Pular para o conteúdo principal

Mentiras

Ser enganado dói, mas por que caímos nessa?


Mentiras, elas estão em toda a parte, nosso mundo foi formado com base na ilusão e na mentira, mas porque sentimos que somos tão vulneráveis a elas? Esta na hora de entender um pouco mais sobre a mecânica da mentira, e com sorte, você não se torna a próxima vítima.

Porque mentimos?

Muitos acreditam que mentir é uma característica de uma pessoa maligna, mas pense melhor. Vários estudiosos constataram que a mentira na verdade é uma arma fornecida a nossa espécie devido a nossa evolução. Com o tempo e com o aperfeiçoamento da nossa pisque a mentira surgiu com o intuito de propagação e proteção da espécie.


A Mentira e seus tipos...

A mentira pode nos tirar de encrencas, e ao mesmo tempo pode nos meter em outras, mas qual é o limite entre uma mentira inocente e um mentiroso patológico? Existe algo chamado “ Mentira Branca “ e virtualmente todas as pessoas no mundo, indiferente de qualquer característica fisiológica, econômica, social ou biológica já contou uma mentira branca, é impossível que um ser humano passe sua vida toda sem ao menos ter contato uma pequena mentirinha, isso por que, como eu já havia dito, a mentira faz parte de nós, nós a adquirimos através da nossa carga genética proveniente da evolução da nossa espécie, então não tem como escapar disso.


Mentiras do bem?

 Mentiras Brancas são mentiras leves, aquelas que você conta para sair de uma situação de muito risco ou então para não magoar um ente querido, essa também é conhecida como a mentira boa, aquela que mesmo sabendo que é errado mentir, você mente, tentando fazer o bem, e de verdade, isso não faz mal a ninguém, o problema é que tem pessoas que passam um pouco desse ponto, e ai que os nossos problemas realmente começam.




O mentiroso patológico e suas mentiras crônicas...

Um mentiroso patológico, segundo os conceitos básicos da psicologia, é um individuo que mente de forma compulsiva, e que também é livre de remorso referente a quaisquer danos que suas mentiras possam causar. Mentirosos desse tipo são capazes de passar por qualquer detector de mentiras, pois eles conseguem se convencer do que eles dizem é verdade, mesmo sabendo que é mentira, soa complicado não é? Na verdade existe uma região do cérebro responsável pela mentira, ela se chama conjunção temporal parietal, ou CPT, essa região encontra-se entre o lóbulo parietal e o lóbulo temporal (responsáveis pelo discernimento entre pessoa e grupo e o processamento de informações). Acredita-se que um mentiroso patológico tem uma má conexão entre esses dois lóbulos, formando assim a sua deficiência em empatia e discernimento, dando a ele a capacidade de mentir sem mostrar os sinais claros de uma mentira, mas, que sinais são esses?

Um mentiroso é como um livro?

Quase, ler os sinais de um mentiroso é como ler um livro em outro idioma, você até pode conseguir, mas com muito esforço e atenção, tendo que a toda hora traduzir tudo o que vê. O complicado em tentar ler uma mentira é que os sinais variam entre uma pessoa e outra, e também, variam dependendo das seguintes características:

·         Local de nascimento
·         Clima
·         Circunstância
·         Humor
·         Personalidade
·         Ambiente

E todos estes tem a tendência de se fundir para fazer com que a pessoa gere uma reação X. Detectar uma mentira é uma habilidade muito difícil, não é atoa que é preciso uma especialização nessa área, então não espere que depois que você leia essa matéria você se torne um detector de mentiras humano, no máximo, você pode evitar cair em golpes simples.
Vamos mostrar aqui alguns exemplos de reações e emoções que as causam, lembrando, que isso não é exato:

Os sinais do mentiroso...

1.    Raiva- leve cerração de dentes ou lábios, fechar de punhos, morder o lábio inferior, arqueamento leve das sobrancelhas em formado de V, mudança leve na respiração e leve e abertura de boca.

2.    Preocupação – Movimentação exagerada de mãos e pés, olhar para várias direções ao mesmo tempo, arqueamento das sobrancelhas em formato de S, responder com perguntas, ficar na defensiva, leve mudança no tom de voz para mais alto.


