom você estar ciente dos seus gastos em uma autoescola, por que, esse é o único caminho para poder dirigir por ai tranquilo, veja a seguir os preços aproximados, vale lembrar também que a cada ano o preço vai subir algumas centenas de Reais devido aos impostos:


* Os valores aqui citados são aproximados aos valores reais, os mesmo variam dependendo da região, e órgãos responsáveis.

Começando: Após ter pagado o valor exorbitante de entrada da categoria A (Moto), B( Carro) ou A/B (Ambos)…

Net now contra Netflix, qual é a melhor escolha?

Netflix contra Net now Nos dias de hoje, o serviço on demand de televisão tem ganhado espaço no nicho da indústria televisiva, aqui no Brasil, as duas principais concorrentes que oferecem esse tipo de serviço são a Netflix e o NET now, mas se precisarmos escolher apenas uma, qual delas venceria?
Netflix: Um serviço de assinatura muito similar a Tv a cabo, porém, com diferenciais que destacaram essa empresa no efusivo mundo dos serviços de entretenimento. Um dos principais diferenciais do Netflix é o fato de você poder usa-lo aonde quiser, pode ser um tablete, um smartfone, uma TV, um vídeo game ou qualquer coisa que tenha acesso a internet, esta característica da um novo sentido a frase “tv em todos os lugares.
Net now: Nascido do sistema de TV a cabo NET para competir diretamente com os serviços da Netflix, o Net Now oferece uma gama gigantesca de conteúdos de canais de tv e de outros serviços de vídeo, no caso do Net Now, o numero de conteúdos que estão disponíveis estã…

Como se livrar de um manipulador.

Relações tóxicas: Você pode estar em uma agora e nem se quer sabe disso, mas não se preocupe, vamos te explicar o que elas são, quem as domina e como lidar ou se livrar disso:
Relacionamento tóxico: Um relacionamento tóxico é uma relação de qualquer espécie aonde o tratamento e unilateral, ou seja, ele parte somente de um dos envolvidos. Pessoas que promovem relacionamentos tóxicos são conhecidos como manipuladores perversos, pessoas que sofrem desse transtorno patológico apresentam comportamento dominador, mentiras patológicas, raiva compulsiva e necessidade de estar no centro do relacionamento.

A convivência com essas pessoas gera uma relação tóxica, aonde o parceiro vai lentamente envenenando e isolando o outro com comentários e atitudes malignas a fim de sugar as energias do mesmo, isto porque, um manipulador é um vampiro emocional incapaz de produzir bons sentimentos, por isso, ele deve deixar seu parceiro no mesmo nível de miséria que ele se encontra.
Os relacionamentos tóxicos podem…

Curiosidades GTA V

Coisas que talvez você não tenha percebido no GTA V Olá pessoal, acharam que as curiosidades sobre o GTA tinham acabado não é ? Não só continua como evoluiu, agora vamos falar sobre o mais novo jogo da Rockstar, sem mas delongas vamos as curiosidades
Trevor é gay: Se você dar role com Michel, Frank, e Trevor juntos algumas vezes, em um determinado momento Trevor vai pedir para seus amigos lhe fazerem perguntas, Frank pergunta se Trevor é gay, o mesmo enrola e repete várias vezes " sim e não" para no final dizer que ele é o que lhe faz feliz. Pois é champs, ele que provavelmente é a personagem que você mais joga é gay, lide com isso.A internet não gosta de você:  Alguns percebem isso, outros não, o fato é que o indicador de qualquer navegador da internet no GTA é um dedo do meioRon multitarefas: Ron não é só o braço direito de Trevor e CEO da TPI, ele tem sua própria marca de gasolina e tem seu próprio quadro em uma rádio em Blaine Contry, Basta sintonizar para ouvir suas teo…