3.    Excitação – Leve cerração dos olhos, inclinar levemente a cabeça para traz tocar o queixo ou boca com o indicador, sorriso leve geralmente mais puxado para o lado esquerdo.

4.    Medo – Esbugalhar ou fechar de olhos, colocar as mãos uma sobre a outra de forma subida, engasgar, mudança no tom de voz, ficar na defensiva, suor geralmente nas mãos, abrir e fechar os dedos enquanto fala, não olhar nos olhos enquanto fala.
                    
5.    Desconforto – Levantar-se quando estiver sentado ou sentar quando estiver de pé, andar de um lado para o outro, procurar qualquer atividade que possa usar as mãos, roer as unhas, coçar os olhos de forma exagerada, tocar os braços ou cruzar e descruzar as pernas de forma persistente.

             
6.    Orgulho- Sorriso discreto, inclinar levemente a cabeça para cima, virar os olhos levemente para cima ou cerra-los com a cabeça voltada para cima, tom de voz mais sórdido, súbito conforto, movimentos lentos.

7.    Inveja – Virar a cabeça e olhar na direção contrária com os olhos, sorrir sem apresentar mudanças no olhar,  balançar a cabeça para cima e para baixo como se concordasse, desinteresse no assunto referente a inveja.

Existe um sinal que é muito comum em qualquer situação em que uma pessoa normal apresenta alguns desconfortos referentes a você ou algo sobre você, sempre que você falar com ela e ela se sentir desconfortável, a pessoa vai ter a tendência de desviar o olhar, geralmente se é para o lado representa alguma emoção mais destrutiva, como raiva ou inveja, se for para baixo, geralmente quer dizer alguma coisa com que ela se envergonhe.

É claro que para detectar uma mentira você obrigatoriamente precisa ser uma pessoas atenta, muito atenta. Vamos fazer um teste na sua atenção, enquanto você lia essa matéria, você provavelmente não percebeu a diferente que existe na lista de emoções e reações, é uma coisa bem discreta, mas é possível ver que existe uma diferença em dois dos sete itens listados, você consegue ver o que é? Se você notou o que é, parabéns, você tem a capacidade de perceber uma mudança sutil no comportamento ou na fisionomia de uma pessoa enquanto ela fala com você, mas será que você é capaz de interpretar? Volte á lista, e descubra por que aqueles dois itens diferenciados tem a mesma característica diferenciada dos demais.

Para entender um mentiroso é preciso não só calçar os seus sapatos como também saber interpretar tudo que ele diz, pois lembre-se, a verdade se esconde por traz das mentiras, seja por traz das palavras, da voz, do olhar, mas elas sempre vão estar lá.

Por que vivemos assim?

O mundo é formado por mentiras, você começa a ser enganado assim que nasce. Pode parecer inocente, mas, Papai Noel, o Coelhinho da Pascoa, A Fada dos Dentes e a Cegonha são formas de enganar crianças, eu sei que isso é feito para priva-las de certas verdades pois elas ainda não estão prontas para encara-las, e qualquer pai quer manter seu filho no mundo da inocência o maior tempo possível, mesmo assim, isso não muda o fato que nós já entramos no mundo com base em uma mentira, então, você pode esperar muito mais dai para frente. Quando crescemos começamos a desenvolver a habilidade de mentir para nós mesmos, tentamos nos convencer a ser de uma determinada maneira, pois precisamos viver em sociedade, sociedade essa que também é fundada na mentira, então, infelizmente a mentira é uma coisa que não podemos escapar, mas claro, você pode se limitar as mentiras brancas e tentar ser o melhor que você pode ser, acredite, por menor que seja a sua tentativa de não mentir, com certeza melhora um pouco o mundo

Comentários

  1. Tudo possui dois pólos, um negativo e o outro positivo, e a matéria está de parabéns por enfatizar e equilibrar, imparcialmente, ambos os lados. Excelente.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários sujeitos a moderação. Não são permitidos comentários de incitação ao ódio ou com palavras de baixo calão. Duvidas, vinde !ajuda"

Veja também

Tutorial de como passar na auto escola

Vou aprender a dirigir e agora? (Atualizado, 12/05/2017)
Se sente nervoso por que vai entrar na auto escola? Ou esta inseguro em dirigir por ai mesmo estando habilitado? Não se preocupe, esses são medos comuns e hoje nós vamos mostrar a você tudo que você deve esperar desde a 1º aula até a 1º saída de carro.
Quanto vou gastar?
O preço das autoescolas com certeza é um fator que desencoraja as pessoas, mesmo aquelas que sonham muito em ter seu pedacinho de liberdade. Dinheiro não da em arvore, mas infelizmente é bom você estar ciente dos seus gastos em uma autoescola, por que, esse é o único caminho para poder dirigir por ai tranquilo, veja a seguir os preços aproximados, vale lembrar também que a cada ano o preço vai subir algumas centenas de Reais devido aos impostos:


* Os valores aqui citados são aproximados aos valores reais, os mesmo variam dependendo da região, e órgãos responsáveis.

Começando: Após ter pagado o valor exorbitante de entrada da categoria A (Moto), B( Carro) ou A/B (Ambos)…

Net now contra Netflix, qual é a melhor escolha?

Netflix contra Net now Nos dias de hoje, o serviço on demand de televisão tem ganhado espaço no nicho da indústria televisiva, aqui no Brasil, as duas principais concorrentes que oferecem esse tipo de serviço são a Netflix e o NET now, mas se precisarmos escolher apenas uma, qual delas venceria?
Netflix: Um serviço de assinatura muito similar a Tv a cabo, porém, com diferenciais que destacaram essa empresa no efusivo mundo dos serviços de entretenimento. Um dos principais diferenciais do Netflix é o fato de você poder usa-lo aonde quiser, pode ser um tablete, um smartfone, uma TV, um vídeo game ou qualquer coisa que tenha acesso a internet, esta característica da um novo sentido a frase “tv em todos os lugares.
Net now: Nascido do sistema de TV a cabo NET para competir diretamente com os serviços da Netflix, o Net Now oferece uma gama gigantesca de conteúdos de canais de tv e de outros serviços de vídeo, no caso do Net Now, o numero de conteúdos que estão disponíveis estã…

Como se livrar de um manipulador.

Relações tóxicas: Você pode estar em uma agora e nem se quer sabe disso, mas não se preocupe, vamos te explicar o que elas são, quem as domina e como lidar ou se livrar disso:
Relacionamento tóxico: Um relacionamento tóxico é uma relação de qualquer espécie aonde o tratamento e unilateral, ou seja, ele parte somente de um dos envolvidos. Pessoas que promovem relacionamentos tóxicos são conhecidos como manipuladores perversos, pessoas que sofrem desse transtorno patológico apresentam comportamento dominador, mentiras patológicas, raiva compulsiva e necessidade de estar no centro do relacionamento.

A convivência com essas pessoas gera uma relação tóxica, aonde o parceiro vai lentamente envenenando e isolando o outro com comentários e atitudes malignas a fim de sugar as energias do mesmo, isto porque, um manipulador é um vampiro emocional incapaz de produzir bons sentimentos, por isso, ele deve deixar seu parceiro no mesmo nível de miséria que ele se encontra.
Os relacionamentos tóxicos podem…

Curiosidades GTA V

Coisas que talvez você não tenha percebido no GTA V Olá pessoal, acharam que as curiosidades sobre o GTA tinham acabado não é ? Não só continua como evoluiu, agora vamos falar sobre o mais novo jogo da Rockstar, sem mas delongas vamos as curiosidades
Trevor é gay: Se você dar role com Michel, Frank, e Trevor juntos algumas vezes, em um determinado momento Trevor vai pedir para seus amigos lhe fazerem perguntas, Frank pergunta se Trevor é gay, o mesmo enrola e repete várias vezes " sim e não" para no final dizer que ele é o que lhe faz feliz. Pois é champs, ele que provavelmente é a personagem que você mais joga é gay, lide com isso.A internet não gosta de você:  Alguns percebem isso, outros não, o fato é que o indicador de qualquer navegador da internet no GTA é um dedo do meioRon multitarefas: Ron não é só o braço direito de Trevor e CEO da TPI, ele tem sua própria marca de gasolina e tem seu próprio quadro em uma rádio em Blaine Contry, Basta sintonizar para ouvir suas teo…